PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL E O ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Junea Graciele Rodrigues Dantas de Brito
  • Vania Alves de Barros

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1944

Palavras-chave:

Psicomotricidade relacional, Criança, Interação, Aprendizagem

Resumo

Este trabalho apresenta como tema a Psicomotricidade e o Ensino da Aprendizagem na Educação Infantil, abordando a necessidade da inserção da Psicomotricidade Relacional, porém é através da interação que a criança consegue resolver seus problemas e aprende a lidar com as frustrações. Na Educação Infantil, a Psicomotricidade Relacional pode orientar as capacidades de apropriação e o conhecimento cognitivo, afetivo, emocional e ético para a formação de indivíduos independentes e seguros, proporcionando seu progresso escolar, o professor deve propiciar situações prazerosas, porém muitas vezes, a criança é privada de brincar, tanto em casa quanto no ambiente escolar. Envolvendo brincadeiras e aprendizagem se reforça a Psicomotricidade Relacional como uma maneira preventiva no desenvolvimento integral da criança, onde o corpo está articulado com a motricidade, possibilitando as experiências psicomotoras, elevando a autoestima e motivando a buscar novos conhecimentos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Junea Graciele Rodrigues Dantas de Brito

    Formada no CEFAM de Carapicuíba-Centro de Formação para o Magistério; graduada no Curso Normal
    Superior- Uniararas / Fundação Hermínio Ometto; graduada em Artes Visuais pela FAMOSP- Faculdade
    Mozarteum de São Paulo; pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, na área da Educação pela FALC - Faculdade da Aldeia de Carapicuíba e Educação Especial com Ênfase em Deficiência Mental, na área da Educação pela FALC- Faculdade da Aldeia de Carapicuíba e Mestranda em Educação pela Fundação Universitária Iberoamericana – Porto Rico.

  • Vania Alves de Barros

    Graduação em Tecnologia em Gestão de Moda e Estilo pela Universidade Paranaense - UNIPAR , graduação em Moda Bacharel pelo Centro de Ensino Superior de Maringá- Unicesumar e graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Coordenadora e professora do Centro Estadual de Educação Profissional Cianorte - CEEP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase Educação Superior. Especialista em Docência no Ensino Superior, MBA em Design de Moda, Educação Profissional e Tecnológica e em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão e mestranda em Educação pela UNINI - Porto Rico.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para educação infantil / fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 2001.

BRASIL, E, M. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Secretaria de Educação Básica, 2006, Brasília.

BESSA, Larissa Aparecida Silva; MACIEL, Rosana Mendes. A Importância da Psicomotricidade no Desenvolvimento das Crianças nos Anos Iniciais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 01, Ed. 01, Vol. 12, pp. 59-78, dezembro de 2016. ISSN: 2448-0959. Acesso disponível em < https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/psicomotricidade-desenvolvimento-criancas>. Acesso em 14-10-2019.

FERNANDES, J,M,G,A. et al. Psicomotricidade, jogo e corpo-em-relação: contribuições para a intervenção. ISSN 2526-8910 Cad. Bras. Ter. Ocup., São Carlos, v. 26, n. 3, p. 702-709, 2018. Acesso disponível em < http://www.scielo.br/pdf/cadbto/v26n3/2526-8910-cadbto-26-03-00702.pdf> Acesso em 14-10-2019.

FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.

MOREIRA, C, C, J. As interfaces da educação física e artística com a psicomotricidade, o estudo das inteligências múltiplas e o desenvolvimento das competências requeridas: contribuições à educação inclusiva.

Acesso disponível em< http://livros01.livrosgratis.com.br/ea000629.pdf. Acesso em 10-10-2019.

OLIVEIRA, C, G. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque Psicopedagógico- Rio de Janeiro, Vozes:1997.

OLIVEIRA, L, M, BAGAGI, P, S. Psicomotricidade e desenvolvimento motor na pré-escola. REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE PEDAGOGIA – ISSN: 1678-300X Ano VII – Número 13 – Janeiro de 2009 – Acesso disponível em < http://www.faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/vzrPzX88UISehdj_2013-6-28-15-57-0.pdf. Acesso em 26-10-2019.

PARANÁ. Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações. Paraná, 2018.

RUSSO, F. Maria. Alfabetização: um processo em construção. 6 ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

SANTOS, C,P, M, H. A Aplicabilidade da Psicomotricidade Relacional. Universidade Candido Mendes. Rio de Janeiro, 2011. Acesso disponível em<

https://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/posdistancia/38526.pdf> Acesso em 14-10-2019.

Downloads

Publicado

29/09/2022

Como Citar

PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL E O ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(9), e391944. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1944