A IMPORTÂNCIA DO USO DAS MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4372Palavras-chave:
Mídia digitais, Ensino, PlataformasResumo
O presente estudo teve como objetivo mostrar a importância do uso das mídias digitais no ensino. Para tanto, foi mostrada a sua influência na escola e a necessidade de uma boa preparação do corpo docente quando se busca uma educação de qualidade, tendo o aporte das mídias digitais e das ferramentas tecnológicas. Para abrir tal discussão, analisou-se o importante papel do educador, tendo-o como mediador no método de aprendizagem, compreendendo-se, ainda, as suas dificuldades quando busca usar díspares padrões de mídias, como também os benefícios provindos do uso dessas ferramentas em sala de aula. Assim, cita-se que a pesquisa aqui desenvolvida é de caráter bibliográfico e situou-se em uma abordagem qualitativa, por meio da qual pode-se alcançar o objetivo acima e ainda compreender um pouco mais acerca da temática aqui debatida. Por meio do estudo aqui empreendido, como também da análise concretizada, evidenciou-se a necessidade de haver um repensar acerca dos métodos formativos dos educadores, perante a inclusão das mídias digitais na escola, buscando-se, com isso, que eles possam se sentir mais encorajados a desenvolverem um trabalho educacional mais aberto e voltado às novas probabilidades de aprendizagens, agenciando-se, com isso, situações nas quais o protagonismo infantil se exiba profícuo perante todas as ações educacionais.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Estado de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
MERCADO, Luís Paulo (org). Novas Tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: INEP/EDUFAL, 2002.
MORAN, J. M.; BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.
PONTES, Aldo. A educação das crianças na sociedade midiática: desafios para formação e prática docentes. [S. l.: s. n.], 2010.
VALENTE, J. A. A formação de profissionais na área de Informática em Educação. In: VALENTE, J. A. (org.). Computadores e conhecimento: Repensando a Educação. Campina: gráfica Central da Unicamp, 1993.
VYGOTSKY, L. S.A formação social da mente. São Paulo: Livraria Martins, 1998.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.