APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO X APRENDIZAJE MECÁNICO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.5156

Palabras clave:

Estudiante pasivo. Aprendizaje mecánico. Aprendizaje significativo. Memorización. Protagonismo.

Resumen

El objetivo de la investigación actual es establecer un paralelo entre el aprendizaje significativo y el aprendizaje de memoria, centrándose en la conceptualización y las diferencias entre cada tipo de aprendizaje. En este ámbito, las preguntas que guían el desarrollo de la investigación son: ¿Cuál es el concepto de aprendizaje significativo y mecánico? ¿Cuál es la diferencia entre aprendizaje significativo y de memoria? Para buscar respuestas a estas preguntas, optamos por utilizar la investigación bibliográfica (revisión narrativa) y un enfoque cualitativo. Como principales resultados se puede observar que durante mucho tiempo la escuela trata al estudiante como un agente pasivo en el proceso de enseñanza y aprendizaje, donde el estudiante permanece en la escuela por horas simplemente escuchando hablar al maestro y transferirle información, con actividades que Requieren memorización y procesos mecánicos que no favorecen el aprendizaje efectivo. En contraposición a este tipo de aprendizaje pasivo y de memorización (mecánico), surge el aprendizaje significativo, considerado como aquel que tiene sentido para el estudiante, cercano a su realidad, que parte de lo que el estudiante sabe, que se basa en material potencialmente significativo que promueve las clases. de interés para el alumno y se aleja del primer tipo de aprendizaje. Por ello, la segunda se considera más apropiada para los estudiantes de hoy, y se sugiere a los docentes promover el aprendizaje significativo en el aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mayara Rossi

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). Mestra em Ensino pelo Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT). Especialista em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal do Mato Grasso (IFMT). Especialista em Psicopedagogia Escolar e em Gestão Escolar, ambas pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL).

Alessandro Bueno Felipe

Graduação em Ciências Agrárias/Zootecnia pelo IFMT / Campus São Vicente da Serra - MT. Pós-graduação - Especialização "Lato Sensu" em Gestão de Pessoas nas Organizações pela UNIRONDON / Cuiabá MT, Especialização "Lato Sensu" em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela FAMA / Vilhena - RO, Graduação em Biologia pelo Claretiano Centro Universitário, Especialização "Lato Sensu" em Geografia, Meio Ambiente e Sustentabilidade pela FAVENI, Especialização "Lato Sensu" em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pela FAVENI . Docente em Ciências, Biologia, Química, Trilhas de Aprendizagem de Ciências Naturais, Eletivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias pela SEDUC-RO.

Bruna Nunes Barros

Graduada em pedagogia. Assessora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Aragarças-GO.

Gleziane Soares Viana

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Mato Grosso-UFMT, Graduada em Administração pela Faculdade de Ciência e Tecnologia. Especialista em Educação Inclusiva -IFMT. Especialista em Metodologia de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade Estadual-UNEB, MBA em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Jorge Amado. Supervisora da Pós-Graduação do Centro Universitário Jorge Amado. Pedagoga no Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Coordenadora de Registro Escolar, Presidente do Qualidade de Vida do IFMT.

Juliana Aparecida Reis Marcelino

Graduação em Pedagogia pelo Instituto Superior De Educação do Vale do Juruena - ISE - AJES. Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela FAEL e Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo IFMT. Professora da Educação Básica na Seduc-MT. Professora contratada pela prefeitura municipal de Juína-MT.

Juscilene Dias Amorim

Graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná e graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Especialização em Psicopedagogia - IMP, especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Faculdade Afirmativo. Mestranda no Programa de Pós-Graduação PROFEI. Professora lotada na Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto da cidade de Aragarças. Professora nas escolas municipais. Coordenação Pedagógica do Centro Municipal de Ensino Fundamental Prof. José Nogueira de Moraes. dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental.

Lucinete Dias Ferraz

Graduação em Pedagogia pela Universidade Paranaense pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Presidente Prudente - SP. Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Paranaense e em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Rondônia. Professora do Ensino Fundamental . Professora, supervisora e gestora escolar. Secretária Municipal de Educação. Supervisora Escolar do Instituto Federal de Educação - IFRO. Especialista em Supervisão Escolar na Rede Estadual de Ensino no município de Buritis- RO, Gerente Pedagógica da Coordenadoria Regional de Educação de Buritis. Supervisão Escolar da EEEFM Buriti. 

Rosana Magalhães da Silva

Graduada em Pedagogia. Especialista em Ensino Multidisciplinar. Escola Municipal Antônio Clarismundo Cheffer.

Solange de Lima Souza

Graduada em Pedagogia. Especialista em Educação Especial e especialista em Atendimento Educacional Especializado - AEE. Professora na E. M. Professora Joice Martinelli Munhak.

Terezinha de Fátima Brandt da Silva

Pós graduada em Língua, Linguística e Literatura pela Universidade Metropolitana do Vale do Aço e Faculdade Ideal de Brasília. Licenciada em letras e habilitada em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literatura Hispano-Americana pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Coordenadora pedagógica  e professora de Língua Portuguesa e literatura na Escola Estadual Ana Néri.  Professora na Escola Estadual Antônia Moura Muniz.

Vagner Batista Weis

Graduação em História pela Universidade Norte do Paraná. Especialização em Docência no Ensino Superior Fasipe. Bacharel em Psicologia Pela Fasipe/Sinop. Mestrando do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ESTUDOS LITERÁRIOS - TGA. 

Wagner Mendes da Silva

Graduação pelo UFMT. Especialização em Psicopedagogia pela AJES - Associação Juinense de Ensino Superior e especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestrando em Ensino Científico e Tecnológico. Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, professor titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e Docente do Instituto Federal De Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Citas

AUSUBEL, David Paul. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.

BRUM, Wanderley Pivatto. A facilitação da aprendizagem significativa no ensino de matemática em detrimento a aprendizagem mecânica. Revista Órbita Pedagógica, v. 2, n. 1, p. 1-16, 2015.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria método e criatividade. 34. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa crítica. Porto Alegre: UFRGS, 2010. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/.

MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora UnB, 2006.

MOREIRA, Marco Antonio. O que é afinal aprendizagem significativa? Qurriculum, La Laguna, Espanha, 2012.

MOREIRA, Marco Antonio; MASINI, Elcie Fortes Salzano. Aprendizagem significativa: A teoria de David Ausubel. São Paulo: Editora Moraes, 1982.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Sequência Didática Interativa no processo de formação de professores. Petrópolis: Vozes, 2013.

PER CHRISTIAN, Braathen. Aprendizagem mecânica e aprendizagem significativa. Revista Eixo, v. 1, n. 1, p. 74-86, 2012.

ROTHER, Edna Terezinha. Revisão sistemática x revisão narrativa. Acta Paul Enferm., v. 20, n. 02, p. 1-2, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-21002007000200001

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Maria Del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

TAVARES, Romero. Aprendizagem significativa. Conceitos, p. 55-60, 2004.

Publicado

29/04/2024

Cómo citar

Rossi, M., Felipe, A. B., Barros , B. N., Viana, G. S., Marcelino, J. A. R., Amorim, J. D., … Silva, W. M. da. (2024). APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO X APRENDIZAJE MECÁNICO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(4), e545156. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.5156