EDUCACIÓN PERMISIVA Y RENDIMIENTO ESCOLAR: IMPACTOS EN EL COMPORTAMIENTO Y MOTIVACIÓN PARA EL APRENDIZAJE DE LOS ESTUDIANTES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i11.5932

Palabras clave:

Educación permisiva. Motivación. Aprendiendo. Comportamiento.

Resumen

La educación permisiva, o crianza permisiva, se refiere a prácticas parentales indulgentes, con pocas exigencias y límites, que juegan un papel crucial en el desarrollo y comportamiento de los niños, especialmente en el contexto escolar. Este estilo puede impactar negativamente en la motivación para el aprendizaje, ya que los niños tienden a tener dificultades para lidiar con las frustraciones, las reglas y las rutinas. El estudio busca analizar la influencia de este estilo en la motivación de los estudiantes, identificando cómo la ausencia de límites interfiere en el comportamiento y el rendimiento escolar, además de sugerir estrategias para mitigar los efectos negativos. Se utilizó una metodología mixta, con investigación bibliográfica y estudios cualitativos y cuantitativos, involucrando a 80 padres de familia y 45 docentes. Los hallazgos indican que la crianza permisiva afecta negativamente a la motivación y el aprendizaje de los estudiantes, según lo informado por los profesores y reconocido por los padres participantes. Los hijos de padres permisivos tienden a tener dificultades para seguir reglas y adoptar hábitos de estudio consistentes. La ausencia de límites y expectativas claras da como resultado conductas orientadas a la satisfacción inmediata y resistencia a tareas que requieren esfuerzo, afectando la motivación intrínseca para el aprendizaje. Esta falta de disciplina interna puede provocar falta de interés en las actividades escolares, procrastinación y bajo rendimiento académico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Helena Teresinha Reinehr Stoffel

Mestrado em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Especialização em Letras, em Gestão escolar e em Educação Inclusiva. Graduada em Letras Português/Inglês. Professora de Metodologia de Pesquisa Científica e Revisora de textos acadêmicos.

Lenice Reinehr

Escritora. Palestrante.Psicóloga. Analista corporal. Terapeuta comportamental. Empresária. Bacharel em contábeis (Facepal - Palmas/PR),  Graduação em Psicologia (UNOESC - PZO- SC). Especialização em avaliação psicológica (Universidade UNOESC)

Alessandra Boeira Bastos

Mestranda em Educação com especialização em Formação de Professores (UNEATLANTICO – Espanha. Especialização em Literatura e Artes, Metodologia do Ensino de História e Geografia e Metodologias Ativas. Graduada em Letras Português, História e Geografia. Professora na rede estadual do Rio Grande do Sul.

Aline Leonardo da Silva

Mestranda em Organização e gerenciamento de centros educacionais (UNEATLANTICO). Especialização em: Neurociência da educação (UNINOVE), Educação infantil (UNINOVE), Docência do ensino superior (FACESPI) Educação especial - Deficiência intelectual (FAPSS), Alfabetização e letramento (FACESPI). Graduação em pedagogia. Professora de educação básica - Anos iniciais e Educação especial

Aloisio Oliveira Ramos

Mestrando em Educação com especialização em TICs - (UNEATLANTICO). Especializações em História e Metodologia do Ensino Superior. Bacharel em Arquivologia pela UFBA.

Daniela Rocha Santos Dias

Mestranda em Educação - (UNEATLANTICO). Especializações em Psicopedagogia Clínica e Institucional  e em  Gestão de pessoas e Psicologia Organizacional. Graduada em Pedagogia e em Tecnologia em Processamento de Dados. Professora e Gestora na rede municipal de ensino de Campinas, SP.

Elaine Augusta Orben de Oliveira

Mestranda em Educação com especialização em Formação de Professores - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEATLANTICO). Especialização em Ciências Humanas e suas Tecnologias. Graduada em Geografia. Servidora na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina no cargo de Assistente de Educação.

Euclides Sanches Garcia

Mestrando em Educação pela UNEATLANTICO. Especialização em Matemática – Ciências Exatas e da Terra pela FIJ. Graduado em Ciências - Licenciatura Plena em Matemática pela FAI/Jales. Professor de Matemática na Educação Básica. Efetivo nas redes municipal e estadual, em Nova Nazaré Mato Grosso

Eva Caroline Santos Oliveira

Mestranda em Educação com Especialização em TiCs ( UNEATLANTICO). Especializações em Neuroaprendizagem, Libras, Docência do Ensino Superior e Administração e Supervisão Escolar.  Graduada em Letras Português/ Inglês e Física.

Evanes de Oliveira Ribeiro Fidel

Mestrado em Educação com especialização em Formação de Professores- Universidade Europeia do Atlântico (UNEA) - Espanha. Especialização em Processos de aprendizagem na educação Infantil e Series Iniciais. Especialização em Pscopedagogia Clínica e Institucional. Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, Especialização e Farmacologia . Graduada em Pedagogia. Orientadora Educacional. Psicopedagoga e Neuropsicopedagoga Clínica.

Juliana Maria Griza de Oliveira

Mestranda em Educação com especialização em Formação de Professores pela Universidad Europea del Atlántico (UNEA) - Espanha. Especializações em Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental. Gestão escolar. Ensino superior e Neuropsicopedagogia. Graduada em Educação Infantil e anos iniciais. Professora da Educação Infantil da rede municipal.

Katiuscia Souza Rêgo

Mestranda em Educação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEA) - Espanha. Graduada em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades pela (UFOB) Licenciada em História; Esp. em História e Cultura Afro - Brasileira.

Maria José Vidal de Negreiros Silva

Mestranda em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico – Espanha. Especialização  em alfabetização, letramento, atividades rítmicas e expressivas. Trabalha na Educação há 20 anos. Professora alfabetizadora na rede municipal de santo André.

Vivian Cristina Borges Hashitani

Mestranda em Educação com especialização em formação de professores - Universidad Europea del Atlántico – Espanha. Pós Graduada em Neurociência Aplicada à Educação. Especialista em Docência no Ensino Superior, em Psicopedagogia e em educação especial e inclusiva. Palestrante.

Wesley de Souza Lima

Mestrando em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Pós-graduado em design institucional e graduado em design digital. Coordenador de produção de material didático.

Citas

ALMEIDA, J.; CRUZ, M. Comportamento desafiador e ambiente escolar: análise de fatores familiares e sociais. Porto Alegre: Editora Sulina, 2018.

ALMEIDA, J.; SANTOS, P. A prática da parentalidade e seus efeitos na educação infantil. São Paulo: Editora Ática, 2021.

BATISTA, G. A.; SILVA, T. N.; OLIVEIRA M. R.; DINIZ, P. R. B.; LOPES, S. S.; OLIVEIRA, L. M. F. T. Associação entre a percepção da qualidade do sono e a assimilação do conteúdo abordado em sala de aula. Rev. paul. Pediatr, v. 36, n. 03, jul./sep. 2018. https://doi.org/10.1590/1984-0462/;2018;36;3;00008 DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0462/;2018;36;3;00008

BOWLBY, J. Apego e perda: Apego. Tradução: Dora Ferreira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1990. Vol. 1.

BRASIL. Lei Nº 14.819, de 16 de janeiro de 2024. Institui a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares. Brasilia: Presidência da República, 2024.

CARVALHO, J. Estratégias pedagógicas e comportamento desafiador: como a escola pode compensar a parentalidade permissiva. São Paulo: Editora Saraiva, 2020.

COLARES, M.; FREIRE, R. Estilos parentais e desenvolvimento infantil: uma abordagem contemporânea. Curitiba: Editora Juruá, 2016.

FARIA, L. G. R.; FREITAS, D. B. Dormir pouco e adiar tarefas: a relação entre a ausência de sono, a procrastinação e a produtividade na sociedade do cansaço. Brasilia: Programa de Iniciação Científica-PIC/UniCEUB-Relatórios de Pesquisa, 2022.

FERREIRA, E. Parentalidade e educação: como a participação dos pais pode influenciar o comportamento escolar. São Paulo: Editora Contexto, 2018.

FREUD. Conferência XXXIV: Explicações, Aplicações e Orientações. In: FREUD, S. Novas Conferências Introdutórias Rio de Janeiro: Imago: 1969. p. 135-14. Vol. XXII. (Originalmente publicado em 1932).

GOMES, V. Parentalidade e autorregulação: desafios e possibilidades no contexto brasileiro. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.

KÜBLER-ROSS, E. Sobre a morte e o morrer. Tradução: Paulo Menezes. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

LIMA, C.; ARAÚJO, F. Habilidades socioemocionais e parentalidade: impactos no desenvolvimento escolar. Recife: Editora Universitária, 2017.

LOPES, W. V. Impactos da educação parental no desenvolvimento sócioemocional da criança. 2021. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação) - Faculdade Ari de Sá, Fortaleza, 2021.

MARTINS, E. Parentalidade e disciplina: desafios no contexto escolar brasileiro. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2018.

MÜULLER, M. R.; GUIMARÃES, S. S. O impacto dos transtornos do sono sobre o funcionamento diário e a qualidade de vida. Estudos de Psicologia, v. 24, n. 4, p. 519-528, 2007. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2007000400011 DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2007000400011

OLIVEIRA, M. Gestão de sala de aula: estratégias para lidar com comportamentos desafiadores. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2020.

OLIVEIRA, S. A importância da intervenção educativa no desenvolvimento socioemocional dos alunos. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2019.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Pesquisa científica. In: Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.

SANTOS, C. Parentalidade permissiva e suas consequências para o desenvolvimento infantil. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2016.

SILVA, P. Habilidades socioemocionais e a educação escolar: um estudo sobre parentalidade e disciplina. Brasília: Editora da UnB, 2017.

SISTO, F.; RUEDA, M. Psicologia da educação: teoria e prática. Campinas: Editora Papirus, 2020.

SOARES, A. Comportamento desafiador e parentalidade: um estudo sobre o contexto escolar. Porto Alegre: Editora Penso, 2017.

SOUZA, M.; SILVA, R. Estilos parentais e desempenho acadêmico: uma análise no contexto brasileiro. Curitiba: Editora Appris, 2019.

VASCONCELLOS, E. Desenvolvimento socioemocional e práticas parentais. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2019.

ZANELATTO, E. M. Agora é lei: Psicologia e Serviço Social na Educação Básica. [S. l.]: Entrelinhas, 2024. Disponível em: https://www.crprs.org.br/entrelinhas/edicao/6/agora-e-lei-psicologia-e-servico-social-na-educacao-basica.

Publicado

11/11/2024

Cómo citar

Reinehr Stoffel, H. T., Reinehr, L., Boeira Bastos, A., Leonardo da Silva, A., Oliveira Ramos, A., Rocha Santos Dias, D., … de Souza Lima, W. (2024). EDUCACIÓN PERMISIVA Y RENDIMIENTO ESCOLAR: IMPACTOS EN EL COMPORTAMIENTO Y MOTIVACIÓN PARA EL APRENDIZAJE DE LOS ESTUDIANTES. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(11), e5115932. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i11.5932

Número

Sección

RESEÑAS - TRADUCCIONES - ENTREVISTAS

Categorías