ABORDAGENS EDUCACIONAIS CONTRA A OBESIDADE PRECOCE E PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL ENTRE JOVENS DO ENSINO MÉDIO EM ÉPOCAS DE CRISE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i2.4925Palavras-chave:
Covid-19. Educação. Obesidade na infância e adolescênciaResumo
A pandemia de COVID-19 provocou mudanças profundas na saúde física e mental, impactando especialmente crianças e adolescentes com o fechamento das escolas e o aumento da obesidade e desafios de saúde mental. Nesse cenário, a educação se adaptou, utilizando tecnologia para enfrentar esses desafios, ressaltando a importância da saúde física e mental no currículo escolar. O objetivo geral deste estudo é investigar as percepções e experiências dos alunos do ensino médio em relação às tendências educacionais para combater a obesidade precoce e promover a saúde mental em tempos de crise, com o intuito de identificar oportunidades de melhoria nas estratégias educacionais, bem como avaliar o impacto dessas tendências na saúde e no bem-estar dos estudantes do ensino médio. A metodologia incluiu triagem de estudos, análise detalhada de conteúdo e comparação de dados extraídos. Além disso, foram aplicados questionários estruturados a 88 alunos do ensino médio, explorando comportamentos de risco à saúde e percepções sobre a pandemia. A confidencialidade foi mantida, e os resultados agregados visam informar intervenções e políticas de saúde pública direcionada. Os resultados indicam a necessidade de uma abordagem dinâmica e integrada, estimulando o envolvimento ativo dos alunos no desenvolvimento de competências de saúde, com capacitação dos educadores para facilitar esse processo. Concluindo, esta pesquisa apresenta um esboço abrangente que pode servir como plataforma de lançamento para mudanças educacionais centradas na saúde.
Downloads
Referências
BAGGIO, Maria Aparecida et al. Obesidade infantil na percepção de crianças, familiares e profissionais de saúde e de educação. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 30, 2021.
BEZERRA, Myrtis Katille de Assunção et al. Promoção da Saúde nas Escolas, situação nutricional e estilo de vida dos adolescentes. 2017. Tese (Doutorado) - Instituto Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife, 2017.
BORDIN, Vanessa et al. Integralidade, intersetorialidade e promoção da saúde em ações de cuidado à saúde de escolares: encaminhamentos em outros países e na macrorregião oeste do Paraná–Brasil. [S. l.: s. n.], 2022.
BOSCO, Ana Laura Asty Cavalcante. O papel do educador na alimentação escolar: um relato de experiência. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso - [S. l.: s. n.], 2023.
BRASIL. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 84p.
CABRERA, M. P. C. et al. La colisión de das pandemias: covid-19 y obesidad. [S. l.: s. n.], 2020.
CAMPOS, Aline de et al. Mapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiro. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 78-93, set./dez. 2017.
CLISNEI, Isabella Maria Machado et al. Capacitação de educadores e gestores em escolas públicas do município de Campinas para redução de obesidade e do risco cardiovascular de crianças e adolescentes em escolas públicas do município de Campinas. Expressa Extensão, v. 22, n. 1, p. 51-64, 2017. DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v22i1.10825
CROCQ, M. A. The history of generalized anxiety disorder as a diagnostic category. Dialogues Clinical Neuroscience, v. 19, n. 2, p. 107-116, 2017. DOI: https://doi.org/10.31887/DCNS.2017.19.2/macrocq
CUNHA, L. M. et al. Impacto negativo da obesidade sobre a qualidade de vida de crianças. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, v. 70, n. 12, p. 231-238, 2018.
DA SILVA, Marcos Vinicios Ramos. A pandemia de COVID-19 e seus impactos na saúde mental dos adolescentes: revisão narrativa. Scientia Generalis, v. 3, n. 1, p. 39-45, 2022.
DE VASCONCELOS, Cecília Barbosa Gonçalves et al. A saúde mental das crianças durante a pandemia da COVID-19: Uma revisão integrativa. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar, v. 4, n. 8, p. e483628-e483628, 2023. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3628
DOS ANJOS, Jussara Soares Marques et al. A relevância da Enfermagem no contexto escolar durante o período de pandemia da Covid-19: uma revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 15, n. 8, p. e10668-e10668, 2022. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e10668.2022
DOS SANTOS GUIMARÃES, Lais Vanessa et al. Obesidade na adolescência: um problema de Saúde Pública. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 1, p. e5521-e5521, 2021. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e5521.2021
DOS SANTOS, Catiele. COVID-19 e saúde mental dos adolescentes: Vulnerabilidades associadas ao uso de Internet e mídias sociais. Holos, v. 3, p. 1-14, 2021.
FERRAZ, Laura Sales. Promoção da saúde através de ações multidisciplinares: uma experiência do programa viver melhor na escola. [S. l.: s. n.], 2016.
FLORIDO, Lucas Moreira et al. Combate à obesidade: estratégias comportamentais e alimentares. Cadernos da Medicina-UNIFESO, v. 2, n. 2, 2019.
GEHA, Y. F. et al. Análise epidemiológica comparativa entre as pandemias causadas pelos vírus Influenza A (H1N1) pdm09 e SARS- CoV-2 no estado do Pará, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude, Ananindeua, v. 12, e202100862, 2021. DOI: https://doi.org/10.5123/S2176-6223202100862
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009: Antropometria e estado nutricional de crianças, adolescentes e adultos no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.
LAISA, Jéssica et al. Uma revisão sistemática da literatura sobre sistemas de recomendação educacional. Anais do Computer on the Beach, p. 751-760, 2018.
LEITE, Ramon et al. Sistemas de Recomendação em Ambientes Educacionais: estado da arte e perspectivas futuras. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2019. p. 109. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.109
LUCAS, Eduardo Alexander Júlio Cesar Fonseca. Os significados das práticas de promoção da saúde na infância: um estudo do cotidiano escolar pelo desenho infantil. 2013. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
MARIA, F. et al. O Brasil perante as novas variantes de SARS- CoV-2 : emergências e desafios em saúde pública. Rev. bras. Epidemiol., v. 24, 2021.
MORGADO, Tânia; LOUREIRO, Luís; BOTELHO, Maria Antónia Rebelo. Intervenção psicoeducacional promotora da literacia em saúde mental de adolescentes na escola: estudo com grupos focais. Revista de Enfermagem Referência, p. 1-10, 2021. DOI: https://doi.org/10.12707/RV20133
NEVES, Simone Carvalho et al. Os fatores de risco envolvidos na obesidade no adolescente: uma revisão integrativa. Ciência & saúde coletiva, v. 26, p. 4871-4884, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-812320212611.3.30852019
ORNELL, F. et al. Pandemia de medo e COVID-19: impacto na saúde mental e possíveis estratégicas. Revista debates in psychiatry, Porto Alegre, 2020. DOI: https://doi.org/10.25118/2236-918X-10-2-2
PIRES. Clara Oliveira. Saúde Mental e trabalho Do(c) ente: os (as) professores os (as) professores (as) e a pandemia de COVID-19. 2021. 36f. Trabalho de conclusão de curso (graduação de licenciatura em pedagogia-Faculdade de educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
RIBEIRO, Roberta Maria Miranda. Promoção da saúde no ambiente alimentar escolar: interfaces família e escola na promoção da alimentação adequada e saudável. 2022. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.
RUMOR, Pamela Camila Fernandes et al. Determinantes sociais da saúde na aprendizagem escolar de crianças: caminhos para a promoção da saúde. [S. l.: s. n.], 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-220x-reeusp-2022-0345pt
SAAED, S. A. et al. Depression and Anxiety Disorders: Benefits of Exercise, Yoga, and Meditation. American Family Physiciam, v. 99, n. 10, p. 620-627, 2019.
SOARES, Pedro Henrique Lopes. Educação física para crianças e adolescentes obesos nas escolas: uma revisão. [S. l.: s. n.], 2019.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Promoção da Atividade Física na Infância e Adolescência: Manual de Orientação. Sociedade Brasileira de Pediatria. Grupo de Trabalho em Atividade Física. São Paulo: SBP, 2017. 14p.
VICTORINO, S. V. Z. et al. Viver com obesidade infantil: a experiência de crianças inscritas em programa de acompanhamento multidisciplinar. Revista Rene, Fortaleza, v. 15, n. 6, p. 980-989, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.