MANOBRA DE HEIMLICH: CONDUTA EDUCATIVA DO ENFERMEIRO NO PRÉ-NATAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i11.5949Palavras-chave:
Educação em saúde pública no pré-natal., Manobra de Heimlich, Primeiros socorros em engasgoResumo
A manobra de Heimlich (tração abdominal) é um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, tipicamente alimentos ou brinquedos. Objetivo: Fazer pesquisa integrativa da saúde para levantar informações sobre publicações que falam sobre o tema: manobra de Heimlich: a conduta educativa do enfermeiro no pré-natal. Metodologia: A seleção dos artigos foi primeiramente por meio de filtros da plataforma Biblioteca Virtual em Saúde e foram escolhidos de acordo com: por descritor de assunto, idioma na língua portuguesa, texto completo, ano de publicação entre 2020 e 2024 (últimos 5 anos). Base de dados: SciELO-Preprints, BDENF-Enfermagem, LILACS, MEDLINE. Resultados: Foram filtrados 1.572 estudos dos quais 52 artigos foram selecionados baseados nos critérios de inclusão levando em consideração os descritores. A distribuição dos artigos, segundo os descritores escolhidos para a seleção, foram baseados nas principais revisões de literatura e estes correspondem às principais condutas da atuação de enfermagem. O descritor educação em saúde pública no pré-natal foi o mais frisado nas publicações 45 (86, 5%), primeiros socorros em engasgo infantil 05 (9,6%) e a manobra de Heimlich 2(3,8%). Dentre os tipos de estudos encontrados nos artigos predominou o estudo com desenho de revisão sistemática relacionados aos temas abordados 11 (21,2%).
Downloads
Referências
Conceição DS, et al. A educação em saúde como instrumento de mudança social. Brazilian Journal of Development. 2020;6(8):59412-59416. https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15195 DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-383
Fernandes JR, et al. Educação em saúde: o papel do enfermeiro como educador em saúde no cenário de IETC. Revista da JOPIC. 2019;2(4). https://revista.unifeso.edu.br/index.php/jopic/article/view/928
Fernandes J, et al. O papel do enfermeiro na educação em saúde para o programa nacional de imunização. Revista Científica Semana Acadêmica. 2018;130;1-13. https://semanaacademica.com.br/system/files/artigos/projeto-metod._da_pesquisa-vacinas_0.pdf
Pereira VDV, et al. A Atuação do Enfermeiro Obstetra e sua Efetividade na Educação em Saúde às gestantes. Brazilian Journal of Development. 2020;6(8):62890-62901. https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15721 DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-646
De Brito Lima MC, et al. Obstrução de vias aéreas por corpo estranho em crianças: atuação do enfermeiro. Revista Recien-Revista Científica de Enfermagem. 2021;11(34):307-311. https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/416 DOI: https://doi.org/10.24276/rrecien2021.11.34.307-311
Bomfim ES, et al. Atuação do Enfermeiro acerca das práticas educativas na Estratégia de Saúde da Família. Rev. Enferm UFPE Online, 2017;1398-1402
Santos VL, et al. Avaliação do conhecimento materno sobre manobra de heimlich: construção de cartilha educativa. CuidArte, Enferm. 2020;219-225. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1147317
Monteiro TC, et al. Educação em saúde sobre a manobra de Heimlich em bebês na atenção primária: relato de experiência. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão. 2024;21(48):79-89. https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/95350 DOI: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e95350
Farinha AL, et al. Estratégia de ensino-aprendizagem da Manobra de Heimlich para gestantes: relato de experiência. Disciplinarum Scientia| Saúde. 2021;22(1):59-66. https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/3597
Otaviano RG, et al. O conhecimento de gestantes sobre a manobra de heimlich e suas ações diante do engasgo na criança em uma unidade de saúde, Cascavel/PR. Revista Thêma et Scientia. 2023;13(2E):121-134. https://ojsrevistas.fag.edu.br/index.php/RTES/article/view/1453
De Araújo Vieira CM, et al. Cuidados mediatos ao recém-nascido: orientação e capacitação das puérperas. Revista de Extensão da URCA. 2024;3(1):504-515. https://scholar.google.com.br/scholar
De Sousa LMM, et al. A metodologia de revisão integrativa da literatura em enfermagem. Revista investigação em enfermagem. 2017;21(2):17-26. https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/
De Oliveira Mattos JC, et al. A liderança do enfermeiro na atenção primária à saúde: revisão integrativa. Enfermagem em foco. 2019;10(4). http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/2618 DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n4.2618
Paixao TT, et al. Cuidados de enfermagem em saúde reprodutiva à mulher na Atenção Primária à Saúde: revisão integrativa. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social. 2022;10(4):812-824. https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/6083 DOI: https://doi.org/10.18554/refacs.v10i4.6083
Silva GS, et al. O conhecimento a respeito da Manobra de Heimlich por mães da rede social Facebook. REVISA (Online). 2022;11(1):69-80. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1364031?lang=pt DOI: https://doi.org/10.36239/revisa.v11.n1.p69a80
Correia LFR, et al. A importância do ensino e aprendizagem de técnicas de primeiros socorros para leigos: revisão integrativa. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online). jan-dez. 2024;16:e11605. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1525555
Vieira TZX, et al. Construção e validação de cartilha educativa sobre suporte básico de vida para estudantes do ensino médio. Arq. ciências saúde UNIPAR. Maio-Ago 2023;27(2):545-555. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1419199 DOI: https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i2.2023-001
Silva MMP, et al. Intervenção educativa para professores de creches sobre primeiros socorros: estudo quase-experimental. Rev Enferm UFPI. 2023;12(1):e4078.2023. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1523664
Melo CP, et al. Curso teórico online de primeiros socorros na escola: percepção dos professores da educação básica. Enferm. actual Costa Rica (Online). jun. 2023. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1520868
Mello KC, et al. Metodologias educativas na aprendizagem de primeiros socorros em escolas: Revisão de Escopo. REME rev. min. enferm; jan 2023;27:1523. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1523659 DOI: https://doi.org/10.35699/2316-9389.2023.38536
Correia LFRS, et al. A importância do ensino e aprendizagem de técnicas de primeiros socorros para leigos: revisão integrativa. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online). jan-dez 2024;16:e11605. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1525555 DOI: https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v16.11605
Donato H, Donato M. Etapas na condução de uma revisão sistemática. Acta medica portuguesa. 2019;32(3):227-235. https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/11923 DOI: https://doi.org/10.20344/amp.11923
Sarriera JC, et al. Estudo comparativo da integração ao contexto universitário entre estudantes de diferentes instituições. Revista Brasileira de Orientação Profissional. 2012;13(2):163-172. https://www.redalyc.org/pdf/2030/203024746004.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.