CONTRIBUIÇÃO DE LEWIN PARA GRUPO DE ESTUDO: UM DESAFIO PARA APRENDIZAGEM DURANTE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1373

Palavras-chave:

Educação pública, Grupo de estudo, Estratégias ativas

Resumo

Mudanças significativas estão ocorrendo mundialmente em contextos socioeconômicos devido à pandemia iniciada em 2019. Nunca na história da educação brasileira houve tantos momentos impactantes. O fechamento das escolas foi imposto devido ao contágio do coronavirus. Professores, gestores, alunos e seus respectivos familiares ficaram perplexos com a duração da quarentena. Quando se trata de ensino médio público na região sudeste, as diretrizes pedagógicas apoiadas pela tecnologia remota foram decisivas para o resgate do processo ensino-aprendizagem neste contexto atípico. Por isso, o sistema híbrido na educação básica foi adotado em larga escala. Diante disso, foram propostos esforços que explicassem o comportamento de jovens do ensino médio público durante a implementação da atividade grupo de estudo, sob as lentes da teoria de campo de Lewin, utilizando a abordagem descritiva qualitativa. Como as variáveis no espaço vital mudaram radicalmente devido à circunstância da pandemia, as valências negativas interferiram na resposta comportamental dos respondentes. Os sentimentos de sobrecarga juntamente com o de estudar sozinho interferiram na vontade do grupo para estudar. Simultaneamente, à medida que as valências se tornaram positivas com a implementação de uma estratégia pedagógica ativa, os respondentes apontaram que a atividade do grupo de estudo atuou como um reforço da aprendizagem, como motivador por meio do contato com os colegas e auxiliou com dúvidas e na compreensão dos conteúdos. Até hoje, o trabalho pioneiro de Lewin demonstra a influência de vários fatores interferindo no processo de aprendizagem em diferentes contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Vera Maria Medina Simonetti, Faculdade Gaia

Faculdade Gaia

Referências

Bigge, M. L. (1964). Learning theories for teachers. New York: Harper & Row.

Brazil (1996). Presidência da República [Presidency of the Republic]. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 [Law n. 9.394. December, 20, 1996].Lei das Diretrizes e Bases da Educação [Law of Directives and Bases of Education]. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional [Sets the directives and bases of national education].

Brazil. (2020, April 28). Ministério da Educação [Ministry of Education]. Educação e Coronavírus [Education and coronavirus]. CNE aprova diretrizes para escolas durante a pandemia [CNE approves guidelines for schools during the pandemic].

http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/12-acoes-programas-e-projetos-637152388/89051-cne-aprova-diretrizes-para-escolas-durante-a-pandemia.

Dezin, N. K. & Lincoln, Y. S. (1994). Handbook of qualitative research. California: Sage Publications.

Fonseca, E. da S., & Verni, D. E. S. (2021). O uso do ambiente teams para o ensino híbrido durante a pandemia do covid-19 [The use of teams for hybrid teaching during the covid-19 pandemic]. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(11), e211998. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i11.998.

Fontana, A. & Frey, J. H. (1994). Interviewing: the art of science. In: N. K. Dezin; Y. S. Lincoln (Ed). Handbook of qualitative research. (pp. 361-376). California, Thousand Oaks: Sage Pu pblications.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa [Pedagogy of Autonomy: knowledge necessary for educational practice]. São Paulo: Paz e Terra,

Horton, M. & Freire, P. (1990).We make the road by walking: conversations on education and social change. Philadelphia: Temple University Press.

Lewin, K. (1951). Field theory in social science. New York: Harper & Brother Publishers.

Lima, H. A. de B.& MotaNeto, I. B. da (2021). Desafios encontrados pela docência no ensino remoto diante da pandemia: uma revisão bibliográfica [Challenges in remote teaching in the face of the pandemic: a literature review]. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 7(4),15–28. https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.940.

Marx, M. H. & Hillix, W. A. (1978). Sistemas e teorias em psicologia [Systems and theories in psychology]. São Paulo: Cultrix.

O Globo (2021, April 24). Abril é o mês mais mortal da pandemia da Covid-19 no Brasil [April is the deadiest month of the Covid-19 pandemic in Brazil]. https://oglobo.globo.com/sociedadeabril-o-mes-mais-mortal-da-pandemia-da-covid-19-no-brasil-24986611.

Oliveira, S. L. de, Siqueira, A. F. & Romão, E. C. (2020). Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino Médio: estudo comparativo entre métodos de ensino [Project-Based Learning in High School: comparative study between teaching methods]. Bolema, 34(67), 764-785. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a20.

Pasini, C. G. D., Carvalho, E. de & Almeida, L. H. C (2020). A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações [Hybrid education in times of pandemic: few considerations]. Edital Emergencial 06/2020 [Emergency call notice] June 2020. Rio Grande do Sul: Universidade Federal de Santa Maria.

http://docplayer.com.br/192736172-A-educacao-hibrida-em-tempos-de-pandemia-algumas-consideracoes-1-texto-para-discussao-texto-publicado-em-29-06-2020.html

Rio de Janeiro (2021a). Plano de estudo para alunos 2021 [Syllabus for students 2021]. Apostila [Syllabus]. Secretaria de Educação do Rio de Janeiro [Rio de Janeiro State Education Department] - SEEDUC-RJ.

Rio de Janeiro (2021b). Prefeitura de Maricá [Marica City Hall]. Prefeitura prorroga bandeira Laranja até quinta-feira (08/04) [City Hall extends Orange flag until Thursday (April 08).

https://www.marica.rj.gov.br/2021/04/02/prefeitura-prorroga-bandeira-laranja-ate-quinta-feira-08-04/.

Schoenherr, N. (2006, July 17). Discovering why study groups are more effective.https://source.wustl.edu/2006/07/discovering-why-study-groups-are-more-effective/.

Schotka, R. (2020, November 20). SuccessfulStudy Strategies: studying in groups. Handout. Pforzheimer Learning and Teaching Center.Wellesley College. Wellesley, Massachusetts: Wellesley. https://www.wellesley.edu/sites/default/files/assets/departments/pltc/files/students/Successful%20Study%20Strategies-%20Study%20Groups.pdf.

Silva, G. H. G. da (2011, January/June). Contribuições de um grupo de estudos na formação inicial de professores de matemática [Contributions of a study group in the initial training of mathematics teachers]. Práxis Educacional. Vitória da Conquista. 7(10), 69-84. https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/651/539.

Simonetti, V. M. M. (1996). Professores dos Estados Unidos da América: suas concepções teóricas e os auto-relatos de suas práticas docentes [US teachers’ theoretical assumptions and teaching practices: traditional and critical pedagogies]. 2, 241. In: 48ª Reunião Anual da SBPC, São Paulo.

Simonetti, V. M. M. (2021, June). Grupo de estudos: aprendizagem ativa durante a pandemia da covid-19 [Study group: active learning during the covid-19 pandemic]. Revista Ibero- americana de Humanidades, Ciências e Educação – REASE, São Paulo, 7(6), 102-121. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1355.

Slaymaker, K. (2020, August, 20). How to create an effective study group.

https://www.collegeraptor.com/find-colleges/articles/tips-tools-advice/create-effective-study-group/.

Verdiana Antich, A.; Dos Santos Forster, M. M. (2018, June). Formação continuada na modalidade de grupo de estudos: repercussões na prática docente [Continuing education in the study group modality: repercussions on teaching practice]. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 4(6), 71-83.

Weisbord, M. R. (1987). Productive workplace. Organizing and managing for dignity, meaning and community. California, San Francisco: Jossey-Boss.

World Health Organization - WHO (2021, May). Brazil.

https://covid-1919.who.int/region/amro/country/br.

Downloads

Publicado

13/05/2022

Como Citar

Medina Simonetti, V. M. (2022). CONTRIBUIÇÃO DE LEWIN PARA GRUPO DE ESTUDO: UM DESAFIO PARA APRENDIZAGEM DURANTE COVID-19. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(5), e351373. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1373

Edição

Secção

ARTIGOS

Categorias