CONTRIBUIÇÃO DE LEWIN PARA GRUPO DE ESTUDO: UM DESAFIO PARA APRENDIZAGEM DURANTE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1373

Palavras-chave:

Educação pública, Grupo de estudo, Estratégias ativas

Resumo

Mudanças significativas estão ocorrendo mundialmente em contextos socioeconômicos devido à pandemia iniciada em 2019. Nunca na história da educação brasileira houve tantos momentos impactantes. O fechamento das escolas foi imposto devido ao contágio do coronavirus. Professores, gestores, alunos e seus respectivos familiares ficaram perplexos com a duração da quarentena. Quando se trata de ensino médio público na região sudeste, as diretrizes pedagógicas apoiadas pela tecnologia remota foram decisivas para o resgate do processo ensino-aprendizagem neste contexto atípico. Por isso, o sistema híbrido na educação básica foi adotado em larga escala. Diante disso, foram propostos esforços que explicassem o comportamento de jovens do ensino médio público durante a implementação da atividade grupo de estudo, sob as lentes da teoria de campo de Lewin, utilizando a abordagem descritiva qualitativa. Como as variáveis no espaço vital mudaram radicalmente devido à circunstância da pandemia, as valências negativas interferiram na resposta comportamental dos respondentes. Os sentimentos de sobrecarga juntamente com o de estudar sozinho interferiram na vontade do grupo para estudar. Simultaneamente, à medida que as valências se tornaram positivas com a implementação de uma estratégia pedagógica ativa, os respondentes apontaram que a atividade do grupo de estudo atuou como um reforço da aprendizagem, como motivador por meio do contato com os colegas e auxiliou com dúvidas e na compreensão dos conteúdos. Até hoje, o trabalho pioneiro de Lewin demonstra a influência de vários fatores interferindo no processo de aprendizagem em diferentes contextos.

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Vera Maria Medina Simonetti, Faculdade Gaia

Faculdade Gaia

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Publicado

13/05/2022

Como Citar

Medina Simonetti, V. M. (2022). CONTRIBUIÇÃO DE LEWIN PARA GRUPO DE ESTUDO: UM DESAFIO PARA APRENDIZAGEM DURANTE COVID-19. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(5), e351373. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1373

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