DEFICIÊNCIAS INTELECTUAIS: TIPOS E COMO PODEM SER TRABALHADAS NAS ESCOLAS

Autores

  • Luisa Maria Evangelista Morais
  • Kátia Karoline Alves Julião
  • Raquel Alves Julião
  • Ronnielle Cabral Rolim
  • Maria Helenice Rocha Silva

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1451

Palavras-chave:

Deficiência intelectual. Coeficiente de inteligência. Inclusão.

Resumo

Desde os primórdios da existência humana na Terra, os seres apresentam suas individualidades e suas características únicas o que os tornam diferentes. Cada diferença, tende a separar as pessoas em grupos, desde aqueles que apresentam ou não deficiências. E, dentre essas deficiências pode-se citar as deficiências intelectuais, que a com o avanço da medicina torna-se cada vez mais fácil identificá-las, quais os seus tipos e como trabalhá-las nos diferentes âmbitos, inclusive no escolar. Assim, esse estudo objetiva realizar um levantamento bibliográfico sobre os tipos de deficiências intelectuais. A metodologia utilizada para elaboração deste artigo é realizada a partir de pesquisa bibliográfica, referentes ao objeto de estudo. Com esse estudo foi possível aprofundar um pouco mais o conhecimento quanto ao tema, entender o que significa a deficiência intelectual, ou seja, seu conceito. Foi possível aprender sua classificação, possíveis causas e diagnóstico clínicos e como a escola pode atuar para promover a aprendizagem dos deficientes cognitivos. Conclui-se, portanto, que apesar dos estudos sobre as deficiências intelectuais, ainda é necessária uma forma de diagnóstico que não enquadre as pessoas em números e que leve em consideração as particularidades de cada pessoa. Além disso, é importante que os profissionais da educação e a escola sejam mais bem preparados para lhe dar com esses alunos e prepará-los para a vida social.

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Biografias Autor

Luisa Maria Evangelista Morais

Mestranda pela FACEM, Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú (UVA), Especialista em Educação Infantil e Gestão Escolar pela PLUS e Professora Na Rede Municipal de Caucaia- CE

Kátia Karoline Alves Julião

Mestranda pela FACEM, Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú (UVA), Especialista em Educação Infantil e Gestão Escolar pela PLUS e Professora Na Rede Municipal de Caucaia- CE

Raquel Alves Julião

Mestranda pela FACEM, Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú (UVA), Especialista em Educação Infantil e Gestão Escolar pela PLUS e Professora Na Rede Municipal de Caucaia- CE.

Ronnielle Cabral Rolim

Mestrando pela FACEM, formador de Ciências e dos Gestores na Rede Municipal de Caucaia-CE. Licenciado em Ciências pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Regional do Cariri – URCA.

 

Maria Helenice Rocha Silva

Mestranda pela FACEM, Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú (UVA), Professora Na Rede Municipal de Caucaia- CE.

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Publicado

11/05/2022

Como Citar

Evangelista Morais, L. M., Alves Julião, K. K., Alves Julião, R. ., Cabral Rolim, R., & Rocha Silva, M. H. (2022). DEFICIÊNCIAS INTELECTUAIS: TIPOS E COMO PODEM SER TRABALHADAS NAS ESCOLAS. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(5), e351451. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1451

Edição

Secção

ARTIGOS

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