TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE E O USUÁRIO PSICOATIVO DA COCAÍNA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1845Palavras-chave:
Drogas, Dependência, TDAHResumo
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a dependência de cocaína são considerados transtornos mentais. O estudo busca certificar a veracidade da associação desses distúrbios na população. O presente trabalho é uma revisão bibliográfica, com enfoque qualitativo. Em geral, as pessoas que são acometidas pelo TDAH, possivelmente apresentam outras comorbidades, sendo comum a pré disposição para o abuso de drogas. A elaboração do diagnóstico, é confirmado através de instrumentos de escala e entrevista, e pela utilização da Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento (CID 10), da Organização Mundial da Saúde e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM 5), da Associação Psiquiátrica Americana. Pode-se observar, como característica principal no adicto e no indivíduo com TDAH, a impulsividade, e conclui-se também redução do consumo da droga, quando o sujeito realiza manutenção das propostas terapêuticas do TDAH. É fundamental que ocorra o tratamento aos usuários com os transtornos mentais, para que haja melhores resultados no desenvolvimento da recuperação psíquica, proporcionando mais qualidade de vida.
Downloads
Referências
American Psychiatric Association, Manual Diagnóstico E Estatístico De Transtornos Mentais DSM-5 – Porto Alegre: Artmed, 2014, p. 59.
Boni, R. De, e Kessler, F., “ Tratamento”, Prevenção do uso de drogas: capacitação para conselheiros e lideranças comunitárias Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. – 5. Ed. – Brasília: SENAD, 2013, cap.9, p. 179.
CANCIAN, Ana Carolina Maciel et al. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e cocaína-crack: o que indica a comparação entre grupo de usuários e não usuários?. SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em Português), v. 13, n. 2, p. 78-85, 2017.
CASTRO, Carolina Xavier Lima; DE LIMA, Ricardo Franco. Consequências do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) na idade adulta. Revista Psicopedagogia, v. 35, n. 106, p. 61-72, 2018.
DE MELO, Bruna Araújo et al. O uso e abuso da cocaína: Efeitos neurofisiológicos. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, v. 4, n. 2, p. 359, 2017.
Hesslinger, B., Philipsen, A. e Richter, H., Manual de psicoterapia para adultos com TDAH. - 1.ed. - São Paulo: Hogrefe, 2021, cap.1, p. 17 – 21.
OAKLANDER, V. Comportamentos Problemáticos Específicos - A Criança Hiperativa em Descobrindo Crianças: a abordagem gestáltica com crianças e adolescentes. 15 Ed. São Paulo: Summus, 1980. Novas buscas em psicoterapia; Vol. 12.
SOUZA, Flávio¹–Avenida Higienópolis. REVISÃO NARRATIVA ABORDANDO A RELAÇÃO ENTRE TDAH E DEPENDÊNCIA DE COCAÍNA. 2020. Tese de Doutorado. Centro Universitário São Camilo SÃO PAULO.
Nicastri, S., “Drogas: Classificação e Efeitos no Organismo”, Prevenção do uso de drogas: capacitação para conselheiros e lideranças comunitárias Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. – 5. Ed. – Brasília: SENAD, 2013, cap.1, p. 32 – 33.
SILVA, Katia Beatriz Corrêa; CABRAL, Sérgio Bourbon. Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade-TDAH. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO DEFICIT DE ATENÇÃO-ABDA. Disponível em: https://tdah. org. br/wpcontent/uploads/site/pdf/cartilha% 20ABDA. final% 2032pg% 20otm. pdf.
SILVA, Micheli, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade 2013 - Disponível em: http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/K225078.pdf Acesso em 01-10-2021.
SCHLINDWEIN-ZANINI, Rachel; SOTILI, Micheli. Uso de drogas, repercussões e intervenções neuropsicológicas em saúde mental. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, v. 11, n. 28, p. 94-116, 2019.
ZAMPIROLI, Izadora Zucolotto et al. ABORDAGEM CLÍNICA E TERAPÊUTICA DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Anais do Seminário Científico do UNIFACIG, n. 6, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.