REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA - A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DA ESCOLA MUNICIPAL ALICE MEIRELLES REIS, EM SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1852Palavras-chave:
Educação Continuada. Alfabetização. Aprendizagem. Formação inicial.Resumo
O presente estudo buscou investigar de que maneira a formação inicial e continuada de professores alfabetizadores contribui para a reflexão e tomada de atitudes para melhoria da prática pedagógica utilizada em sala de aula, no ciclo de alfabetização das series iniciais, bem como identificar os principais programas de formação docente ofertados pelo Estado brasileiro. A partir de um estudo descrito que traz a percepção de sete professoras alfabetizadoras da Escola Municipal Alice Meirelles Reis, na cidade de São Paulo, Brasil, foi possível analisar como essa formação se refletiu no cotidiano das educadoras em sala de aula, identificando as expectativas quanto à formação continuada, a fim de verificar quais são as reais necessidades no cotidiano escolar. Os resultados evidenciaram a importância de cursos que proporcionem aos professores maiores habilidades com a tecnologia e formações relacionadas à alfabetização, dificuldades e transtornos de aprendizagem, objetivando gerar maior aproximação facilitando a aprendizagem, afinal a necessidade de professores capacitados para transmitir e facilitar os conhecimentos necessários às novas gerações é inquestionável.
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