REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA - A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DA ESCOLA MUNICIPAL ALICE MEIRELLES REIS, EM SÃO PAULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1852

Palavras-chave:

Educação Continuada. Alfabetização. Aprendizagem. Formação inicial.

Resumo

O presente estudo buscou investigar de que maneira a formação inicial e continuada de professores alfabetizadores contribui para a reflexão e tomada de atitudes para melhoria da prática pedagógica utilizada em sala de aula, no ciclo de alfabetização das series iniciais, bem como identificar os principais programas de formação docente ofertados pelo Estado brasileiro. A partir de um estudo descrito que traz a percepção de sete professoras alfabetizadoras da Escola Municipal Alice Meirelles Reis, na cidade de São Paulo, Brasil, foi possível analisar como essa formação se refletiu no cotidiano das educadoras em sala de aula, identificando as expectativas quanto à formação continuada, a fim de verificar quais são as reais necessidades no cotidiano escolar. Os resultados evidenciaram a importância de cursos que proporcionem aos professores maiores habilidades com a tecnologia e formações relacionadas à alfabetização, dificuldades e transtornos de aprendizagem, objetivando gerar maior aproximação facilitando a aprendizagem, afinal a necessidade de professores capacitados para transmitir e facilitar os conhecimentos necessários às novas gerações é inquestionável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Eliane Assis Gregório

UNINI- PORTO RICO

Mário Marques Durão

Doutor em Educação, na especialidade de Psicologia da Educação pela Universidade de Lisboa. Professor Principal na Universidad Internacional Iberoamericana (México).

 

 

Referências

AZEVEDO, F. A transmissão da cultura. São Paulo: Melhoramentos; Instituto Nacional do Livro, 1976.

BARRETO, E. S. Políticas de formação docente para a Educação Básica no Brasil: embates contemporâneos. Revista Brasileira de Educação, v. 20, nº 62, jul./set. 2020.

BISSOLLI, C. S. Curso de pedagogia no Brasil: uma questão em aberto. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2019. p. 129-151.

BIZZOTO, M.; AROEIRA, M. L.; PORTO, A. Alfabetização Linguística da Teoria à Prática. Belo Horizonte: Dimensão, 2020.

BORGES, M. C.; AQUINO, O. F e PUENTES, R. V. Formação de professores no Brasil: história, políticas e perspectivas. Revista História do Brasil, Campinas, nº 42, p. 94-112, jun. 2021.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. 52º. Edição. São Paulo: Editora Brasiliense,

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. 3. ed. Brasília, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE). 2017. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12368&Itemid=575 > . Acesso em: 10/7/2022.

CARVALHO, M. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 14. ed. - São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2020

DUARTE, T. A possibilidade da investigação a 3: reflexões sobre triangulação metodológica. Lisboa, 2019. Disponível em: <http://cies.iscte-iul.pt/destaques/documents/CIES-WP60_Duarte_002.pdf>. Acesso em: 24/12/2021.

FERREIRO, E. O momento atual e interessante porque põe a escola em crise. Revista Nova Escola, São Paulo, v.2, n7. 2018. Disponível em:< https://revistas.ufg.br/rir/article/view/30184.>. Acesso em: 10/07/2022.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança, Cartas à Cristina e Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 27º Edição. 2019. 114p.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FREIRE. P. A Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 29ª Edição. 2021. 127p.

GARCIA, R. L. Novos Olhares para a Alfabetização. 3. Edição. São Paulo: Cortez, 2018. Disponível em:< https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/2750/Monografia%20Micheli%20Mattioni.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 20/12/2021.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 14 ed. São Paulo: Atlas, 2019.

GOMES, A. M. Estado, mercado e educação superior no Brasil: um modelo analítico. Revista Educação e Sociedade. [online]. 2020, v.24, n.84. Disponível em:< a06v2484.pdf (scielo.br)>. Acesso em: 14/11/2021.

MARQUES, S.; OLIVEIRA, T. A educação é um território de responsabilidades. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 3, p.189-211, Set./Dez. 2019. Disponível em: em:< http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index>. Acesso em: 18/02/2022.

NASCIMENTO, L. Q. As concepções de alfabetização e letramento na pré-escola: reflexões a partir da equipe gestora. 2019. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2019.

PIMENTA, S. G. Formação de professores – saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação. São Paulo, v.22, n.2, p.72-89, jul./dez. 1996. Disponível em:< Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor | Revista da Faculdade de Educação (usp.br)>.Acesso em 18/02/2022.

ROMANELLI, O. História da educação no Brasil. Petrópolis, Vozes, 1987.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista

Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPED; Campinas: Autores Associados, v. 12, n.34, p.152-180, 2017.

SILVA, F.N; ALMEIDA, M.L. A formação continuada de professores pela via de grupo de estudos-reflexão. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. 72p. Disponível em:< livro-Fernanda.indd (pedroejoaoeditores.com.br)> Acesso em: 04/07/02022.

SOUZA, D. O. Educação continuada: reflexões sobre a qualidade de vida e sua determinação social. Revista Ciência e Saúde Coletiva. v.25, s.1. Rio de Janeiro jun./2020. Disponível em:< 13623 (uerj.br)>. Acesso em 18/02/2022.

SPOHR, A. A diferença entre ensino e educação. Revista Zero Hora, Porto Alegre, v. 14, n.2, p.18-31, Set./Dez. 2019. Disponível em: <http://www.sersel.com.br/imprensa_releases_17.asp>. Acesso em: 04/08/2022.

Publicado

08/09/2022

Como Citar

Assis Gregório, E., & Durão, M. M. (2022). REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA - A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DA ESCOLA MUNICIPAL ALICE MEIRELLES REIS, EM SÃO PAULO. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(9), e391852. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1852