ANA TERRA DE ÉRICO VERÍSSIMO: LITERATURA E IMPORTÂNCIA PARA O RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Grazieli Pakulsky Leimann Rosa

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2690

Palavras-chave:

Érico Veríssimo, Obra literária, Ensino

Resumo

Este presente artigo mostra a importância da história de Ana Terra, obra de Erico Veríssimo, à literatura gaúcha. O objetivo geral do estudo foi contextualizar a obra de Erico Verissimo e analisar as características da personagem Ana Terra, a importância de sua imagem para a história do Rio Grande do Sul, pois a obra coloca em destaque a história gaúcha, evidenciando como a literatura tem uma função primordial na sociedade, pois nos leva a pensar e refletir acerca de diversos aspectos. Ana Terra vivia com seus pais e os irmãos em uma estância no interior de Rio Grande do Sul. O pai de Ana se chamava Maneco Terra, era trabalhador e rústico, que comprou a estância da família para plantar milho, criar gado etc. Quando jovem, Ana era uma mulher muito forte, mas se sentia muito triste, não se conformava com a vida que vivia na estância sem ver as pessoas e nunca ter tido um relacionamento com alguém. Para a realização do trabalho, a metodologia escolhida foi a bibliográfica, com pesquisa e busca de informações em livros, artigos e páginas da internet. Como resultado principal podemos apontar o quanto a leitura é fundamental para sermos capazes de interpretar, compreender e refletir diante de diversos assuntos, da imaginação e da mesma forma, da realidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Grazieli Pakulsky Leimann Rosa

    Graduação em Letras. Pós graduada em Metodologia da Língua Espanhola e Língua Inglesa, Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa e Educação Infantil - Anos Iniciais e Psicopedagogia. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

Referências

BENGOZI, Andréa. A Importância da pesquisa na formação e ação docente. Revista Educação no (Com.) Texto: do curso de Pedagogia v.3, n.3, p.1-16, jan./dez. 2011.

BORGES. Gisele do Rocio. Análise da figuração feminina em O tempo e o vento de Érico Veríssimo. Eletras, vol. 18, n.18, jul.2009.

CHAVES, J. B. P. Métodos de diferença em avaliação sensorial de alimentos e bebidas. Viçosa: Editora UFV, 2001. 91p. (caderno 33).

DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. 3. Ed. Ver. Ampl. São Paulo: Atlas, 1995.

GONZAGA Sergius. Resumo completo: literatura. 3 ed. Porto Alegre, 2015.

PEREIRA, Soeli.; THIMÓTEO, Saulo Gomes. Reflexões sobre a figura feminina em Érico Veríssimo: o caso de Ana Terra, 2016.

KAVISKY, Everton. Literatura brasileira: uma perspectiva. Curitiba: Inter Saberes, 2014. (Literatura em Foco).

SILVA, Patricía Almeida. Um estudo sobre a configuração do mito terra em Ana Terra de Érico Veríssimo, Dissertação de Mestrado, PPGEL da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT 2000.

SFALCIN, Tamara Mantovani. Entrelaçamento da História com a Literatura

em Ana Terra de Érico Veríssimo. Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS,Programa de Pós-Graduação em História – Mestrado , 2002.

RODRIGUES, D. (2006). Notas sobre investigação em educação inclusiva. In D. Rodrigues (Ed.), Investigação em educação inclusiva. (pp. 11-16). Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana.

TAVARES, Carla Rosane da Silva. Ana Terra: Símbolo da Mulher Gaúcha, Expressão Maior de o Tempo e o Vento, 2012.

VERISSIMO, Erico. Ana Terra. 52. Ed. São Paulo Globo, 2000.

Publicado

15/02/2023

Como Citar

ANA TERRA DE ÉRICO VERÍSSIMO: LITERATURA E IMPORTÂNCIA PARA O RIO GRANDE DO SUL . (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422690. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2690