ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3104Palavras-chave:
Resolução de problemas, Teoria dos Campos conceituaisi, Estruturas Multiplicativas, Estratégias de resoluçãoResumo
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com 46 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no Agreste Setentrional de Pernambuco, com o objetivo de analisar os esquemas que envolvem as estruturas multiplicativas a partir das estratégias de resolução de problemas convencionais. Para analisar as estratégias utilizadas pelas crianças nos respaldamos em elementos da Teoria dos Campos Conceituais. As questões propostas aos estudantes são triviais, mas foram contextualizadas e exploram as propriedades multiplicativas. A análise documental dos protocolos individuais dos estudantes revelou que, em se tratando das estruturas multiplicativas, as estratégias mais utilizadas pelos discentes consistem em realizar adições e utilizar a regra de três simples, revelando que os estudantes apresentam dificuldades em sua resolução. Os resultados sugerem que o fracasso dos participantes no processo de resolução também pode estar relacionado às dificuldades de leitura e a interpretação dos enunciados, visto que as crianças já sabem resolver multiplicações. A pesquisa visa fomentar reflexões acerca da resolução de problemas envolvendo as estruturas multiplicativas por meio da análise do erro como estratégia didática e das possíveis intervenções para a superação dos obstáculos à aprendizagem.
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