ONTOLOGIA PARA E-BUSINESS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3380

Palavras-chave:

Ontologia, Saúde

Resumo

Com o crescimento do comércio online e de operações financeiras realizadas dentro deste contexto, surge também uma maior demanda por sistemas de comércio eletrônico mais eficientes, principalmente no que se refere a implementação de sistemas de busca, recomendações, venda cruzada, entre outras aplicações. O uso de vocabulários específicos por estas plataformas têm ajudado a melhorar e tornar buscas e recomendações nestes sistemas mais eficientes, pois oferecem maior contexto a pesquisa, reduzindo o tempo e o esforço despendido nessas atividades. Este artigo tem como objetivo descrever o processo de criação de uma ontologia para E-Business, tendo como fundamentos básicos o modelo desenvolvido pelo projeto ACTIVE instituído pelo ESPRIT Programme (Framework IV) e a proposta da arquitetura web “ETE MONITOR ARCHITECTURE”. A pesquisa utilizou como metodologia o Design Science Research para desenvolvimento de um artefato. Na revisão da literatura foram encontrados treze artigos em consultas realizadas nas bases de dados SciElo, IEEE e OUCI tendo como parâmetro de indexação a base de dados Web of Science (WoS). Após uma análise minuciosa, apenas sete artigos foram selecionados para compor o trabalho final. Na  pesquisa foram ainda adicionados mais seis textos entre teses e livros considerados relevantes. O resultado principal obtido nesta pesquisa foi uma ontologia contendo vinte e duas classes e mais dezenas de sub-classes, propriedades e relacionamentos que foram modelados utilizando as linguagens OWL, XML e RDF.

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Biografias Autor

Ivam Galvão Filho

Professor de Engenharia de Software e Analista Desenvolvedor Full Stack Sênior. Doutorando em Engenharia do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto, com MBA em Design Thinking, Especialização em Gestão de Tecnologia pela Uniasselvi e Mestre em Engenharia do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Autor dos livros "Estilos Cognitivos e de Aprendizagem" lançado na editora NEA em 2016 e "Criatividade e Inovação: Entre na Era das Startups" lançado em 2020 pela editora Casa do Código. Atualmente trabalha como pesquisador no laboratório LAMID na Universidade Federal de Santa Catarina.

Gustavo Madeira da Silveira

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em "Investigación Social Aplicada al Medio Ambiente" pela Universidade Pablo de Olavide (UPO/ESP). Possui MBA em Gestão Ágil de Projetos pela Federação da Industria de Santa Catarina (FIESC/SENAI). Possui pós-graduação Especialização em Direito Ambiental Nacional e Internacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialização em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e Especialização em Direito Ambiental pela UNISUL. Professor da UNISUL onde ministra aulas em cursos de graduação e pós-graduação. Professor da Academia da Polícia Civil de Santa Catarina (ACADEPOL) onde ministra aulas em cursos de pós-graduação. É membro do Núcleo de Pesquisa em "Inteligência, Gestão e Tecnologia para Inovação" vinculado ao PPGEGC/UFSC. Delegado de Polícia da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) onde exerce a função de Diretor de Inteligência. Atua nas áreas de direito público, tecnologia e inovação em segurança pública e planejamento e gerenciamento de projetos de segurança pública.

Jéferson de Oliveira Mello

Especialista em Data Center, e Gestão de Projetos, com graduação em Sistemas de Telecomunicações pela Faculdade de Tecnologia SENAI Florianópolis (2012). Experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Básico

Vania Ribas Ulbricht

É licenciada em Matemática, com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Foi professora visitante da Universidade Federal do Paraná no Programa de Pós-Graduação em Design (2012 - 2014). Pesquisadora da Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Presta serviço voluntário no PPEGC da UFSC. Foi bolsista em Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora de 2009 a 2013, DT/CNPq. Coordenadora do projeto: Mídias, Tecnologias e Recursos de Linguagem para um ambiente de aprendizagem acessível aos surdos,aprovado pelo CNPq através da CHAMADA Nº 84/2013 MCTI-SECIS/CNPq- TECNOLOGIA ASSISTIVA / B - Núcleos Emergentes Foi bolsista do CNPq na modalidade DTI-A. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade, ensino-aprendizagem, hipermidia, design de hipermídia, geometria e geometria descritiva. Coordenou, desde 1981, diversos eventos nacionais e internacionais, dentre os quais desta-se: os Congresso Nacional de Desenho, Gráphicas, Conahpas e Cinahpas. É professora titular voluntária e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. É lider, desde 2014, do Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas registrado no CNPq. Especialista em Neurociências 2021, pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE) https://orcid.org/0000-0002-6257-0557.

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Publicado

14/06/2023

Como Citar

Galvão Filho, I., Madeira da Silveira, G., de Oliveira Mello, J., & Ribas Ulbricht, V. (2023). ONTOLOGIA PARA E-BUSINESS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(6), e463380. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3380