ONTOLOGIA PARA E-BUSINESS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3380

Palavras-chave:

Ontologia, Saúde

Resumo

Com o crescimento do comércio online e de operações financeiras realizadas dentro deste contexto, surge também uma maior demanda por sistemas de comércio eletrônico mais eficientes, principalmente no que se refere a implementação de sistemas de busca, recomendações, venda cruzada, entre outras aplicações. O uso de vocabulários específicos por estas plataformas têm ajudado a melhorar e tornar buscas e recomendações nestes sistemas mais eficientes, pois oferecem maior contexto a pesquisa, reduzindo o tempo e o esforço despendido nessas atividades. Este artigo tem como objetivo descrever o processo de criação de uma ontologia para E-Business, tendo como fundamentos básicos o modelo desenvolvido pelo projeto ACTIVE instituído pelo ESPRIT Programme (Framework IV) e a proposta da arquitetura web “ETE MONITOR ARCHITECTURE”. A pesquisa utilizou como metodologia o Design Science Research para desenvolvimento de um artefato. Na revisão da literatura foram encontrados treze artigos em consultas realizadas nas bases de dados SciElo, IEEE e OUCI tendo como parâmetro de indexação a base de dados Web of Science (WoS). Após uma análise minuciosa, apenas sete artigos foram selecionados para compor o trabalho final. Na  pesquisa foram ainda adicionados mais seis textos entre teses e livros considerados relevantes. O resultado principal obtido nesta pesquisa foi uma ontologia contendo vinte e duas classes e mais dezenas de sub-classes, propriedades e relacionamentos que foram modelados utilizando as linguagens OWL, XML e RDF.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Ivam Galvão Filho

    Professor de Engenharia de Software e Analista Desenvolvedor Full Stack Sênior. Doutorando em Engenharia do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto, com MBA em Design Thinking, Especialização em Gestão de Tecnologia pela Uniasselvi e Mestre em Engenharia do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Autor dos livros "Estilos Cognitivos e de Aprendizagem" lançado na editora NEA em 2016 e "Criatividade e Inovação: Entre na Era das Startups" lançado em 2020 pela editora Casa do Código. Atualmente trabalha como pesquisador no laboratório LAMID na Universidade Federal de Santa Catarina.

  • Gustavo Madeira da Silveira

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em "Investigación Social Aplicada al Medio Ambiente" pela Universidade Pablo de Olavide (UPO/ESP). Possui MBA em Gestão Ágil de Projetos pela Federação da Industria de Santa Catarina (FIESC/SENAI). Possui pós-graduação Especialização em Direito Ambiental Nacional e Internacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialização em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e Especialização em Direito Ambiental pela UNISUL. Professor da UNISUL onde ministra aulas em cursos de graduação e pós-graduação. Professor da Academia da Polícia Civil de Santa Catarina (ACADEPOL) onde ministra aulas em cursos de pós-graduação. É membro do Núcleo de Pesquisa em "Inteligência, Gestão e Tecnologia para Inovação" vinculado ao PPGEGC/UFSC. Delegado de Polícia da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) onde exerce a função de Diretor de Inteligência. Atua nas áreas de direito público, tecnologia e inovação em segurança pública e planejamento e gerenciamento de projetos de segurança pública.

  • Jéferson de Oliveira Mello

    Especialista em Data Center, e Gestão de Projetos, com graduação em Sistemas de Telecomunicações pela Faculdade de Tecnologia SENAI Florianópolis (2012). Experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Básico

  • Vania Ribas Ulbricht

    É licenciada em Matemática, com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Foi professora visitante da Universidade Federal do Paraná no Programa de Pós-Graduação em Design (2012 - 2014). Pesquisadora da Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Presta serviço voluntário no PPEGC da UFSC. Foi bolsista em Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora de 2009 a 2013, DT/CNPq. Coordenadora do projeto: Mídias, Tecnologias e Recursos de Linguagem para um ambiente de aprendizagem acessível aos surdos,aprovado pelo CNPq através da CHAMADA Nº 84/2013 MCTI-SECIS/CNPq- TECNOLOGIA ASSISTIVA / B - Núcleos Emergentes Foi bolsista do CNPq na modalidade DTI-A. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade, ensino-aprendizagem, hipermidia, design de hipermídia, geometria e geometria descritiva. Coordenou, desde 1981, diversos eventos nacionais e internacionais, dentre os quais desta-se: os Congresso Nacional de Desenho, Gráphicas, Conahpas e Cinahpas. É professora titular voluntária e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. É lider, desde 2014, do Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas registrado no CNPq. Especialista em Neurociências 2021, pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE) https://orcid.org/0000-0002-6257-0557.

Referências

ALAA, Rana; GAWISH, Mariam; FERNÁNDEZ-VEIGA, Manuel. Improving Recommendations for Online Retail Markets Based on Ontology Evolution. Electronics. Cairo, p. 1-19. 11 jul. 2021. Disponível em: https://www.mdpi.com/2079-9292/10/14/1650. Acesso em: 07 jun. 2022.

BAUER, João Roberto de Freitas; Machado, Elvis Luiz Siuch Machado; GONÇALVES, Diéssica Vaz; FREITAS, Tiele Aparecida Pinto de. Influência da Pandemia no E-Commerce Internacional. Revista da Amostra de Iniciação Científica, RMIC. Vol. 6, n. 1, 2020. Disponível em: https://www.ulbracds.com.br/index.php/rmic/article/view/3034. Acesso em: 04 jun. 2022.

BOTELHO, Louise Lira Roedel; CUNHA, Cristiano Castro de Almeida; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Revista Eletrônica Gestão e Sociedade, Belo Horizonte, v.5, n.11, p. 121-136, maio/ago. 2011. Disponível em: https://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/1220/906. Acesso em: 04 jun. 2022.

CARO-MARTÍNEZ, Marta; JIMÉNEZ-DÍAZ, Guillermo; RECIO-GARCÍA, Juan A. Conceptual Modeling of Explainable Recommender Systems: an ontological formalization to guide their design and development. Jair: Journal of Artificial Intelligence Research. El Segundo, v.71, n.2021, p. 557-589. 24 jul. 2021. Disponível em: https://www.jair.org/index.php/jair/article/view/12789/26699. Acesso em: 03 jul. 2022.

CHAVES-FRAGA, David; RUCKHAUS, Edna; PRIYATNA, Freddy; VIDAL, Maria-Esther; CORCHO, Oscar. Enhancing virtual ontology based access over tabular data with Morph-CSV. Semantic Web. [S.L.], v. 12, n. 6, p. 869-902, 4 out. 2021. IOS Press. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3233/sw-210432. Acesso em: 03 jun. 2022.

EIS, Diego. Introdução à Web Semântica: A Inteligência da Informação. Casa do Código. São Paulo: SP, 2018.

ELVESEATER et al. EBG - euBusinessGraph Ontology. Linked Open Vocabularies. 2013. Disponível em: https://lov.linkeddata.es/dataset/lov/vocabs/ebg. Acesso em: 04 jun. 2022.

GUIA, Márcio; SILVA, Rodrigo Rocha; BERNARDINO, Jorge. A Hybrid Ontology-Based Recommendation System in e-Commerce. Algorithms. Coimbra, p. 1-19. 08 nov. 2019. Disponível em: https://www.mdpi.com/1999-4893/12/11/239. Acesso em: 07 jun. 2022.

HERNANDEZ, Julio; MARIN-CASTRO, Heidy M.; MORALES-SANDOVAL, Miguel. WebQuIn-LD: a method of integrating web query interfaces based on linked data. Ieee Access, [S.L.], v. 9, p. 115664-115675, 2021. Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1109/access.2021.3104524. Acesso em: 04 jun. 2022.

LAPAZ, Ariel I; RAMAPRASAD, Arkalgud; SYN, Thant; VASQUEZ, Jonathan. Editorial: An ontology of e-commerce - mapping a relevant corpus of knowledge. Journal Of Theoretical And Applied Electronic Commerce Research, [S.L.], v. 10, n. 2, p. 0, maio 2015. MDPI AG. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4067/s0718-18762015000200001. Acesso em: 03 jun. 2022.

STANFORD. Protégé. Disponível em: https://protege.stanford.edu/about.php. Acesso em: 04 jun. 2022.

SILVA, Nildo Carlos da. E-COMMERCE: UM MODELO PARA UTILIZAR A INFORMAÇÃO COMO UM PRODUTO COMERCIAL. Tese de Doutorado desenvolvida para o programa de pós-graduação PPEP da UFSC. Florianópolis: 2004.

SORDI, José Osvaldo de; AZEVEDO, Marcia Carvalho de; MEIRELES, Manuel. A Pesquisa Design Science no Brasil Segundo as Publicações em Administração da Informação. JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management

Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação. v. 12, n. 1, p.165-186, jan/apr., 2015.

WIKIDATA. Disponível em: https://www.wikidata.org/wiki/Wikidata:Main_Page. Acesso em: 04 jun. 2022.

Publicado

14/06/2023

Como Citar

ONTOLOGIA PARA E-BUSINESS. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(6), e463380. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3380