EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4143Palavras-chave:
Educação Especial. Educação Inclusiva. Deficiências. Ensino e Aprendizagem escolar. Políticas inclusivasResumo
A educação especial, no viés da educação inclusiva, perpassa diversos aspectos de análise e meandros de reflexão histórica e contextual, muitos dos quais destacam-se frente à construção de políticas e práticas educativas que busquem integrar, agregar e valorizar os espaços, individualidades, personalidades e outras características que constituam o indivíduo com limitação de suas capacidades físicas, cognitivas ou até mesmo mentais. No Brasil, é significativa a parcela de alunos especiais que, à guisa de suas necessidades, nem sempre são estimulados, orientados e assistidos como versam os direitos e garantias atribuídos a eles nos ambientes escolares. Ademais, o objetivo do presente estudo foi de discutir a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, analisando o cenário de desafios e potencialidades. Em termos metodológicos, procedeu-se à pesquisa bibliográfica nos principais sítios de busca, a partir do uso de descritores temáticos, considerando os estudos publicados entre os anos de 2018 e 2023. Esta pesquisa foi, ainda, dirigida por meio de base qualitativa, exploratória e explicativa. Concluiu-se que existem, efetivamente, proposições que tornam a educação especial e inclusiva construtiva do ponto de vista dos avanços e desenvolvimento dos estudantes pertencentes a esta classe. Por outro lado, existem desafios que se colocam como verdadeiros impeditivos para fomentar ações que fortaleçam esse cenário, a exemplo de baixa infraestrutura de atendimento especial, docentes sem capacitação e preparação adequadas, alta evasão escolar e índices de reprovação dos alunos, carência de material didático e baixa acessibilidade dos alunos a recursos tecnológicos de qualidade e especializados às suas limitações.
Downloads
Referências
BEZERRA, Giovani Ferreira. A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva: a problemática do profissional de apoio à inclusão escolar como um de seus efeitos. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 26, p. 673-688, 2020.
BEZERRA, Giovani Ferreira. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva: por (auto) crítica propositiva. Roteiro, v. 46, 2021.
DIVERSA. Indicadores da Educação Inclusiva. 2022. Disponível em: <https://diversa.org.br/indicadores/>. Acesso em: 2 jul. 2023.
FRANCO, Renata Maria; GOMES, Claudia. Educação Inclusiva para além da educação especial: uma revisão parcial das produções nacionais. Revista Psicopedagogia, v. 37, n. 113, p. 194-207, 2020.
GABRIEL, Emilio; DRAGO, Rogério. Educação Especial e Educação Inclusiva no Contexto das Políticas Públicas: uma revisão histórica e legal. Revista Transformar, v. 15, n. 2, p. 66-83, 2022.
GIL, Antonio Carlos; VERGARA, Sylvia Constant. Tipo de pesquisa. Rio Grande do Sul: Universidade Federal de Pelotas, 2015.
LOUREIRO, Célia Regina; SILVA, Rosilene Lima. Políticas públicas de educação inclusiva: desafios à formação de estudantes público-alvo da educação especial. Revista de Estudos em Educação e Diversidade-REED, v. 2, n. 3, p. 196-210, 2021.
MARCONI, Marina Almeida; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.
MARTINS, Jeisa Ariele; SILVA, Raquel; SACHINSKI, Ivanildo. Educação especial e educação inclusiva: quem são estes sujeitos na sociedade?. Anais Simpósio de Pesquisa e Seminário de Iniciação Científica, v. 1, n. 5, 2020.
NEVES, Libéria Rodrigues; RAHME, Mônica Maria; FERREIRA, Carla Mercês. Política de Educação Especial e desafios de perspectiva inclusiva. Educação & Realidade, v. 44, 2019.
OLIVEIRA, Amanda Maria AZEVEDO, Débora Karoline; VIANA, Flávia Roldan. A educação especial na perspectiva da educação inclusiva em tempos de pandemia. Cadernos de Estágio, v. 2, n. 1, p. 58-82, 2020.
SANTOS, Luiza Araujo; HENRIQUE, Deborah Stephanie. O direito à educação inclusiva como prática da liberdade. In: Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.