ANÁLISE DE MÉTODOS DE INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS NAS FACULDADES NA ÁREA DE PROGRAMAÇÃO: SUPERANDO BARREIRAS E PROMOVENDO A DIVERSIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4687

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Surdos na programação. Tradutores de Libras. Ferramentas inclusivas.

Resumo

Neste estudo, exploramos os desafios enfrentados pelos programadores surdos na indústria da tecnologia, destacando a importância de sua inclusão e reconhecimento. Iniciamos com uma introdução que destaca a necessidade moral e estratégica de integrar talentos surdos na programação, ressaltando suas habilidades analíticas e criativas. O estudo discute a história da comunidade surda, abordando desde a marginalização histórica até os avanços na luta por direitos e reconhecimento cultural. Também explora a cultura e identidade surda, enfatizando a língua de sinais como parte crucial dessa identidade. No contexto educacional, o estudo analisa os desafios enfrentados pelos estudantes surdos, especialmente em salas de aula e universidades com o foco na área de programação. As barreiras incluem problemas de comunicação, acesso a recursos adaptados, falta de familiaridade dos educadores com a língua de sinais e deficiência de ferramentas tecnológicas. Além disso, são abordados os desafios enfrentados no contexto do ensino remoto durante a pandemia, ampliando a discussão sobre a adaptação necessária para garantir a continuidade educacional eficaz e equitativa para os alunos surdos. São apresentadas ferramentas e tecnologias de tradução e acessibilidade, como o VLibras e o APP MIDOAA, que visam facilitar o acesso ao conteúdo e promover a inclusão desses estudantes. Conclui-se que a conscientização sobre a história e os desafios dos surdos é fundamental para promover a inclusão. Destaca-se a importância de estratégias educacionais e tecnológicas para superar os obstáculos, enfatizando que a educação inclusiva não apenas beneficia os surdos, mas também enriquece o ambiente de aprendizado para todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Sayury Kato de Paiva

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Luiz Sergio de Oliveira Barbosa

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA.  Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Referências

A&R APARELHOS AUDITIVOS. Entenda o que é a cultura surda e qual a sua importância! [S. l.]: A&R Aparelhos Auditivos, s. d. Disponível em: https://aeraparelhosauditivos.com.br/cultura-surda/. Acesso em: 08 out. 2023.

ALVES, Jessika Figuereido.; GOMES, Jacqueline Souza. Educação de pessoas surdas em tempos de pandemia: linguagem e relações de poder. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 6, n. Esp, p.325-338, jun./out. 2020. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/51903. Acesso em: 15 dez. 2023.

ARAÚJO, Marília do Socorro Oliveira; CARVALHO, Márcia Monteiro; DE SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira. Representações discursivas surdas no contexto do distanciamento social da pandemia da covid-19. Revista (Con) Textos Linguísticos, v. 15, n. 32, p. 88-108, 2021.

BEZERRA, Sabrina. Por que essa startup lançou curso de ti para pessoas surdas? [S. l.]: StartSe, s. d. Disponível em: https://www.startse.com/artigos/svwc-curso-de-programacao-para-surdos/. Acesso em: 08 out. 2023.

BRASIL. LEI 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e dá outras providências. Brasília, DF. Disponível em: L10436 (planalto.gov.br). Acesso em: 09 out. 2023.

CARNEIRO, M. L.; ANDRÉ, B. P.; ALVES, E. L. Inclusão e comunicação de alunos com deficiência auditiva na UENF. [S. l.]: Filologia, 2017. Disponível em: http://www.filologia.org.br/rph/ANO23/69supl/065.pdf. Acesso em: 30 nov. 2023.

COSTA, Gabriela. Comunicação entre professores e alunos surdos: a libras como ponte. [S. l.]: Diversa, 2017. Disponível em: https://diversa.org.br/artigos/comunicacao-entre-professores-e-alunos-surdos-libras-como-ponte/. Acesso em: 15 out. 2023.

CURY, Carlos Roberto Jamil; FERREIRA, Luiz Antonio Miguel; FERREIRA, Luiz Gustavo Fabris; REZENDE, Ana Mayra Samuel da Silva. O Aluno com Deficiência e a Pandemia. [S. l.]: Instituto Fabris Ferreira, 2020. Disponível em: https://miguelferreira.com.br/2020/07/21/o-aluno-com-deficiencia-e-a-pandemia/. Acesso em: 15 dez. 2023.

DE SOUSA Sena, Lílian, Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, and Eliane Schlemmer. Recursos tecnológicos na educação bilíngue de estudantes surdos. Educação & Realidade, v. 48, p. 1-15, 2023.

FARIA, Maria. Estudantes se mobilizam para promover aulas de libras para todos. [S. l.]: Diversa, s. d. Disponível em: https://diversa.org.br/relatos-de-experiencias/estudantes-se-mobilizam-para-promover-aulas-de-libras-para-todos/. Acesso em: 08 out. 2023.

FILHO, Guido. Transforma. VLIBRAS: uma tecnologia livre e gratuita para inclusão digital de pessoas surdas. [S. l.]: Transforma, s. d. Disponível em: https://transforma.fbb.org.br/tecnologia-social/vlibras-uma-tecnologia-livre-e-gratuita-para-inclusao-digital-de-pessoas-surdas. Acesso em: 08 out. 2023.

GOMES, C. R.; Silva, J. P. da; Souza, R. de C. S. Educação inclusiva de estudantes surdos na universidade federal de sergipe. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 61–76, 2018. DOI: 10.35699/2237-5864.2018.2390. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2390. Acesso em: 30 nov. 2023.

MOREIRA, Alexandre; MORAIS, Isabela; QUEEN, Mariana. Por que falar sobre formação de surdos é falar de uma educação para todos. [S. l.]: Diversa, 2017. Disponível em: https://diversa.org.br/artigos/por-que-falar-sobre-formacao-de-surdos-e-falar-de-educacao-para-todos/. Acesso em: 08 out. 2023.

MOURÃO, Andreza B.; NETTO, José Francisco. MIDOAA: inclusive model of development of accessible learning objects. In: FIE 2018 - 48th Annual Frontiers In Education Conference, 2018, San Jose, California.

OKA, Mateus. cultura surda. Todo Estudo, 2014. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/sociologia/cultura-surda. Acesso em: 08 out. 2023.

OLIVEIRA, M.; NASCIMENTO, G.; LOPES, M.; SILVA, A.; DA COSTA, L. B.; AMARAL, J. Recomendações de ações e tecnologias para a acessibilidade de surdos em curso de programação a distância. In: Anais do Workshop de Informática na Escola, v. 24, p.459, 2018a.

PEREIRA, M.; VIEIRA, M. Bilinguismo educação de surdos. Revista Intercâmbio, v. 19, p. 62-67, 2009.

RIBEIRO, Sátila Souza, Theresinha Guimarães Miranda, and Teófilo Alves Galvão Filho. O surdo e a aprendizagem mediada por recursos tecnológicos na educação superior. Revista Educação Especial, v. 32, p. 1-19, 2019.

SANTOS, Amanda Roberta Raimundo; KUMADA, Kate Mamhy Oliveira. Impactos da pandemia e os desafios na educação de surdos. Revista Inclusão & Sociedade, 2022.

TERAN, Luciano, Fabiola Araújo, and Yomara Pires. ELIS: uma ferramenta inclusiva para o ensino de lógica de programação aos surdos. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola. SBC, 2019.

TREVISN, Patricia, Silva Rosana, Oliveira, Sebastião. Língua brasileira de sinais – libras. [S. l.]: Valer editora, 2008. p. 13

Publicado

22/12/2023

Como Citar

Kato de Paiva, S., & de Oliveira Barbosa, L. S. (2023). ANÁLISE DE MÉTODOS DE INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS NAS FACULDADES NA ÁREA DE PROGRAMAÇÃO: SUPERANDO BARREIRAS E PROMOVENDO A DIVERSIDADE. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124687. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4687