ANÁLISE DE MÉTODOS DE INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS NAS FACULDADES NA ÁREA DE PROGRAMAÇÃO: SUPERANDO BARREIRAS E PROMOVENDO A DIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4687Palavras-chave:
Educação inclusiva. Surdos na programação. Tradutores de Libras. Ferramentas inclusivas.Resumo
Neste estudo, exploramos os desafios enfrentados pelos programadores surdos na indústria da tecnologia, destacando a importância de sua inclusão e reconhecimento. Iniciamos com uma introdução que destaca a necessidade moral e estratégica de integrar talentos surdos na programação, ressaltando suas habilidades analíticas e criativas. O estudo discute a história da comunidade surda, abordando desde a marginalização histórica até os avanços na luta por direitos e reconhecimento cultural. Também explora a cultura e identidade surda, enfatizando a língua de sinais como parte crucial dessa identidade. No contexto educacional, o estudo analisa os desafios enfrentados pelos estudantes surdos, especialmente em salas de aula e universidades com o foco na área de programação. As barreiras incluem problemas de comunicação, acesso a recursos adaptados, falta de familiaridade dos educadores com a língua de sinais e deficiência de ferramentas tecnológicas. Além disso, são abordados os desafios enfrentados no contexto do ensino remoto durante a pandemia, ampliando a discussão sobre a adaptação necessária para garantir a continuidade educacional eficaz e equitativa para os alunos surdos. São apresentadas ferramentas e tecnologias de tradução e acessibilidade, como o VLibras e o APP MIDOAA, que visam facilitar o acesso ao conteúdo e promover a inclusão desses estudantes. Conclui-se que a conscientização sobre a história e os desafios dos surdos é fundamental para promover a inclusão. Destaca-se a importância de estratégias educacionais e tecnológicas para superar os obstáculos, enfatizando que a educação inclusiva não apenas beneficia os surdos, mas também enriquece o ambiente de aprendizado para todos.
Downloads
Referências
A&R APARELHOS AUDITIVOS. Entenda o que é a cultura surda e qual a sua importância! [S. l.]: A&R Aparelhos Auditivos, s. d. Disponível em: https://aeraparelhosauditivos.com.br/cultura-surda/. Acesso em: 08 out. 2023.
ALVES, Jessika Figuereido.; GOMES, Jacqueline Souza. Educação de pessoas surdas em tempos de pandemia: linguagem e relações de poder. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 6, n. Esp, p.325-338, jun./out. 2020. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/51903. Acesso em: 15 dez. 2023.
ARAÚJO, Marília do Socorro Oliveira; CARVALHO, Márcia Monteiro; DE SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira. Representações discursivas surdas no contexto do distanciamento social da pandemia da covid-19. Revista (Con) Textos Linguísticos, v. 15, n. 32, p. 88-108, 2021.
BEZERRA, Sabrina. Por que essa startup lançou curso de ti para pessoas surdas? [S. l.]: StartSe, s. d. Disponível em: https://www.startse.com/artigos/svwc-curso-de-programacao-para-surdos/. Acesso em: 08 out. 2023.
BRASIL. LEI 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e dá outras providências. Brasília, DF. Disponível em: L10436 (planalto.gov.br). Acesso em: 09 out. 2023.
CARNEIRO, M. L.; ANDRÉ, B. P.; ALVES, E. L. Inclusão e comunicação de alunos com deficiência auditiva na UENF. [S. l.]: Filologia, 2017. Disponível em: http://www.filologia.org.br/rph/ANO23/69supl/065.pdf. Acesso em: 30 nov. 2023.
COSTA, Gabriela. Comunicação entre professores e alunos surdos: a libras como ponte. [S. l.]: Diversa, 2017. Disponível em: https://diversa.org.br/artigos/comunicacao-entre-professores-e-alunos-surdos-libras-como-ponte/. Acesso em: 15 out. 2023.
CURY, Carlos Roberto Jamil; FERREIRA, Luiz Antonio Miguel; FERREIRA, Luiz Gustavo Fabris; REZENDE, Ana Mayra Samuel da Silva. O Aluno com Deficiência e a Pandemia. [S. l.]: Instituto Fabris Ferreira, 2020. Disponível em: https://miguelferreira.com.br/2020/07/21/o-aluno-com-deficiencia-e-a-pandemia/. Acesso em: 15 dez. 2023.
DE SOUSA Sena, Lílian, Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, and Eliane Schlemmer. Recursos tecnológicos na educação bilíngue de estudantes surdos. Educação & Realidade, v. 48, p. 1-15, 2023.
FARIA, Maria. Estudantes se mobilizam para promover aulas de libras para todos. [S. l.]: Diversa, s. d. Disponível em: https://diversa.org.br/relatos-de-experiencias/estudantes-se-mobilizam-para-promover-aulas-de-libras-para-todos/. Acesso em: 08 out. 2023.
FILHO, Guido. Transforma. VLIBRAS: uma tecnologia livre e gratuita para inclusão digital de pessoas surdas. [S. l.]: Transforma, s. d. Disponível em: https://transforma.fbb.org.br/tecnologia-social/vlibras-uma-tecnologia-livre-e-gratuita-para-inclusao-digital-de-pessoas-surdas. Acesso em: 08 out. 2023.
GOMES, C. R.; Silva, J. P. da; Souza, R. de C. S. Educação inclusiva de estudantes surdos na universidade federal de sergipe. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 61–76, 2018. DOI: 10.35699/2237-5864.2018.2390. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2390. Acesso em: 30 nov. 2023.
MOREIRA, Alexandre; MORAIS, Isabela; QUEEN, Mariana. Por que falar sobre formação de surdos é falar de uma educação para todos. [S. l.]: Diversa, 2017. Disponível em: https://diversa.org.br/artigos/por-que-falar-sobre-formacao-de-surdos-e-falar-de-educacao-para-todos/. Acesso em: 08 out. 2023.
MOURÃO, Andreza B.; NETTO, José Francisco. MIDOAA: inclusive model of development of accessible learning objects. In: FIE 2018 - 48th Annual Frontiers In Education Conference, 2018, San Jose, California.
OKA, Mateus. cultura surda. Todo Estudo, 2014. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/sociologia/cultura-surda. Acesso em: 08 out. 2023.
OLIVEIRA, M.; NASCIMENTO, G.; LOPES, M.; SILVA, A.; DA COSTA, L. B.; AMARAL, J. Recomendações de ações e tecnologias para a acessibilidade de surdos em curso de programação a distância. In: Anais do Workshop de Informática na Escola, v. 24, p.459, 2018a.
PEREIRA, M.; VIEIRA, M. Bilinguismo educação de surdos. Revista Intercâmbio, v. 19, p. 62-67, 2009.
RIBEIRO, Sátila Souza, Theresinha Guimarães Miranda, and Teófilo Alves Galvão Filho. O surdo e a aprendizagem mediada por recursos tecnológicos na educação superior. Revista Educação Especial, v. 32, p. 1-19, 2019.
SANTOS, Amanda Roberta Raimundo; KUMADA, Kate Mamhy Oliveira. Impactos da pandemia e os desafios na educação de surdos. Revista Inclusão & Sociedade, 2022.
TERAN, Luciano, Fabiola Araújo, and Yomara Pires. ELIS: uma ferramenta inclusiva para o ensino de lógica de programação aos surdos. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola. SBC, 2019.
TREVISN, Patricia, Silva Rosana, Oliveira, Sebastião. Língua brasileira de sinais – libras. [S. l.]: Valer editora, 2008. p. 13
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.