EVASÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DO BRASIL: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA

Autores

  • Hadhy Hally Melo Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i8.5432

Palavras-chave:

Evasão, Ensino superior, Brasil

Resumo

A evasão é uma grande problemática para o ensino superior. Além de conhecer os fatores que contribuem para a perda de alunos, necessita-se também do conhecimento de dados e índices que quantifiquem a evasão. Além disso, a falta de consenso sobre como calcular os índices de alunos evadidos dificulta a implementação de políticas públicas eficazes para diminuir esse problema. Após um levantamento bibliográfico, este estudo calculou a evasão no ensino superior brasileiro no período de 2016 a 2020, utilizando dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) que são disponibilizados anualmente por meio das Sinopses Estatísticas do Ensino Superior (SEES). A análise se concentrou nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, calculando índices de evasão do Brasil, de regiões e estados brasileiros. A metodologia aplicada utilizou uma fórmula adaptada para calcular a evasão e analisar os dados disponíveis, demonstrando a necessidade de abordagens mais específicas e estudos quantitativos para compreender as particularidades regionais e formular estratégias eficazes de redução da evasão no ensino superior brasileiro. Os resultados revelaram uma média nacional de evasão anual de 17,19%, com variações significativas entre regiões. As regiões Norte, Sul e Centro-oeste apresentaram índices acima da média nacional. Por outro lado, o Nordeste e o Sudeste tiveram índices abaixo da média.

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Biografia do Autor

  • Hadhy Hally Melo Gonçalves

    IFsertãoPE campus Ouricuri.

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Publicado

15/08/2024

Como Citar

EVASÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DO BRASIL: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA. (2024). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(8), e585432. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i8.5432