SUBINDO AO CONVENTO: O DISCURSO MIDIÁTICO DOS PRESBÍTEROS DA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA-ES NAS FESTAS DE NOSSA SENHORA COMO PROPAGADOR DA EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL NA PERSPECTIVA CATÓLICA
Resumo
Frente ao crescimento do número de programas de conteúdos religiosos transmitidos pelos diversos meios de comunicação social existentes hoje, está o desafio de um discurso bem elaborado que contemple o conteúdo e a forma, ambos ancorados no contexto teológico, na espiritualidade católica e na investigação acerca das temáticas que comporão o discurso a ser preparado pelo emissor, bem como na técnica interpretativa e na teatralização do conteúdo, por isso eles exploram a produção como forma de atrair a atenção do expectador. Como supõe-se que as pessoas que assistem às transmissões das missas buscam uma espiritualidade que precisa ser desenvolvida, essa investigação pretende avaliar as técnicas e a linguagem religiosa midiática do discurso espetacular dos padres da Igreja Católica Apostólica Romana de Vitória-ES, verificando em que medida essas técnicas e linguagens midiáticas favorecem a transmissão da espiritualidade numa perspectiva católica. O trabalho em tela é um estudo de caso amparado em pesquisa bibliográfica e coleta de dados audiovisuais para referenciar os dados. Entende-se que a linguagem espetacular funciona como um sistema de comunicação carregado de saberes e de acordo com cada grupo social, tanto na forma quanto no conteúdo, por isso a expressão da espiritualidade católica do emissor, poderá ser espetacularizada, seja pelo jogo de câmeras, pela entonação da fala ou pelo jogo de luzes, entre outros, neste sentido o espetáculo se ocupa de dar significado à espiritualidade.
Referências
AMOSSY, Ruth. Da Noção Retórica de Ethos à Análise do Discurso. In: AMOSSY, Ruth. Imagens de si na análise do discurso: a construção do ethos. São Paulo: Editora Contexto, 2005.
AMOSSY, Ruth. O Ethos na Intersecção das Disciplinas: retórica, pragmática, sociologia dos campos. In: AMOSSY, Ruth. Imagens de si na análise do discurso: a construção do ethos. São Paulo: Editora Contexto, 2005.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BELTRAMI, Mons. Arnaldo. Como Falar com os Meios de Comunicação da Igreja: Vicariato da Comunicação – Arquidiocese de São Paulo. Petrópolis: Vozes, 1996.
BERGE, Christa. Tensão entre os campos religioso e midiático. In: MELO, José Marques et al (Orgs). Mídia e religião na sociedade do espetáculo. São Bernardo do Campo: Metodista, 2007.
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. São Paulo: eBooksBrasil.com, 2003.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. 13. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas: uma arqueologia das ciências. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
GREGOLIN, Maria do Rosário Valenise. O Acontecimento Discursivo na Mídia: metáfora de uma breve história do tempo. In: GREGOLIN, Maria do Rosário (Org). Discurso e Mídia: a cultura do espetáculo. São Carlos: Claraluz, 2003.
MELO, José Marques. Para uma Leitura Crítica da Comunicação. São Paulo: Paulinas, 1985.
NOGUEIRA, Paulo Augusto de Souza. Religião e Linguagem: proposta de articulação de um campo complexo. Horizonte, Belo Horizonte, v. 14, n. 42, p. 240-261, abr./jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2175-5841.2016v14n42p240
NUNES, Mônica Rebecca Ferrari. O mito no rádio: a voz e os signos de renovação Periódica. São Paulo: Annablume, 1993.
RAMOS, Luiz Carlos Ramos. A pregação na idade mídia: os desafios da Sociedade do Espetáculo para a Prática Homilética Contemporânea. 2005. 280f. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) – Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2005.
USARSKI, Frank. A Geografia da Religião. In: USARSK, Frank (Org). O Espectro Disciplinar da Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas, 2007.
