O IMPACTO DO TREINAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ANGOLANA, CASO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR NA PROVÍNCIA DO ZAIRE ENTRE 2011/2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i12.7053

Palavras-chave:

Treinamento, Desenvolvimento, Capital Humano

Resumo

O Impacto do Treinamento para o Desenvolvimento do Capital Humano nas Organizações é um processo que vem acontecendo no mundo contemporâneo, em busca de uma nova gestão pública que procure prestar serviços ao cidadão com qualidade, eficiência e eficácia. Dentro desse prisma, o estudo sobre a importância da formação das pessoas dentro das organizações públicas apresenta uma preocupação gerencial. Para enfrentar os desafios do novo milénio, as organizações terão de pensar mais no treinamento de pessoas e, sobretudo, preocupar-se em criar políticas de gestão de colaboradores para o cumprimento dos objectivos da organização, bem como pessoais, porque a formação do homem pode resultar em lucro e na produção, desde que existam políticas e práticas que privilegiem o ser humano. Este trabalho teve como objectivo determinar os modelos dinâmicos acerca do processo de mudanças no capital humano, que influenciam o desempenho e a inovação organizacional, por meio da retenção e do treinamento do capital humano existente. Assim, estabelecemos estratégias de gestão de recursos humanos, investindo no treinamento do capital humano para o desenvolvimento das organizações. Para o presente trabalho, foram aplicados diversos métodos e técnicas que contribuíram para analisar e fundamentar os factos nele existentes. Por fim, apresentamos um conjunto de propostas e acções que intervêm no processo de treinamento como medida produtiva e de desempenho humano, que “contagia” as mudanças na instituição em estudo e gera um novo ciclo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Afonso Fernandes Júnior
    Mestre em Gestão, na Especialidade de Administração e Finanças pela Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto. Licenciatura no curso de Ciências Económicas, em Gestão de Empresas pela Escola Superior Politécnica do Zaire Região Académica III. Docente no Instituto Superior Politécnico Privado do Zaire (ISPPZ).  

     

Referências

ALIS, D.; HORTS; C.-H.; CHEVALIER, F.; FABI, B.; PERETTI, J.-M. Gestãos dos Recursos Humanos: Uma Abordagem Internacional. Lisboa: Edições Piaget, 2012.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: edições 70, 1995.

CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

GIL, A. C. Como elaborar projectos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Editora Atlas , 1994.

GOMES, D. Motivação no Trabalho. In: ______ (Coord.) Psicologia das Organizações - do Trabalho e dos Recursos Humanos. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2004.

GOMES, F. P.; ARAUJO, R. M. D. Pesquisa Quanti-qualitativa em Administração: Uma visão holística do objeto em estudo. Seminários em Administração, v. 8, 2005.

LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. D. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Editora Atlas, 2003.

LEITE, Paula Almeida Ribeiro; LOTT, Tereza Cristina Carneiro. Treinamento e desenvolvimento organizacional, uma ferramenta nas empresas actuais. Viçora: [s. n.], 2013.

LIMA, A. N. A. A. Um Estudo Sobre a Importância do Uso das Ferramentas de Controle Gerencial nas Micro, Pequenas e Médias Empresas Industriais no Município de São Caetano do Sul. Revista da Micro e Pequena Empresa, São Caetano do Sul, 2008.

MARCONI, M. A.; LAKATOS. E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1996.

MAROCO, J. Análise Estatística com Utilização do SPSS. 3. Ed. Lisboa: Edições Lisboa, 2007.

MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing: Metodologia, Planeamento. São Paulo: Editora Atlas, 1997.

RAMOS, S. T. C. E. N. Metodologia de Investigação Científica. Lobito, Angola: Escolar Editora, 2014.

RAMPAZZO, L. Metodologia de Investigação Científica, para os Alunos de Graduação e Pós-graduação. São Paulo: Editora Loyola, 2002.

RAUEN, F. J. Elementos de Iniciação à Pesquisa. Rio de Sul: Nova era: [s. n.], 1999.

ROESCH, S. M. A. Projecto de Estágio e de Pesquisa em Administração: Guias para Estágios, Trabalhos de Conclusão, Dissertações e Estudo de Caso. 2 ed. São Paulo: Editora Atlas, 1999.

SANTOS, A. J. R. Gestão Estratégica: Conceitos, Modelos e Instrumentos. Lisboa: Escolar Editora, 2008.

SILVA, A. C. R. Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade. São Paulo, Brasil: Editora Atlas, 2008.

SILVA, A. C. R. Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade. São Paulo, Brasil: Editora Atlas S. A, 2008.

SILVA, E. A. O Burocrático e o Político na Administração Universitária: Continuidades e rupturas na gestão dos recursos humanos docentes na Universidade Agostinho Neto (Angola). Braga: [s. n.], 2004.

SILVEIRA, D. T. A Pesquisa Científica - Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: UFRGS: Unidade 2, 2009.

VERA, M. Metodologia de Investigação em Educação. Luanda: ISCED, 2006.

VERGARA, S. C. Projectos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2000.

Downloads

Publicado

12/12/2025

Como Citar

O IMPACTO DO TREINAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ANGOLANA, CASO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR NA PROVÍNCIA DO ZAIRE ENTRE 2011/2021. (2025). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(12), e6127053. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i12.7053