A ARTE MURAL NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DO SOYO COMO FERRAMENTA PARA PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA LOCAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i12.7068Palavras-chave:
Arte mural, História local , BasolongoResumo
O presente artigo busca refletir como a arte mural pode ser utilizada nas escolas primárias do Soyo, em Angola, como ferramenta educativa e de preservação da história local, contribuindo para o fortalecimento da identidade e da consciência histórica das novas gerações. Este estudo tem uma abordagem mista qualitativa e quantitativa. A pesquisa foi realizada em quatro escolas do município do Soyo que lecionam o ensino primário, selecionadas por apresentarem experiências iniciais com murais; a saber: Complexo Escolar Nº2; Escola Primária Nº8, Complexo Escolar Nº20-Pungo e Colégio Martevângela. Para a consecução dos objetivos específicos, foram utilizados métodos do nível teórico que incluíram Análise-síntese e Modelação, método do nível empírico com Observação, Entrevistas não estruturadas e Questionários e método do nível estatístico-matemático com Análise percentual. Atualmente a arte mural nas escolas primárias do município do Soyo não apresenta a história local (história dos Basolongo), e há necessidade de se difundir a história nesses ambientes. As estratégias apresentadas neste estudo poderão contribuir para a inclusão da história local na arte mural nas escolas primárias do Soyo.
Downloads
Referências
AMARAL, Selene Seragiotto. Mural: a arte para o povo? São Paulo: Universidade de São Paulo, 1990.
ANREUS, Alejandro; GREELEY, Robin; FOLGARAIT, Leonard (orgs.). Mexican Muralism: a Critical History. Berkeley: University of California Press, 2012. DOI: https://doi.org/10.1525/9780520352582
FANON, Frantz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de (Coord.). Dicionário de História. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GOLDMAN, Shifra. Dimensions of the Americas: Art and Social Change in Latin America. Chicago: University of Chicago Press, 1994.
GOUBERT, Pierre. História Local. Revista Arrabaldes: por uma história democrática, Rio de Janeiro, n. 1, maio/ago. 1988.
GUEVARA, Che. Apuntes críticos a la Economía Política. Habana: Centro de Estudios Che Guevara: Ocean Sur, 2006.
HORN, Geraldo Balduino; GERMINARI, Geyso Dongley. Ensino de história e seu currículo: teoria e método. Petropólis/RJ: Vozes, 2010.
KI-ZERBO, Joseph. Histoire de LˈAfrique Noire: dˈhier à demain. Paris: Hatier, 1972.
LOWI, Michael. (Org.). Revoluções. São Paulo: Boitempo, 2009.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARTIN, Gabriela. Pré-história do nordeste do Brasil. Recife: UFPE, 1997.
NEVES, Ana Maria Bergamin. História – Interações: raízes históricas brasileiras. São Paulo: Blucher, 2012.
OGBECHIE, Sylvester Okwunodu. Making history: African collectors and the canon of African art. Seattle: University of Washington Press, 2011.
OMAR, Denisse Kátia Soares. A importância da valorização da história local no ensino de história em Moçambique. Revista Especialidade, v. 18. n.1, p. 38-51, 2022. DOI: https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26346
RUBBI, Cristiane; MAKOWIECKY, Sandra. A Arte Muralista: um breve tour. DAPesquisa, Florianópolis, v. 15, p. 01 27, jan. 2020. DOI: 10.5965/18083129152020e0002. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/339184663_A_Arte_Muralista_um_breve_tour/fulltext/5e43754192851c7f7f30c19c/A Arte Muralista um breve tour.pdf. Acesso em: 30 out. 2025. DOI: https://doi.org/10.5965/18083129152020e0002
TEIXEIRA, Felipe Charbel. Uma construção de fatos e palavras: Cícero e a concepção retórica da históriz. Revista varia História, v. 24, n. 40, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-87752008000200014
WOLF, Norbert. Mural Art. Köln: Taschen, 1998.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.








