TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS E O PAPEL DO PROFESSOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i9.6683

Palavras-chave:

Tendências educacionais. Formação contínua. Inclusão. Tecnologias assistivas.

Resumo

Este trabalho visa explorar as tendências educacionais contemporâneas e a evolução do papel do professor no contexto de um cenário educacional em constante mudança. A pesquisa busca identificar como as novas abordagens pedagógicas impactam a prática docente e a aprendizagem dos alunos. As tendências educacionais atuais, como a personalização da aprendizagem, o uso de tecnologias digitais e a aprendizagem colaborativa, estão redefinindo o ambiente escolar. Nesse contexto, o papel do professor se transforma, passando de um mero transmissor de conhecimento para um facilitador do processo de aprendizagem, que deve ser capaz de adaptar suas estratégias para atender às necessidades diversificadas dos alunos. A pesquisa adota uma abordagem bibliográfica, analisando obras de autores renomados na área da educação e documentos oficiais sobre práticas pedagógicas. Serão revisadas as teorias que fundamentam as tendências educacionais e as implicações para o papel do professor, considerando as mudanças sociais e tecnológicas. As tendências educacionais atuais exigem que os professores adotem uma postura mais flexível e colaborativa, integrando tecnologias e metodologias ativas em suas práticas. Conclui-se que para que essa transformação ocorra de forma eficaz, é fundamental que os docentes busquem formação contínua e estejam abertos a inovações. O papel do professor, portanto, é central na criação de um ambiente de aprendizagem dinâmico e inclusivo, capaz de preparar os alunos para os desafios do século XXI.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elquimar Araújo Brasil

    Mestre em Educação pela Universidad Europea del Atlántico, com especialização em Formação de Professores. Especialista em Docência do Ensino Superior. Especialista em Metodologia do Ensino de Artes. Graduado em Artes Visuais, pela Universidade Federal do Amazonas. Graduado em História, pelo Centro Universitário UNIFAEL. Professor de História, na Escola Estadual Educandário Santa Rita. Experiência profissional no Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais; no Ensino Médio, atuando na educação básica. SEDUC AM.

  • Daiane Oliveira da Silva

    Licenciada em Educação Física, pela Universidade Federal do Amazonas. Professora temporária pela Secretaria Municipal de Educação do Município de Lábrea. SEMEC Lábrea.

Referências

BEHAR, A. Aprendizagem ativa e colaboração em ambientes educacionais contemporâneos. São Paulo: Editora Educação Moderna, 2021.

MORAN, J. M. Metodologias de ensino e personalização da aprendizagem: desafios e oportunidades. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2020.

OLIVEIRA, P. L. Educação socioemocional e desenvolvimento integral dos alunos. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2022.

SILVA, R. F. Tecnologias digitais e práticas pedagógicas inclusivas. 2. ed. Brasília: Editora do Conhecimento, 2023.

Downloads

Publicado

11/09/2025

Como Citar

TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS E O PAPEL DO PROFESSOR. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(9), e696683. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i9.6683