TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS E O PAPEL DO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i9.6683Palavras-chave:
Tendências educacionais. Formação contínua. Inclusão. Tecnologias assistivas.Resumo
Este trabalho visa explorar as tendências educacionais contemporâneas e a evolução do papel do professor no contexto de um cenário educacional em constante mudança. A pesquisa busca identificar como as novas abordagens pedagógicas impactam a prática docente e a aprendizagem dos alunos. As tendências educacionais atuais, como a personalização da aprendizagem, o uso de tecnologias digitais e a aprendizagem colaborativa, estão redefinindo o ambiente escolar. Nesse contexto, o papel do professor se transforma, passando de um mero transmissor de conhecimento para um facilitador do processo de aprendizagem, que deve ser capaz de adaptar suas estratégias para atender às necessidades diversificadas dos alunos. A pesquisa adota uma abordagem bibliográfica, analisando obras de autores renomados na área da educação e documentos oficiais sobre práticas pedagógicas. Serão revisadas as teorias que fundamentam as tendências educacionais e as implicações para o papel do professor, considerando as mudanças sociais e tecnológicas. As tendências educacionais atuais exigem que os professores adotem uma postura mais flexível e colaborativa, integrando tecnologias e metodologias ativas em suas práticas. Conclui-se que para que essa transformação ocorra de forma eficaz, é fundamental que os docentes busquem formação contínua e estejam abertos a inovações. O papel do professor, portanto, é central na criação de um ambiente de aprendizagem dinâmico e inclusivo, capaz de preparar os alunos para os desafios do século XXI.
Downloads
Referências
BEHAR, A. Aprendizagem ativa e colaboração em ambientes educacionais contemporâneos. São Paulo: Editora Educação Moderna, 2021.
MORAN, J. M. Metodologias de ensino e personalização da aprendizagem: desafios e oportunidades. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2020.
OLIVEIRA, P. L. Educação socioemocional e desenvolvimento integral dos alunos. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2022.
SILVA, R. F. Tecnologias digitais e práticas pedagógicas inclusivas. 2. ed. Brasília: Editora do Conhecimento, 2023.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.