"IF SHOW DA QUÍMICA": APRENDIZAGEM, CURIOSIDADE E POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Rodrigo Ribeiro Araújo IFNMG Campus Almenara
  • Ednilton Moreira Gama IFNMG Campus Almenara
  • Roberta Pereira Matos IFNMG Campus Almenara
  • Gessimar Nunes Camelogessimar IFNMG Campus Almenara
  • Isa Kelly Rodrigues Portugal IFNMG Campus Almenara
  • Camila Santos Costa IFNMG Campus Almenara
  • Sumaia da Silva Laurindo IFNMG Campus Almenara

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v7i1.7115

Palavras-chave:

Metodologia ativa. Popularização da ciência. Ensino lúdico.

Resumo

O IF Show da Química, desenvolvido no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Almenara, surge como uma proposta inovadora para o ensino da Química, visando superar a desmotivação e as dificuldades de aprendizagem comuns nas práticas tradicionais. Utilizando metodologias ativas e experimentação lúdica, o projeto aproxima o conteúdo científico da realidade dos estudantes, tornando o aprendizado mais significativo e atraente através de experimentos interativos, como a “Pasta de Dente de Elefante”, “Camaleão Químico”, “Fogo Químico”, "Sopro Mágico” e “Água Furiosa”. O Show da Química, portanto, estimula a curiosidade e o engajamento dos alunos, facilitando a compreensão dos conceitos químicos de forma concreta e contextualizada por meio de uma construção ativa do conhecimento e, assim, promovendo o pensamento crítico. Os resultados indicam que a iniciativa não apenas amplia o acesso à experimentação científica em escolas com recursos limitados, mas também fortalece a relação entre teoria e prática, tornando o ensino mais dinâmico e inclusivo. Contudo, para que o interesse inicial se converta em aprendizado efetivo, destaca-se a necessidade de uma mediação pedagógica contínua, com professores atuando como facilitadores do processo educativo. Dessa forma, o “Show da Química” consolidando-se como uma intervenção pedagógica relevante, que contribui para a popularização da ciência, democratiza o ensino experimental e fomenta a formação de cidadãos críticos e conscientes do papel transformador da ciência na sociedade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Ribeiro Araújo, IFNMG Campus Almenara

    Discente do curso Bacharelado em Engenharia Agronômica do IFNMG - Campus Almenara.

  • Ednilton Moreira Gama, IFNMG Campus Almenara

    Doutor em Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Química Analítica pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Possui Licenciatura em Química pela Universidades Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB; Professor e especialista em ensino de Química atuando no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e bolsista de produtividade em pesquisa do IFNMG.

  • Roberta Pereira Matos, IFNMG Campus Almenara

    Doutora em Ciências Química (UFMG), Mestre em Química Analítica (UESB), Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (IFNMG), Licenciada em Química (UESB). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Almenara. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT no IFNMG - Polo Montes Claros. 

  • Gessimar Nunes Camelogessimar, IFNMG Campus Almenara

    Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (PEBTT) do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Almenara. Graduado em Agronomia pela Universidade Vale do Rio Doce. Mestre e Doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Pós-doutorado/PNPD/CAPES em Sementes, pelo Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde. Atual coordenador da Coordenadoria de extensão e Cultura do IFNMG - Campus Almenara.

  • Isa Kelly Rodrigues Portugal, IFNMG Campus Almenara

    Discente do curso Bacharelado em Engenharia Agronômica do IFNMG - Campus Almenara.

  • Camila Santos Costa, IFNMG Campus Almenara

    Discente do curso Bacharelado em Engenharia Agronômica do IFNMG - Campus Almenara.

  • Sumaia da Silva Laurindo, IFNMG Campus Almenara

    Graduada em Química - Bacharelado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.  Técnica de laboratório do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Possui experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica.

Referências

ELGUESABAL, Raquel da Silva. Uma sequência didática para o ensino de soluções. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Química, Porto Alegre, 2021.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GOMES, Pedro Henrique Silva; COSTA, Francisco Ernandes Matos. Dificuldades no ensino-aprendizagem de Química: estudo de caso no 2º ano do ensino médio. Conexões – Ciência e Tecnologia, Fortaleza, v. 16, p. 1–9, e022012, 2021.

GUIMARÃES, Renan Sota; FREIRE, Leila Inês Follmann. A presença da química em peças de teatro científico no evento Ciência em Cena. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 3, Serrinha, BA, 2023. ISSN 2527-0915.

JESUS, Honerio Coutinho de. Show de química: aprendendo química de forma lúdica e experimental. 2. ed. Vitória: GSA, 2013. 300 p. ISBN: 978-85-8173-058-5.

LACERDA, Maria Cristina Itylane Fernandes de. Expoquímica das sensações: comunicação e divulgação científica para a sociedade. 2022. TCC (Curso de Química Licenciatura) - Universidade Federal de Alagoas, Instituto de Química e Biotecnologia, Maceió, 2022.

MELO, Kyedja Sandy Guimarães; SILVA, Nilcielle Nascimento; MENEZES, Kaio Everton Sena Paula de; SILVA, Raíssa Manuella de Melo; FIGUEIRÊDO, Gesivaldo Jesus Alves de. Show da Química: uma atividade experimental para compreensão de conceitos científicos e despertar curiosidades. In: X INTERP–DVLT – Congresso Internacional Interdisciplinar em Desenvolvimento e Tecnologia, 2021.

NETO, Isolfi Vieira; LEAL, Edvalda Araújo. Metodologias ativas e a aprendizagem significativa: um estudo com alunos da disciplina Análise de Custos. In: USP International Conference in Accounting, São Paulo, 2020.

NEVES, Luís Henrique Pereira; LANDIM, Lucas Britto. Show da Química: a prática no ensino de Química como meio de aprendizado para alunos sem acesso a laboratórios. Cadernos de Metodologia e Ensino de Química, Serrinha, BA, v. 9, n. 3, 2024. ISSN 2525-6580.

OSTI, Andréia; BRENELLI, Rosely Palermo. Sentimentos de quem fracassa na escola: análise das representações de alunos com dificuldades de aprendizagem. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 18, n. 3, p. 417-426, set./dez. 2013.

RAMOS, E. S.; SANTOS, F. A. C.; LABURÚ, C. E. O uso da ludicidade como ferramenta para o Ensino de Química Orgânica: o que pensam os alunos. ACTIO: Docência em Ciências, v. 2, n. 2, p. 119-136, 2017.

ROCHA, Joselayne Silva; VASCONCELOS, Tatiana Cristina. Dificuldades de aprendizagem no ensino de Química: algumas reflexões. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA. Florianópolis: ED/SBQ; QMC/UFSC, 2016.

SANTOS, Gislaine Flávia dos. Metodologias ativas como processo de aprendizagem significativa no ensino básico. 2020. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.

SILVA, Rosineide Nascimento da; IDALINO, Rosane Karine Tavares; SILVA, Janimara Marques da. A experimentação como estratégia didática no ensino de Ciências com alunos do ensino fundamental. Diversitas Journal, Santana do Ipanema, v. 8, n. 2, p. 1063–1073, abr./jun. 2023. ISSN 2525-5215

SILVA, Vinícius Gomes da. A importância da experimentação no ensino de Química e Ciências. Bauru: Universidade Estadual Paulista – UNESP. 2016.

SOUZA, José Marcos de Lemos; ADORNI, Dulcinéia da Silva. Desafios e estratégias no ensino de Química: percepções de estudantes do ensino médio. Revista Research, Society and Development, 2024. DOI: https://doi.org/10.37885/240516761.

TAHA, Marli Spat; LOPES, Cátia Silene Carrazoni; SOARES, Emerson de Lima; FOLMER, Vanderlei. Experimentação como ferramenta pedagógica para o ensino de Ciências. Experiências em Ensino de Ciências, v. 11, n. 1, p. 138–142, 2016.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Show da Química. Ponta Grossa, PR: Setor de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Química, 2018. 40 p. Disponível em: https://www2.uepg.br/pet-quimica/wp-content/uploads/sites/42/2020/02/Apostila-Show-da-Qu%C3%ADmica.pdf. Acesso em: 5 nov. 2025.

ZÃO, Julia Maria Rezende. Construção de uma proposta para o ensino de Química pautada na problematização e na reflexão sobre o papel da experimentação. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Seropédica, 2017.

Downloads

Publicado

27/12/2025

Como Citar

"IF SHOW DA QUÍMICA": APRENDIZAGEM, CURIOSIDADE E POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 7(1), e717115. https://doi.org/10.47820/recima21.v7i1.7115