INSTRUMENTAÇÃO ELECTRÓNICA E MEDIDAS
Resumo
Na resolução de problemas de engenharia, teoria e experimentação se complementam. O método experimental requer uso intensivo de instrumentos. Assim, é necessário que o engenheiro conheça as técnicas de medição, os instrumentos, a forma adequada de aplicá-los em seus aparatos experimentais e técnicas de processamento dos dados obtidos. Além disso, para construir o aparato experimental e realizar um experimento de forma eficiente o engenheiro deve conhecer os princípios básicos de funcionamento de uma larga gama de instrumentos. Os sensores serão o tema principal deste trabalho, pós eles estão presentes diariamente quando entramos num banco e são detectados metais; em carros com sensores para estacionamento e em diversas máquinas empregadas na indústria.
Referências
BEGA, Egídio Alberto. Instrumentação industrial. Rio de Janeiro: Interciência, [s.d.]. ISBN 8571931372.
BEGA, Egídio Alberto. Instrumentação aplicada ao controle de caldeiras. 3. ed. Rio de Janeiro: Interciência, [s.d.]. ISBN 85-7193-085-6.
BALBINOT, Alexandre. Instrumentação e fundamentos de medidas. v. 1. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, [s.d.]. ISBN 85-216-1496-9.
BALBINOT, Alexandre. Instrumentação e fundamentos de medidas. v. 2. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, [s.d.]. ISBN 978-85-216-1563-7.
BOLTON, W. Instrumentação e controle. São Paulo: Hemus, [s.d.].
DALLY, J. W.; RILEY, W. F.; McCONNELL, K. G. Instrumentation for engineering measurements. 2. ed. Singapore: John Wiley, 1993.
DELMÉE, Gérard Jean. Manual de medição de vazão. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2003. ISBN 978-85-212-0321-6.
FOWLER, K. R. Electronic instrument design: architecting for the life cycle. Oxford: Oxford Press, 1996.
HELFRICK, A. D.; COOPER, W. D. Instrumentação eletrônica moderna e técnicas de medição. São Paulo: Prentice Hall, 1994.
INMETRO. Guia para a expressão da incerteza de medição. Rio de Janeiro: ABNT/INMETRO/SBM, 1998.
LIRA, F. A. Metrologia na indústria. São Paulo: Érica, 2001.
SCHNELL, L. Technology of electrical measurements. New York: John Wiley, 1993.
SIGHIERI, L.; NISHINARI, A. Controle automático de processos industriais: instrumentação. São Paulo: Edgard Blücher, [s.d.].
THOMAZINI, Daniel. Sensores industriais: fundamentos e aplicações. São Paulo: Érica, [s.d.]. ISBN 978-85-365-0071-3.
WERNECK, M. M. Transdutores e interfaces. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, [s.d.].
