ANÁLISE DA ECONOMIA DO BRASIL – COMPREENDENDO O PASSADO PARA ENTENDER OS DIAS ATUAIS

Autores

  • Márcio Magera Conceição CFE - UNIVERSIDADE DE COIMBRA https://orcid.org/0000-0001-6477-4580
  • Joelma Telesi Pacheco Conceição
  • Noêmia Lazzareschi
  • Marcelo Dourado Sales
  • Maurício Lamano Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i3.178

Palavras-chave:

Economia, Colônia, Corrupção, Déficit público, Inflação, Subdesenvolvimento, Política

Resumo

Este artigo descreve a trajetória política, econômica e social do Brasil colônia até o século XXI. Não existe aqui a pretensão de entrar nos detalhes, apenas ressaltar os fatos históricos e econômicos importantes para o leitor compreender dentro do contexto da época, as ações tomadas pelos agentes políticos e sociais que levaram ao quadro socioeconômico dos dias atuais. Apresentando seus ciclos econômicos e a geopolítica adotada pelos portugueses, durante quase quatro séculos de domínio, colocará recursos adequados para a compreensão das reais condições e o contexto da época para o retrato atual do Brasil. O fato de, ainda no século XXI, o Brasil não ter encontrado seu caminho ao desenvolvimento sustentável, tem relação intrínseca com seu passado e o comportamento de suas elites. O déficit público chegando a 90% do PIB, levará o Brasil a ter que lidar com taxas de juros em alta e inflação a médio prazo. Estas questões, mais a antecipação do debate das eleições de 2022, tem levado o país a consumir suas reservas internacionais para manter o câmbio e a tomar medidas restritivas ao seu desenvolvimento. Não haverá saída, sem um ajuste nas contas públicas, com cortes de até 20% dos gastos correntes e a diminuição do tamanho do Estado brasileiro e isto, passa pela aprovação do Congresso Nacional. Este mesmo Congresso representado por uma elite carcomida, cujo objetivos são individuais e não republicanos. A nação brasileira ainda não se encontrou com o século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Magera Conceição , CFE - UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Economista pela PUC- Campinas. MBA de Marketing pela ESAMC, Sorocaba. Mestrado em Administração pela UNG - Guarulhos. Mestrado em Sociologia pela PUC - São Paulo. Doutor em Sociologia pela PUC - São Paulo. Doutor em Filosofia da Administração pela FCU – EUA, diploma Reconhecido no Brasil pela Universidade UNAMA, Pará. Pós Doutor Unicamp - Campinas. Pós Doutor FCU - EUA. Pós Doutor Universidade de Coimbra- Portugal. Jornalista e Escritor. Avaliador do MEC/INEP, há 16 anos. Pró Reitor da Universidade de Guarulhos, SP. Pesquisador do grupo de cientistas da Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, Portugal. Pesquisador da Universidade Paulista, UNIP. Professor do programa de mestrado Geoambiental da Universidade Guarulhos. Editor chefe da RECIMA21. 

Joelma Telesi Pacheco Conceição

Professora Universitária com mestrado em administração pela Faccamp. Mestranda em Geoambiental na Universidade Guarulhos.

Noêmia Lazzareschi

Bacharel e licenciada em
Ciências Sociais pela USP; Mestre em Ciências Sociais do Trabalho pelo
Institut Supérieur du Travail da Université Catholique de Louvain, Bélgica;
Doutora em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da
UNICAMP

Marcelo Dourado Sales

Professor universitário e tradutor com doutorado na FCU. 

Maurício Lamano Ferreira

Professor universitário com doutorado 

Publicado

29/04/2021

Como Citar

Magera Conceição , M., Telesi Pacheco Conceição , J., Lazzareschi, N., Dourado Sales , M., & Lamano Ferreira , M. . (2021). ANÁLISE DA ECONOMIA DO BRASIL – COMPREENDENDO O PASSADO PARA ENTENDER OS DIAS ATUAIS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(3), 364–373. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i3.178

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)