FORMAÇÃO DA CHUVA ÁCIDA: UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DA FUNÇÃO ÁCIDO EM QUÍMICA INORGÂNICA

Autores

  • Leandro José Dias Gonçalves de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.206

Palavras-chave:

Experimentation, Acid rain, Acids, Environment, Air pollution

Resumo

A chuva ácida é um fenômeno químico recorrente em grandes centros industriais e com tráfego intenso, capaz de alterar significativamente os ecossistemas e causar deterioração tanto em estruturas quanto em espécies vegetais. No entanto, é um ótimo tema para se introduzir o conceito de ácidos em química inorgânica e trabalhar de forma concomitante as questões ambientais. O presente estudo tem como objetivo descrever os resultados observados em uma aula da disciplina de química inorgânica realizada em uma escola técnica do Médio-Piracicaba, onde utilizou-se a experimentação como recurso para a introdução do conteúdo proposto. Os resultados permitiram confirmar que a experimentação baseada em uma questão do mundo real, pode contribuir para uma melhor contextualização e, também, permitir uma formação conceitual mais sólida. Além disso, trabalhar o tema proposto possibilitou a formação de opinião crítica e senso de responsabilidade ambiental dos estudantes. Após a aula, eles foram capazes de identificar a origem e formação da chuva ácida, bem como as principais reações envolvidas no processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro José Dias Gonçalves de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Química pela UNIUBE. Especialista em Ensino de Química e em Gestão Ambiental pela UCAM. Especialista em Educação em Ciências pela UFMG.

Downloads

Publicado

21/05/2021

Como Citar

de Oliveira, L. J. D. G. . (2021). FORMAÇÃO DA CHUVA ÁCIDA: UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DA FUNÇÃO ÁCIDO EM QUÍMICA INORGÂNICA . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(4), e24206. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.206