MEMÓRIA, AUTORREGULAÇÃO E AUTOEFICÁCIA NO DESEMPENHO DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Luís Antônio Monteiro Campos Universidade Católica de Petrópolis e PUC_Rio https://orcid.org/0000-0002-2707-5593
  • Luiz Fábio Domingos Universidade Católica de Petrópolis https://orcid.org/0000-0002-1339-6169
  • Cláudio Manoel Luiz de Santana Universidade Católica de Petrópolis
  • Cléia Zanatta Universidade Católica de Petrópolis
  • Elaine Machado Chagas
  • Henriette Barqueta Moreira de Lucena Universidade Católica de Petrópolis

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i3.230

Palavras-chave:

Memória, Autorregulação, Aprendizagem

Resumo

O presente artigo tem como propósito analisar as teorias da memória, autorregulação e autoeficácia, buscando relacioná-los no contexto dos estudos sobre metodologia do ensino. Trata-se de um ensaio no âmbito dos estudos de cognição social em interface com a metodologia do ensino, visando fornecer subsídios para melhor compreensão do funcionamento psíquico, em particular da relação entre memória e autorregulação de aprendizagem, objetivando favorecer o desempenho frente à aprendizagem na perspectiva da autoeficácia.  Deste modo, a memória ocupar-se-á por armazenar informações, obtidas do conhecimento, evocá-las e orientar o ser humano por uma consciente autorregulação, processo pelo qual desenvolverá habilidades cognitivas novas. A partir do reconhecimento da variedade de suas potencialidades como decorrência, a autoeficácia, tida como crença, aperfeiçoará e emitirá juízos no que diz respeito à qualificação de cada uma das capacidades cognitivas, devidamente consideradas, apresentando, portanto, uma total integração da pessoa, principalmente de suas capacidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Antônio Monteiro Campos, Universidade Católica de Petrópolis e PUC_Rio

Doutor em psicologia pela UFRJ, Coordenador do Mestrado em psicolocia na Universidade Católica de Petrópolis, Professor da PUC-Rio e da UNILASALLE

Downloads

Publicado

29/04/2021

Como Citar

Monteiro Campos, L. A., Domingos, L. F. ., Santana, C. M. L. de ., Zanatta, C. . ., Chagas, E. M., & Lucena, H. B. M. de . (2021). MEMÓRIA, AUTORREGULAÇÃO E AUTOEFICÁCIA NO DESEMPENHO DA APRENDIZAGEM . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(3), 457–475. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i3.230

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>