INTERVENÇÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFPE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.296

Palavras-chave:

autonomia, protagonismo, educação

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a experiência de elaboração de projeto de intervenção para a construção da autonomia responsável para o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco durante o período de estágio de planejamento de intervenção dentro da instituição. Observação de campo realizada em quarenta horas, análise dos documentos oficiais da instituição e entrevistas semi-estruturadas realizadas com educadores e técnicos do Colégio foram os instrumentos usados para levantamento de dados. Após este trabalho pudemos inferir que a autonomia responsável pressupõe, além da liberdade de ação já existente no Colégio, uma formação em valores que conscientizem os estudantes do que é ser responsável acerca do uso desta autonomia. Para contemplar esta demanda, foi elaborado um planejamento direcionado para essa Educação de Valores, teoricamente baseado principalmente nas ideias da educação interdimensional de Antônio Carlos Gomes da Costa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Cavalcante Santana

Concluinte na Graduação de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, interessada em investigar principalmente as temáticas ligadas ao Desenvolvimento de Carreira, à Psicologia Organizacional e do Trabalho e ao Futurismo.

Downloads

Publicado

01/06/2021

Como Citar

Cavalcante Santana, A., & D’Ávila Arruda, G. (2021). INTERVENÇÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFPE. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(5), e25296. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.296

Edição

Seção

ARTIGOS

Categorias