ESCOLAS DE GOVERNO E SEU PAPEL NO APERFEIÇOAMENTO DO DESEMPENHO DOS SERVIDORES PÚBLICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.350

Palavras-chave:

Escola públicas, Governo, o Papel das escolas do governo

Resumo

As escolas de governo são instituições que tem por objetivo fornecer capacitação para os servidores públicos, bem como o de profissionalização para cargos de carreira. Nesse interim, o presente artigo tem como objetivo dissertar sobre o papel das escolas de governo no aperfeiçoamento e capacitação de servidores públicos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e para fins descritivos, utilizando de autores encontrados por meio de buscas em bancos de dados digitais de publicações científicas, principalmente o Google Acadêmico e SciELO (Scientific Eletronic Library Online). Destaca-se as contribuições de Andrade (2012), Pacheco (2002), Fernandes (2015) e Aires et al. (2014).  Para o desenvolvimento deste artigo, que evidenciaram a importância das escolas de governo, atuando como ferramentas de aperfeiçoamento do funcionalismo público, ao promover a capacitação e o conhecimento desses profissionais. Assim, é possível concluir que as escolas de governo têm um papel fundamental no aperfeiçoamento do desempenho de servidores públicos, o que se reflete da melhoria dos serviços prestados à população e, consequentemente, aumenta da qualidade da Administração Pública. Sendo assim, pode-se concluir que as escolas de governo se configuram como um meio de corroborar para a formação dos servidores públicos, de maneira íntegra, objetivando a construção de sujeitos ativos e conscientes do seu papel na Administração Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Mello de Andrade, Sem instituição

Mestrando em Ciências Contábeis pela FUNDAÇÃO INSTITUTO CAPIXABA DE PESQUISAS EM CONTABILIDADE, ECONOMIA E FINANÇAS-FUCAPE, possui graduação em Gestão Pública pela Universidade Estácio de Sá, Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Estácio de Sá, Pós-graduação em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes e Pós-graduação em Contabilidade Pública pela Universidade Cândido Mendes. Tem experiência em Controladoria Pública, Orçamento Público, Licitações e Contratos Administrativos, ocupando diversos cargos na Administração Direta e Indireta de Municípios do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Membro da Comissão Permanente de Licitações / Equipe de Apoio de Pregão da SOMAR - Autarquia de Serviços de Obras de Maricá. Tem experiência na área de Administração e Finanças, com ênfase em Administração Pública.

Downloads

Publicado

14/06/2021

Como Citar

Mello de Andrade, A. (2021). ESCOLAS DE GOVERNO E SEU PAPEL NO APERFEIÇOAMENTO DO DESEMPENHO DOS SERVIDORES PÚBLICOS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(5), e25350. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.350