ACESSIBILIDADE URBANA À LUZ DA NBR 9050: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DA PRAÇA PÚBLICA DO BAIRRO MODELO – IJUÍ / RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.387

Palavras-chave:

Acessibilidade, urbana, NBR 9050

Resumo

A acessibilidade assegura aos sujeitos, portadores de deficiências ou não, o livre acesso e o uso de ambientes públicos com segurança e universalização. Por isso, sua aplicação e implementação deve ser instituída e assegurada em todos os ambientes, de forma especial e efetiva, nos espaços públicos. Através de uma pesquisa qualitativa, o objetivo do presente estudo é observar a importância da implementação da acessibilidade em espaços públicos, por meio da NBR 9050 (ABNT, 2020), através da análise da Praça Pública do Bairro Modelo em Ijuí / RS, haja vista, que tal espaço predomina um intenso fluxo de pessoas para diversos fins, como realização de atividades físicas, práticas esportivas, encontros, recreação, lazer, entretenimento, entre outros. Fica evidente que todos os espaços públicos devem garantir a inclusão integralmente, uma vez que, a inclusão reivindica a noção de pertencer, ocupar e vivenciar o lócus. Dessa forma, a acessibilidade urbana relaciona-se com a garantia de acesso à circulação, bem como, a disponibilidade de vivência e utilização de equipamentos e espaços para todos os indivíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tarcisio Dorn de Oliveira, UNIJUÍ

Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da Instituição de Ensino Superior Meridional (IMED / Passo Fundo - 2021) na área de Arquitetura, Urbanismo, Ensino e Aprendizagem. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ / Ijuí - 2019). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM / Santa Maria - 2011). Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ / Cruz Alta - 2009).

Augusto Mathias de Freitas , UNIJUÍ

Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Leonardo dos Santos Hochmuller , UNIJUÍ

Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Sabrina Schreiber Jesus, UNIJUÍ

Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Downloads

Publicado

02/07/2021

Como Citar

Oliveira, T. D. de, Freitas , A. M. de ., Hochmuller , L. dos S., & Jesus, S. S. . (2021). ACESSIBILIDADE URBANA À LUZ DA NBR 9050: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DA PRAÇA PÚBLICA DO BAIRRO MODELO – IJUÍ / RS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(6), e26387. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.387

Edição

Seção

ARTIGOS

Categorias