MONITORIA DINÂMICA: COMPARANDO OS MÉTODOS ATIVO E TRADICIONAL NA MONITORIA DA UNIDADE CURRICULAR DE ACÚSTICA E PSICOACÚSTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.395

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Modelos de Aprendizagem, Processo de Ensino-Aprendizagem, Eficiência do Ensino-Aprendizagem

Resumo

A educação enquanto meio principal para desenvolvimento de pessoas, deve necessariamente contemplar o desenvolvimento de múltiplas habilidades além de expor o discente como centro do processo de aprendizagem, o tornando um elemento ativo no cenário educacional. Visando o protagonismo discente, as metodologias ativas ganham cada vez mais espaço na educação, tendo em vista os resultados já apresentados, como a excelência acadêmica. Objetivando essa excelência, as universidades utilizam de programas de monitoria e tutoria os quais expõe o discente monitor/tutor a iniciação à docência e reforços acadêmicos para os discentes participantes das monitorias. Este estudo tem por objetivo comparar o efeito de metodologias em formato tradicional e ativo, utilizadas na monitoria da unidade curricular de Acústica e Psicoacústica. Metodologia: A pesquisa foi realizada com duas turmas de monitoria da unidade curricular de Acústica e Psicoacústica do curso de Fonoaudiologia de uma Instituição de Ensino Superior que participaram da monitoria nos períodos letivos de 2014.1 e 2018.1 com um total de 22 participantes. Resultados: Como resultados foi possível destacar na turma que utilizou metodologia tradicional um nível de insatisfação maior, quando comparada à turma que utilizou metodologias ativas de aprendizagem, além de melhores resultados de desempenho, recomendação, aprendizagem significativa, expectativas, desempenho dos monitores envolvidos e efetividade das técnicas e estratégias utilizadas, relatados pela turma exposta as metodologias ativas/ experienciais.

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Biografia do Autor

Hionara Nascimento Barboza, Universidade Federal da Paraíba

Fonoaudióloga, mestranda em Fonoaudiologia pelo Programa associado de Pós Graduação em Fonoaudiologia UFPB/UFRN/UNICISAL, desenvolvedora da Equipe Literacia de Inovação Tecnológica em Saúde- ELITS/UFPB.

Marine Raquel Diniz da Rosa, Universidade Federal da Paraíba

Fonoaudióloga, doutora em Farmacologia, professora Associada I do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba-UFPB e professora colaboradora da Equipe Literacia de Inovação Tecnológica em Saúde- ELITS/UFPB

Ana Loísa de Lima e Silva Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Fonoaudióloga, doutora em Ciências da Saúde, docente efetiva do departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba - UFPB e coordenadora da Equipe Literacia de Inovação Tecnológica em Saúde- ELITS/UFPB

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Publicado

06/07/2021

Como Citar

Ferreira, R. jonatha dos S., Barboza, H. N., Rosa, M. R. D. da ., & Araújo, A. L. de L. e S. . (2021). MONITORIA DINÂMICA: COMPARANDO OS MÉTODOS ATIVO E TRADICIONAL NA MONITORIA DA UNIDADE CURRICULAR DE ACÚSTICA E PSICOACÚSTICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(6), e26395. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.395

Edição

Seção

ARTIGOS

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