O CONCEITO DE PESSOA E A PERSPECTIVA EDUCACIONAL DE KAROL WOJTYLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.403

Palavras-chave:

Pessoa, Personalismo, Ser humano, Educação

Resumo

Considerando a pessoa humana como único ser capaz de se debruçar reflexivamente sobre a própria vida, o presente artigo procura conciliar a filosofia tradicional com alguns caminhos traçados no pensamento atual, principalmente o da vertente fenomenológica e responder ao questionamento: os constructos Wojtylianos sobre pessoa humana possui relevância capaz de ajudar a perspectiva educacional?  O presente artigo buscou evidenciar os fundamentos do pensamento de Karol Wojtyla, mostrando ser possível conhecer a amplitude humana através de seus atos, possibilitando o acesso à interioridade do ser humano. Desse modo, definiu-se como objetivo correlacionar o conceito antropológico, no âmbito dos estudos da Filosofia e Antropologia, evidenciando com base nestes estudos o contributo para Educação. Trata-se de uma análise descritiva, com revisão bibliográfica, apoiada nos diversos resultados, mostrando que se faz necessário a compreenção da pessoa humana em sua integralidade para que seja preconizado um modelo atualizado, íntegro e fidedigno de quem é o homem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Manoel Luiz de Santana, UCP

Possui graduação em Filosofia (2004) e Teologia (2010) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC- Rio; Também é graduado em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (2018). Possui Pós Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior pela Faculdade do Planalto Central (2015), Licenciatura em Filosofia pela Faculdade Católica de Anápolis(2015) e Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis(2020). É sacerdote (pároco) - Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Teologia e Psicologia, com ênfase em Clínica, Humanismo e Logoterapia. Temas: Autoconhecimento, Espiritualidade e Sentido de Vida.

Downloads

Publicado

03/07/2021

Como Citar

Santana, C. M. L. de, Domingos, L. F., & Garcia de Castro, C. P. . . (2021). O CONCEITO DE PESSOA E A PERSPECTIVA EDUCACIONAL DE KAROL WOJTYLA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(6), e26403. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.403

Edição

Seção

ARTIGOS

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)