CONTRIBUIÇÕES DA FENOMENOLOGIA PARA A PRÁTICA DA ENFERMAGEM NA SAÚDE DA MULHER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.468

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde da Mulher, Cuidados de Enfermagem, Pesquisa Qualitativa, Revisão

Resumo

Objetivou-se conhecer as contribuições dos estudos de abordagem fenomenológica, realizadas pela enfermagem à área de saúde da mulher. Trata-se de estudo de revisão narrativa, com busca realizada nas bases MEDLINE, LILACS, BDENF e SCOPUS, por meio da palavra-chave “phenomenology” e dos descritores “nursing” e “women’s health”, selecionando-se artigos nos idiomas Português, Inglês e Espanhol, publicados entre os anos de 2011 a 2020 e que apresentavam o referencial filosófico adotado na metodologia. Foram identificados 26 artigos. Os dados originaram as seguintes categorias temáticas: “A mulher em busca de cuidados assistenciais”; “A mulher e os sentimentos inerentes de suas vivências e experiências” e “O cuidado assistencial prestado pelo enfermeiro à mulher”. Conclui-se que os estudos fenomenológicos contribuem para a compreensão do indivíduo, mulher, prezando por suas singularidades e por todas as esferas que permeiam a sua vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Lopes Joaquim, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora e Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde pela Universidade Federal Fluminense. Professora do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Controle de Infecção em Assistência à Saúde da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

19/07/2021

Como Citar

Joaquim, F. L. (2021). CONTRIBUIÇÕES DA FENOMENOLOGIA PARA A PRÁTICA DA ENFERMAGEM NA SAÚDE DA MULHER. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(6), e26468. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.468

Edição

Seção

ARTIGOS

Categorias