APLICAÇÃO DO MÉTODO KANITZ PARA VERIFICAÇÃO DE SOLVÊNCIA NAS EMPRESAS OI S/A E TIM S/A.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i2.102

Palavras-chave:

Método Kanitz, Solvência, Análise financeira

Resumo

Analisar as demonstrações financeiras de uma empresa detalhadamente, melhora a percepção do gestor para a tomada decisões. Esta pesquisa revela uma ferramenta que auxilia nessa análise e tem como objetivo identificar o grau de solvência ou insolvência de empresas do setor de telecomunicação através do método de Kanitz. O termômetro de Kanitz foi criado a partir de dados e experimentos estatísticos avaliando empresas e sua performance, sendo utilizado como ferramenta de gestão financeira para analisar as empresas. Esta pesquisa se classifica como quali-quanti e neste trabalho serão utilizados dados das empresas Tim S/A e Oi S/A, duas das principais empresas do setor de telecomunicações do Brasil. Os dados serão inseridos nas formulas do método, que resultarão nas informações necessárias e por fim indicarão a posição que cada entidade se encontra, afim de gerar informações para que se possa fazer um gráfico para cada empresa, gerando assim informações para serem utilizados no acompanhamento e gestão das mesmas, guardando as particularidades de cada empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Petrus Fabiano Araújo de Oliveira

Mestre em Administração, pela Universidade da Amazônia (UNAMA), Contador do Escritório Contábil Oliveira Contabilidade; Professor Universitário.

Josy Hellen Azevedo Braga

Pós graduação em Contabilidade, Gestão Tributária e Auditoria ; e MBA em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria ambas pela Faculdade Estratego; Coordenadora de Departamento Contábil.

Milton Pinheiro de Almeida Netto

Bacharel em Ciências Contábeis - ESMAC

Mayla Rodrigues Barbosa Cunha

Bacharel em Ciências Contábeis - ESMAC

Downloads

Publicado

25/03/2021

Como Citar

Solano Reis, F. H., Araújo de Oliveira, P. F., Azevedo Braga, J. H., de Almeida Netto, M. P., & Barbosa Cunha, M. R. (2021). APLICAÇÃO DO MÉTODO KANITZ PARA VERIFICAÇÃO DE SOLVÊNCIA NAS EMPRESAS OI S/A E TIM S/A. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(2), 41–55. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i2.102