A INICIAÇÃO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PALHOÇA: TEMPO LABORAL X TEMPO PESSOAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i2.1038Palavras-chave:
1. Iniciação Docente; 2. Tempo Laboral; 3. Tempo Pessoal; e 4. Hora Atividade.Resumo
A pesquisa foi realizada pela desventura de uma iniciante docente, ao trabalhar excessivamente visando cumprir com a demanda trabalhista, na qual teve seu ingresso na área educacional por Processo Seletivo de Contratação de Professores Substitutos em Palhoça-SC. O que comprovadamente nesta pesquisa, é o meio de ingresso inicial mais usual pelos docentes. Desta forma, intencionou responder a problemática: “O tempo laboral dos Professores ACT’s, preserva o tempo pessoal dos professores que iniciaram a docência na Rede Municipal de Ensino de Palhoça?”. Assim inicia esta pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, segundo Gil (2002) com tipo de pesquisa bibliográfica, documental, exploratória e explicativa por análise de conteúdo. A partir de informações desde a formação docente com base teórica de Tardif (2014), até seu ingresso inicial docente, no qual foram pesquisados documentos que amparam professores ACT’s em Palhoça-SC. Através de entrevistas via questionário online, apurou-se que muitos docentes têm seu ingresso docente pelo Processo Seletivo que a Rede Municipal de Ensino de Palhoça oferece. Porém, de todo modo, o benefício da Hora Atividade não é igual aos Professores Efetivos, mesmo prestando igual função. Informação que encontrou força na tese de Sagrillo (2015), ao qual apresenta problemática em mesma analogia, porém, com os docentes de Santa Maria-RS. Contudo, analisar se o tempo laboral dos Professores ACT’s, preserva o tempo pessoal dos professores que iniciaram a docência na Rede Municipal de Ensino de Palhoça, é o objetivo geral desta pesquisa, clamando por equidade trabalhista no que se refere ao tempo laboral e tempo pessoal.
Downloads
Referências
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Tempo e Cotidiano - tempos para viver a infância. Leitura: Teoria & Prática. Campinas SP. v.31, n.61, p.213-222, nov.2013.
BONFA, Marcelo Augusto; JUNIOR, Renato Manfredini; LOBOS, Eduardo Dutra Villa. Há tempos. Legião Urbana. Disponível em: https://www.letras.mus.br/legiao-urbana/22493/. Acesso em 31 de outubro de 2021.
FOLLE, Alexandra; GUIMARÃES, Juliana Regina Silva; e NASCIMENTO, Raquel Krapp. Qualidade de vida de professores: análise da produção científica. Motrivivência. Florianópolis/SC. v. 32, n. 61, p. 01-21, maio/julho, 2020. Universidade Federal de Santa Catarina.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. - 65.ed.- Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. Editora Olho D'água, São Paulo SP, 1997.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. - 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
JACQUES, Francieli Ferreira Rodrigues. Iniciação Docente na Rede Municipal de Ensino de Palhoça: Tempo Laboral x Tempo Pessoal. Google Forms. Disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf0yOS84prPRHmiZciLccvA8HNEVg6obOv1bvQYH5h1xMD43A/viewform?usp=sf_link. Acesso em 31 de outubro de 2021.
OLIVEIRA, M. R. de. A formação de professores e sua centralidade em didática e currículo. In: OLIVEIRA, M. R. de. (Org.) Professor: formação, saberes e problemas. Porto: Porto Editora, 2014.
PALHOÇA, SC. CONVENÇÃO COLETIVA DATA BASE 2019. SITRAMPA Disponível em: http://www.sitrampa.com.br/paginas/arquivos. Acesso em 10 de Maio de 2021.
PALHOÇA, SC. Diretrizes para o cumprimento da Hora Atividade Ano Letivo 2018. SITRAMPA. Disponível em: http://sitrampa.com.br/ckfinder/userfiles/files/Diretrizes%20Hora%20Atividade%202018.pdf. Acesso em 31 de outubro de 2021.
PALHOÇA, SC. LEI COMPLEMENTAR Nº 97, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2010. Dispõe Sobre o Novo Estatuto, Institui o Novo Plano de Carreira dos Profissionais da Educação Escolar Básica do Município de Palhoça e Determina as Providências Necessárias para sua Plena Eficácia. Leis Municipais, 2010. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/sc/p/palhoca/lei-complementar/2010/9/97/lei-complementar-n-97-2010-dispoe-sobre-o-novo-estatuto-institui-o-novo-plano-de-carreira-dos-profissionais-da-educacao-escolar-basica-do-municipio-de-palhoca-e-determina-as-providencias-necessarias-para-sua-plena-eficacia. Acesso em 04 de outubro de 2021.
PALHOÇA, SC. LEI Nº 3683, DE 09 DE JULHO DE 2012: Contratação por tempo determinado de professores substitutos. Fixa diretrizes, remuneração, atribuições, vagas e nomenclaturas. Leis Municipais. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/sc/p/palhoca/lei-ordinaria/2012/368/3683/lei-ordinaria-n-3683-2012-contratacao-por-tempo-determinado-de-professores-substitutos-fixa-diretrizes-remuneracao-atribuicoes-vagas-e-nomenclaturas. Acesso em 05 de Setembro de 2021.
PALHOÇA, Prefeitura Municipal de. Processo Seletivo Público - Editais: 006/SME/2017; 016/SME/2018; 005/SME/2019; 007/SME/2019; 005/SME/2020; 008/SME/2020 Após a Retificação 001. Disponível em:
https://palhoca.atende.net/?pg=autoatendimento#!/tipo/servico/valor/2/padrao/2. Acesso em 04 de junho de 2021.
PIMENTA, Selma Garrido. Professor - Pesquisador: mitos e possibilidades. Contrapontos - volume 5 - n. 1 - p. 09-22 - Itajaí, jan./abr. 2005.
SAGRILLO, Daniele Rorato. O tempo de trabalho e o tempo “livre” dos professores municipais de Santa Maria / RS. - 2015. 240 p.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
VELOSO, Caetano. Caetano Veloso - Oração Ao Tempo (Ao Vivo). Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HQap2igIhxA. Acesso em: 29 de Outubro de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.