O PAPEL DA ESCOLA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: FORMAÇÃO BASEADA EM VALORES E O IDEÁRIO DOS SABERES.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1069

Palavras-chave:

Educação; Ensino-aprendizagem; Saberes; Contemporaneidade; Sociedade.

Resumo

A escola historicamente fundada no alicerce de reforçar os dogmas ideológicos da classe dominante, encontra-se em um conflito essencial onde o clamor por mudanças na forma de conduzir o processo educacional é chamado a tona. Contextualizar a formação baseada em valores, é complexo e de difícil classificação, pois o contexto epistemológico do que são valores, quais as definições e como deve ser trabalhado em sala de aula, causa calafrios aos pedagogos. Contudo, sua interface com o se entende por saberes, dá luz ao desdobramento das múltiplas fundamentações da sociedade e em sua estrutura do conhecimento. Assim definir o papel da escola na transmissão de valores e saberes na atual sociedade, permeada de interculturalidades e interpretações de contexto sociais diferentes, requer uma ampla discussão e debate acerca do tema.

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Biografia do Autor

Leonardo Moraes Armesto

Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada

Patrícia Paiva Gonçalves Bispo

Possui graduação em Turismo pelo Centro Universitário Senac (2004), graduação em Licenciatura Plena pela Universidade Nove de Julho (2008), Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário UniBTA (2021), mestrado em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (2012) e doutoranda do programa Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é Diretora Acadêmica do Grupo i9 atuando no Centro Universitário UniBTA e na Faculdade Aprimorar Digital. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: - FORMATOS DE CURSOS OFERTADOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: que atenda todas as regiões do Brasil respeitando as especificidades culturais, valores e crenças; - PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DO ALUNO: trabalhando com estratégias que possam colaborar com o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos; - PROJETOS DE RESPONSALIBIDADE SOCIAL: levando para os alunos a cultura de paz através dos projetos multidisciplinares; - NAIA: implantação do núcleo de atendimento intensivo ao aluno a distância. Atendimento coletivo e individual para trabalhar autoestima, habilidades e atitudes.

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Publicado

17/01/2022

Como Citar

Moraes Armesto, L., & Paiva Gonçalves Bispo, P. (2022). O PAPEL DA ESCOLA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: FORMAÇÃO BASEADA EM VALORES E O IDEÁRIO DOS SABERES. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(1), e311069. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1069