PERFIL DO INGRESSANTE DA TERCEIRA IDADE NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1071

Palavras-chave:

Idoso, Universidade, Educação, Estudos

Resumo

Objetivou-se conhecer e refletir sobre o perfil do ingressante da terceira idade no ensino superior, verificando a relação de interesses e motivos que os levaram a buscar sua formação em nível superior. A faixa etária dos idosos ingressantes nas universidades é acima de 50 anos, são ativos, têm autonomia, são empoderados, integram a sociedade com ações, tendo mais espaço para desenvolver suas atividades. Evidenciou-se que o fator relevante para o crescimento da terceira idade nas universidades, ocorre devido ao aumento da longevidade, portanto, a construção de uma sociedade com envelhecimento ativo. Em relação ao método utilizou-se a pesquisa bibliográfica, com a abordagem qualitativa e quantitativa. Através desta pesquisa notou-se a importância do processo de aprendizagem que deve ser continuo possibilitando o conhecimento que não tem limite de idade, agregando a tecnologia como ferramenta facilitadora para promover a interatividade, e ao mesmo tempo favorecendo a melhoria da qualidade de vida. Constatou-se que será necessário adotar estratégias para a construção de ambientes favoráveis ao desenvolvimento humano e social possibilitando a troca de experiências. Sugere-se que esta temática precisa ser explorada entre os cursos de graduações o que demonstra a carência de conteúdos ofertados. Conclui-se que através do temário espera-se contribuir para despertar o interesse da população idosa e promoção metodologias para sua participação nos espaços acadêmicos permitindo conectividade às atuais mudanças que os rodeiam.

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Biografia do Autor

Abinaesi Soares de Almeida

Universidade Paulista - UNIP

Jessica Kathlley de Deus Santos

Universidade Paulista - UNIP

Milena Nogueira da Silva

Universidade Paulista - UNIP

Neuza Holanda da Silva Vera Cruz Barros

Universidade Paulista - UNIP

José Eduardo Silva

Doutorando em Biometria e Estatística Aplicada pela UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco

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Publicado

23/01/2022

Como Citar

de Almeida, A. S. ., Santos, J. K. de D. ., Silva , M. N. da, Barros, N. H. da S. V. C. ., & Silva, J. E. (2022). PERFIL DO INGRESSANTE DA TERCEIRA IDADE NO ENSINO SUPERIOR. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(1), e311071. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1071