USO DE ESTRATÉGIAS NEUROEDUCACIONAIS NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DE ALAGOAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i2.1100

Palavras-chave:

Neuroeducação, Ensino de Matemática, Ensino Superior, Trigonometria

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo verificar se a utilização de três métodos de ensino apontados pela neuroeducação como eficazes para a aprendizagem matemática, realmente eram capazes de melhorar o nível de conhecimento de 20 alunos de uma universidade púbica de Alagoas em trigonometria. A escolha desse tema deu-se pela grande reprovação na disciplina Fundamentos da Matemática II, que tem por finalidade o estudo desse tema. A pesquisa teve um desenho quase-experimental, enfoque quantitativo de alcance explicativo, com um corte longitudinal, em que fizemos uma intervenção educacional por um período de três meses. Como coleta de dados utilizamos um pré-teste e um pós-teste. O resultado que obtemos foi que a média de acertos das questões do pré-teste e dos pós-teste, subiu de 57,19% para 76,48%. Com isso, concluímos que os métodos utilizados podem colaborar no processo ensino-aprendizagem de trigonometria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Nicolau Brandão

Universidade Estadual de Alagoas

Elielson Magalhães Lima

Universidade Estadual de Alagoas

Referências

ARCAVI, A. The role of visual representations in the learning of mathematics. Educational Studies in Mathematics, v. 52, p. 215-241, 2003.

BASSANEZI, R. C. Modelagem Matemática: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2015.

BOALER, J. Mentalidade Matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Tradução de Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso, 2018.

BOALER, J. et al. Seeing as Understanding: The Importance of Visual Mathematics for our Brain and Learning. Journal of Applied & Computational Mathematics, v. 5, n. 5, p. 1-6, 2016.

BRAVO VALDIVIESO, L. El aprendizaje de las matemáticas: Piscologia cognitiva y neurociencias. Arequipa, p. 11-29, 2016.

CARVALHO, F. A. H. D. Neurociências e educação: uma articulação necessária na formação docente. Trabalho, Educação e Saúde, 8, n. 3, 2010. 537-550.

COSENZA, R. M.; GUERRA, L. B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DEHAENE, S.; COHEN, L. Towards an anatomical and functional model of number processing. Mathematical Cog, 1995.

FALCO, M.; KUZ, A. Comprendiendo el Aprendizaje a través de las Neurociencias, con el entrelazado de las TICs en Educación. Revista Iberoamericana de Educación en Tecnología y Tecnología en Educación, n. 17, Junho 2016. 43-51. Disponivel em: <http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/54200>. Acesso em: 2020.

GUILLÉN, J. C. Neuroeducación en el aula: De la teoría a la prática. Barcelona: Createspace Independent Publishing Platform, 2017.

MENEGHELLI, J.; POSSAMAI, J. P. Resolução de Problemas e o software GeoGebra: um caminho para a compreensão das funções seno e cosseno. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, n. 2, p. 491-512, 2019.

MENON, V. Arithmetic in the Child and Adult Brain. The Oxford Handbook of Mathematical Cognition, p. 1-23, 2014.

MORA, F. Neuroeducación: Solo se puede aprender aquello que se ama. Madrid: Allianza Editorial, 2017.

MORIN, E. O Método III: o conhecimento do conhecimento. 5ª. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

ONUCHIC, L. D. L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, 25, n. 41, 2011. 73-98.

PARK, J.; BRANNON, E. M. Training the Approximate Number System Improves Math Proficiency. Psychol Sci, p. 1-10, 2013.

ROTTA, N. ; BRIDI FILHO, A.; BRIDI, R. D. S. Plasticidade cerebral e aprendizagem: abordagem multidisciplinar [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2018.

TOKUHAMA-ESPINOSA. T. N. The scientifically substantiated art of teaching: a study in the development of standards in the new academic field of neuroeducation (mind, brain, and education science). Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Capella University, Mineápolis, Minesota, 2008.

Downloads

Publicado

30/01/2022

Como Citar

Nicolau Brandão, D., Ruíz-Díaz Morales, D., & Magalhães Lima, E. (2022). USO DE ESTRATÉGIAS NEUROEDUCACIONAIS NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DE ALAGOAS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(2), e321100. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i2.1100