SABER, SUJEITO COGNOSCENTE, SUJEITO SUPOSTO, TRANSFERÊNCIA NO PROCESSO EDUCACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i2.1123

Palavras-chave:

Saber, Sujeito Cognoscente, Sujeito do Suposto Saber, Transferência da Educação.

Resumo

Este artigo tem por finalidade abordar o saber, sujeito cognoscente, sujeito do suposto saber e a transferência no processo educacional. Parte da premissa de que a transferência e o saber são instâncias primordiais para o processo educacional. O que justifica esta pesquisa é a relevância do entendimento desses conceitos para atuação docente. O arcabouço teórico que sustenta este trabalho, parte do consenso de Aglio e Garcia (1997), Charlot (2000), Freud (1908 - 1910), Kupfer (2010), Lajonquière (1997), Lajonquière (2006), Monteiro (2002), o resultado alcançado foi compreender a noção de saber, sujeito cognoscente, sujeito do suporto saber e a transferência na educação. Por fim, o conceito de transferência com base freudiana permite a ampliação das discussões acerca da condução de um tratamento psicanalítico neste objeto.

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Palavras-chave: Saber; Sujeito Cognoscente; Sujeito do Suposto Saber; Transferência na Educação.

 

 

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Biografia do Autor

Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos

Universidade de São Paulo - USP

Leonilse Saggin

Universidade Ibirapuera - CP

Eurico Fiame Rodrigues

Universidade Ibirapuera 

Marcia Siqueira de Andrade

Universidade Ibirapuera

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Publicado

10/02/2022

Como Citar

Santos, D. M. A. de A. P. dos, Saggin, L. ., Fiame Rodrigues, E. ., & Andrade, M. S. de . (2022). SABER, SUJEITO COGNOSCENTE, SUJEITO SUPOSTO, TRANSFERÊNCIA NO PROCESSO EDUCACIONAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(2), e321123. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i2.1123