SABER, SUJEITO COGNOSCENTE, SUJEITO SUPOSTO, TRANSFERÊNCIA NO PROCESSO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i2.1123Palavras-chave:
Saber, Sujeito Cognoscente, Sujeito do Suposto Saber, Transferência da Educação.Resumo
Este artigo tem por finalidade abordar o saber, sujeito cognoscente, sujeito do suposto saber e a transferência no processo educacional. Parte da premissa de que a transferência e o saber são instâncias primordiais para o processo educacional. O que justifica esta pesquisa é a relevância do entendimento desses conceitos para atuação docente. O arcabouço teórico que sustenta este trabalho, parte do consenso de Aglio e Garcia (1997), Charlot (2000), Freud (1908 - 1910), Kupfer (2010), Lajonquière (1997), Lajonquière (2006), Monteiro (2002), o resultado alcançado foi compreender a noção de saber, sujeito cognoscente, sujeito do suporto saber e a transferência na educação. Por fim, o conceito de transferência com base freudiana permite a ampliação das discussões acerca da condução de um tratamento psicanalítico neste objeto.
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Palavras-chave: Saber; Sujeito Cognoscente; Sujeito do Suposto Saber; Transferência na Educação.
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Referências
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