A INFLUÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO QUILOMBOLA PARA O RESGATE E MANUTENÇÃO DA CULTURA QUILOMBOLA: UM ESTUDO DE CASO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SÃO SEBASTIÃO, MUNICÍPIO DE BAGRE – PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1158

Palavras-chave:

Comunidade, Quilombolas, Cultura, Associação

Resumo

O objetivo deste artigo intitulado como A INFLUENCIA DA ASSOCIAÇÃO QUILOMBOLA  PARA O RESGATE E MANUTENÇÃO DA CULTURA QUILOMBOLA: Um estudo de caso da Comunidade Quilombola de São Sebastião, Municipio de Oeiras do Pará – PA. Bucando analisar a influencia da Associação quilombola para o resgate e manutenção da cultura quilombola na referida comunidade, por meio de reflexões fundamentadas e organizadas. Para tanto, apresenta-se alguns questionamentos como: quais as culturas quilombolas que ainda sobrevivem na comunidade? Como se dar o processo de retransmissão dos conhecimentos quilombolas entre gerações? E o que a comunidade e/ou organizações sociais tem feito para preservar a cultura quilombola? Pesquisa de campo de caráter investigativo, por meio de questionários pré elaborados buscando conhecer na oralidade dos moradores como acontece essa retransmissão. Logo, participaram representantes da associação e/ou comunidade, moradores pais de famílias e jovens da comunidade de São Sebastião, as quais foram interpretadas ao analisar-se os dados. Seguindo na linha de reforçar a grande necessidade e a importância da organização dos moradores da comunidade em associação, para garantia dos direitos e resgate dos valores, costumes e legados afrodescendentes, que se alto declaram quilombolas, proporcionando desta feita uma melhor retransmissão dos saberes e conhecimentos populares, dos mais antigos aos mais novos e assim manter viva a cultura do povo quilombola, todo esse conhecimento afrodescendente vivenciado e repassado por gerações nas comunidades quilombolas.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuel Maria Pinto da Rocha Ramos

 

UNIBAM - Universidade Ibero Americanas

Adarléia Pires Miranda

Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp)

Dinalva Correa da Silva

Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp)

Referências

CANTARINO, e.(org.), quilombos: identidade étnica e territorialidade. rio de janeiro, ed. FGV 2002.

COTRIM, g. história global brasil e geral,8 ed. saraiva, São Paulo, 2005.

FLORENTINO, m. ensaios sobre a escravidão, minas gerais. UFMG 2003.

FERNANDES, F. a integração do negro na sociedade de classes, São Paulo. ática, 1978.

GOMES, F. S. a hidra e os pântanos: quilombos e mocambos do Brasil (sécs. xvii-xix) / Flavio dos Santos Gomes. – Campinas, SP, 1997.

MELTZER, M. história ilustrada de escravidão, São Paulo. Ediouro, 2004.

NABUCO, J. o abolicionismo, Recife ed. Massangana, 1988.

ROCHA, N. A educação quilombola e a reprodução cultural afrodescendente: o papel da escola como espaço educativo da identidade cultural quilombola. Maringá: Viseu, 2018.

TURATTI, M. C. M. relatório técnico- cientifico sobre os remanescentes da comunidade de quilombo de Capivari. Capivari – SP, 2003.

Downloads

Publicado

16/03/2022

Como Citar

Ramos, M. M. P. da R. ., Miranda , A. P. ., & da Silva, D. C. . (2022). A INFLUÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO QUILOMBOLA PARA O RESGATE E MANUTENÇÃO DA CULTURA QUILOMBOLA: UM ESTUDO DE CASO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SÃO SEBASTIÃO, MUNICÍPIO DE BAGRE – PA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(3), e331158. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1158