AÇÕES DE ENFERMAGEM NA CONSTRUÇÃO DE UMA RELAÇÃO HUMANIZADA COM PAIS DE RECÉM-NASCIDOS INTERNADOS EM UTI NEONATAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1218

Palavras-chave:

UTI Neonatal; Pais; Enfermagem.

Resumo

O Trabalho tem como principal objetivo: Identificar como o enfermeiro pode contribuir para a interação com a equipe de enfermagem junto a família na UTI-NEONATAL. O estudo surgiu a partir da observação acadêmica do grupo na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, onde realizamos visitas técnicas. Observamos o exercer da função dos enfermeiros neonatologistas deste serviço. Nossa motivação foi descrever o processo de comunicação entre o enfermeiro e pais de RNs durante o período de internação nas unidades de terapia intensiva neonatal, devido a evidências de uma relação pouco humanizada do enfermeiro junto aos pais. Observamos que os enfermeiros se mostram um pouco distante dos pais, não conseguindo perceber suas necessidades e expectativas frente à hospitalização de seu filho em uma Unidade de Terapia Intensiva. Os enfermeiros, membros da equipe da UTI Neonatal devem ser o elo entre os pais e seus filhos. O compromisso de ajudar os pais a vencer as dificuldades encontradas e encorajá-los nessa aproximação para que se inicie o processo de desenvolvimento da humanização. É necessário nesse contexto perceber o quanto é importante a disponibilidade para ouvir o outro, pois só desta forma que a humanização acontecerá de forma efetiva. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa visando como o enfermeiro pode trazer na prática a interação com a equipe de enfermagem junto à família na UTI- Neonatal. Concluímos que os enfermeiros e a equipe de enfermagem que atua em UTIN precisam sistematizar seus cuidados pautados na inclusão das famílias na unidade da terapia intensiva neonatal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Barbosa Teixeira

Mestrando educação pela Universidade Estacio de Sá

Joelma Maria dos Santos da Silva Apolinário

Graduanda em Farmácia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU Campina

Grande PB

Allan Bruno Alves de Sousa Santos

Acadêmico do curso Bacharelado em enfermagem pela Faculdade de Educação São Francisco ,FAESF. ( 2018 - 2023 ).

Luana Pereira Ibiapina Coêlho

Enfermeira Obstetra do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC)

Sostenise Maciel de Azevedo

Enfermeira Obstetra- Universidade Estadual do Maranhão

Olívia Cássia Kretzer

Enfermeira residente em saúde da mulher e da criança pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Natalia Maria Chagas Evangelista

Enfermeira graduada pela universidade de fortaleza 2011.2. Especialista em terapia intensiva e preceptoria em saúde. Atualmente enfermeira assistencial no Hospital Walter cantidio - ufc lotada na uti pós operatória.

 

Ane Grazielle da Silva Rocha

Pós-graduanda em Obstetrícia- faculdade IESM

Rosinei Nascimento Ferreira

Pós-graduado em Auditoria em Serviço de saúde pela Instituição de Gestão Educacional Signorelli

Carliane de Sousa Medeiros e Menezes

enfermeira obstetra pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo-IESM

Larissa Lima Marques Coimbra

Pós-graduada em cuidado intensivo pediátrico e neonatal pela Faculdade Laboro

Luiz Cláudio Galera de Oliveira Filho

Vinculado a instituição Universidade Estácio de Sá

Ronny Soares da Cunha

Graduando de Enfermagem pela UNESA - Universidade Estácio de Sá - Nova Iguaçu

Mariane Nascimento Domingues da Silva

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade UniBRAS - Juazeiro/BA. Atualmente é Pós-graduanda na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante – FAVENI.

Referências

CAVERY, G. B. Perspectivas em neonatologia. Neonatologia: Fisiopatologia e cuidado do recém-nascido. Rio de Janeiro: Artes Médicas, 1978.

CERVO, A. L. BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

FRELLO, Ariane Thaise; CARRARO, Telma Elisa; CARRARO, Telma Elisa. Enfermagem e a relação com as mães de neonatos em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Revista Brasileira de Enfermagem, [s.l.], v. 65, n. 3, p.514-521, jun. 2012. FapUNIFESP (SciELO).

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 184p.

MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVAO, Cristina Maria. Revisão integrativa: Método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enferm., Florianópolis, v. 17, n. 4, Dec. 2008.

OLIVEIRA, Kezia; ORLANDI, Marcia; MARCON, Sônia. Percepções de Enfermeiros Sobre Orientações Realizadas em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Revista Rene, Fortaleza, 2011 out/dez.

OLIVEIRA, Kezia; VERONEZ, Marly; CORRÊA, Darci; et al. Vivencias de Familiares no Processo de Nascimento e Internação de Seus Filhos em UTI Neonatal. Escola Anna Nery, 2013 jan/mar.

ROSA, Bruna; BEUTER, Margrid; GIRADON-PERLINI, Nara et al. Percepções e sentimentos da família na interação com a equipe de enfermagem na UTI neonatal: Revista Ciência, Cuidado e Saúde, v. 11, n. 1 (2012) – Março de 2018.

ROSEIRO, Cláudia Paresqui. Humanização em UTI Neonatal: o que pensam os profissionais de saúde?. Estud. psicol. (Campinas), Mar 2015, vol.32

SILVA, Cristiane; PAULA, Gabriella; PEIXOTO, Myrian; Et. Al. Assistência de Enfermagem á Familiares de Recém Nascidos em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: Revisão Integrativa. Revista de Enfermagem REVENF, ciênc. Cuid. saúde vol.12 n 4. Outubro/2013.

SOARES, Leticia Gramazio et al. Enfermagem Neonatal em Cuidados Intensivos: O Olhar das Famílias.Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, [s.l.], v. 15, n. 1, p.12-21, 10 jun. 2014. Rev Rene - Revista da Rede de Enfermagem de Nordeste.

TERRA, Angélica; DIAS, Iêda; REIS, Valesca. A Enfermagem Atuando Como Facilitadora com o Apego Materno – Filal. Revista RECOM, (UFJF- MG), 2011.

UNGERER, R. L. S; MIRANDA, A. T. C. História do alojamento conjunto. Jornal Pediatria. Rio de Janeiro, v. 75, n.1, p. 5-10, 1999.

Wanda Maria Junqueira de Aguiar. Sergio Ozella. Apreensão dos Sentidos: Aprimorando a Proposta dos Núcleos de Significação. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 94, n. 236, p. 299-322, jan./abr. 2013.

Downloads

Publicado

05/03/2022

Como Citar

Teixeira , L. B., Apolinário , J. M. dos S. da S. ., Alves de Sousa Santos, A. B., Coêlho, L. P. I. ., Azevedo, S. M. de ., Kretzer, . O. C. ., Evangelista, N. M. C. ., Rocha, A. G. da S. ., Ferreira, R. N. ., Menezes, C. de S. M. e ., Coimbra, L. L. M. ., Filho , L. C. G. de O. ., Cunha, R. S. da ., & Silva, M. N. D. da . (2022). AÇÕES DE ENFERMAGEM NA CONSTRUÇÃO DE UMA RELAÇÃO HUMANIZADA COM PAIS DE RECÉM-NASCIDOS INTERNADOS EM UTI NEONATAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(3), e331218. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1218