ANÁLISE DO FILME “CORAÇÃO DE CRISTAL” (1976) NA PERSPECTIVA DA ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS, POR WALTER BENJAMIN
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1239Palavras-chave:
Werner Herzog, Análise fílmica, Experiência, Narrativa, Walter Benjamin, Coração de CristalResumo
Este artigo relata uma análise fílmica de elementos expostos no filme “Coração de Cristal” (1976) de Werner Herzog, no viés das teorias apresentadas por Walter Benjamin, no seu livro “A Arte de Contar Histórias” (2018). O objetivo foi parear elementos, tanto do filme, quanto da teoria, e confrontá-los para encontrar possibilidades de aproximações. O material usado foi o site de compartilhamento de vídeos, YouTube ®, onde o filme em questão está postado. A metodologia da análise traz uma observação diante a trama, personagens, cenas e as falas, com uma aproximação aos estudos de Benjamin (2018), que faz uma crítica sobre a perda da faculdade de transmitir experiências a partir das narrativas. Essa mudança acontece pela chegada da modernidade, que trouxe consigo a narrativa do romance, banhada de informações, impedindo o ato da narração da experiência. Com isso, foi verificado se realmente o filme traz influências acerca dessas mudanças propostas por Benjamin (2018), passando por todos os tópicos das teorias apresentadas. Por fim, como resultado, foi averiguado que há importantes pontos do filme que se destacam com muita relevância com as teorias apresentadas por Benjamin (2018), possibilitando a criação da análise e deste artigo. O filme demonstrou pontos significativos com possíveis compatibilidades, onde acontece um prenúncio de uma mudança na sociedade dentro na trama de Werner Herzog, semelhante ao processo da modificação da narrativa que Benjamin (2018) critica.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter Benedix Schönflies A arte de contar histórias. 1. ed. São Paulo: Hedra, 2018. Tradução: OTTE, Georg; BACKES, Marcelo; LAVELLE, Patrícia. Editores da coleção W. BENJAMIN: PINHO, Amon; MACHADO, Francisco.
COMBINATO, Denise Stefanoni; QUEIROZ, Marcos de Souza. Morte: uma visão psicossocial. Estudos de Psicologia (Natal), v. 11, n. 2, p. 209-216, 2006.
SMOLKA, Neide Cupertino De Castro. O papel do oráculo na vida grega. Língua e Literatura, n. 1, p. 173-184, 1972.
HERZOG, Werner, Coração de Cristal (1976). Colorido, 97 minutos. Alemanha, Roteiro de Werner Herzog e Herbert Achternbusch. Elenco: Josef Bierbichler, Clemens Scheitz, Stefan Güttler.
HERZOG, Werner, Você quer narrativa ou efeito especiais? Produzido pelo canal do YouTube: Fronteiras do Pensamento. 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IW_tcHjR1t8&t=82s > Duração: 3:42.
MOREIRA, Raquel Ribeiro. Resenha: O papel da Memória. Revista Conexão Letras, v. 11, n. 15, 2016.
NILSSON, Martin Persson, História de la Religiosidad Griega, Madrid, Ed.Gredos, 1969, 2.a ed., pág. 10.
ROMILLY, Jaqueline. Homero: Introdução aos poemas homéricos. Trad. Leonor Santa-Bárbara, Lisboa: Edições 70, 2001.
VILELA, Letícia. História Do Cinema: Cinema Novo Alemão. Revista WOO! Magazine, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.