O DEBATE DA INTERDISCIPLINARIDADE: UMA INTRODUÇÃO CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i2.124

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Multidisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Metadisciplinaridade, Disciplinaridade

Resumo

O apelo à interdisciplinaridade tornou-se hoje em dia cada vez mais urgente, no que devemos estimular em nossos alunos, professores e pesquisadores um entendimento claro destes complexos (i.e., inter-multi-trans-metadisciplinar), incutindo uma verdadeira vocação reflexiva sobre estes aspectos de organização do conhecimento. Mais até do que um estilo de pesquisa, essa vocação reflexiva transdisciplinar deve expressar-se não apenas em temáticas e abordagens interdisciplinares, mas igualmente atenta a oportunidades de estudo e reflexão multi- e transdisciplinar. Abrindo-se assim à participação na resolução dos desafios societais, na busca do diálogo e colaboração com parceiros sociais, tecendo vínculos extramuros às lógicas mais conservadoras das corporações académica e científica. Pretendemos com este pequeno artigo de análise crítica proporcionar uma introdução ao debate da interdisciplinaridade, situando-o historicamente, estabelecendo uma definição quando aos conceitos consensuais destes complexos e sublinhando os princípios que devem estruturar o estilo de pesquisa interdisciplinar.

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Biografia do Autor

Tiago Brandão, NOVA FCSH

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa

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Publicado

25/03/2021

Como Citar

Brandão, T. (2021). O DEBATE DA INTERDISCIPLINARIDADE: UMA INTRODUÇÃO CRÍTICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(2), 270–277. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i2.124