A UTILIZAÇÃO DE AERONAVES REMOTAMENTE PILOTADAS (RPAS) COMO FERRAMENTA NO COMBATE AOS CRIMES AMBIENTAIS: REFLEXOS POSITIVOS NO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES DO BATALHÃO DE POLÍCIA AMBIENTAL FORÇA VERDE

Autores

  • Luciano José Buski
  • Carlos Agenor Bueno da Silva

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1257

Palavras-chave:

Aeronaves, Pilotadas, Drones

Resumo

O presente artigo tem como propósito demonstrar os reflexos positivos acerca da utilização de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs) como ferramenta de apoio no combate aos crimes ambientais no Estado do Paraná e de forma especial quando utilizadas pelo Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde em atividades de fiscalizações. Para a realização de tal estudo, utilizou-se pesquisa documental acerca do tema, inclusive com análise da legislação constitucional e infra-constitucional que rege o assunto, contextualizando os requisitos necessários para a utilização de tal equipamento, bem como procedendo análise de dados estatísticos e sobretudo dos principais benefícios à sociedade, por meio da missão realizada pelos militares estaduais pertencentes à Polícia Militar do Paraná. O presente artigo ainda apresenta soluções para maximizar os resultados obtidos no combate aos crimes ambientais e comuns. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano José Buski

Polícia Militar do Paraná

Referências

BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília-DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Constituição. Constituição do Estado do Paraná. Curitiba-PR: Assembleia Legislativa, 1989.

BRASIL. Polícia Militar do Paraná. Portaria nº 832, de 23 de outubro de 2018. Dispõe sobre a utilização de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas no âmbito da PMPR. Disponível em: Intranet PMPR (Rede Interna Polícia Militar do Paraná/Pasta PM-1. Acesso em: 1º mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Defesa. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle de Espaço Aéreo. Manual MCA 56-1 de 22 de maio de 2020. Dispõe sobre aeronaves não tripuladas para uso exclusivo em apoio às situações emergenciais. Disponível em https://publicações.decea.mil.br. Acesso em: 28 fev. 2022.

BRASIL. Ministério da Defesa. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle de Espaço Aéreo. Manual MCA 56-3 de 22 de maio de 2020. Dispõe sobre Aeronaves não tripuladas para uso em proveito dos órgãos ligados aos governos federal, estadual ou municipal. Disponível em https://publicações.decea.mil.br. Acesso em: 28 fev. 2022.

BRASIL. Ministério da Defesa. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle de Espaço Aéreo. Manual MCA 56-4 de 22 de maio de 2020. Dispõe sobre Aeronaves não tripuladas para uso exclusivo em proveito dos órgãos de segurança pública, da defesa civil e de fiscalização da receita federal. Disponível em https://publicações.decea.mil.br. Acesso em: 28 fev. 2022.

Downloads

Publicado

10/03/2022

Como Citar

Buski, L. J., & Agenor Bueno da Silva, C. (2022). A UTILIZAÇÃO DE AERONAVES REMOTAMENTE PILOTADAS (RPAS) COMO FERRAMENTA NO COMBATE AOS CRIMES AMBIENTAIS: REFLEXOS POSITIVOS NO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES DO BATALHÃO DE POLÍCIA AMBIENTAL FORÇA VERDE. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(3), e331257. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1257