VALIDAÇÃO E TESTES DE CONFIABILIDADE DA ESCALA DE CONTEÚDO DAS CIRCUNSTÂNCIAS DA VIDA E ASPECTOS MOTIVACIONAIS DO ESTUDANTE (CVAME)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1280

Palavras-chave:

Validação, Confiabilidade, Escala, Estudante, Modelo

Resumo

O objetivo do estudo é validar e testar a confiabilidade da escala de conteúdo das Circunstâncias da Vida e Aspectos Motivacionais do Estudante (CVAME). Para tanto, utiliza-se técnicas de Análise Fatorial Exploratória (AFE) e Análise Fatorial Confirmatória (CFA). Os resultados obtidos a partir do modelo representado pela Figura 3. Modelo de medida foram considerados adequados, pois em conjunto, o valor de 0.782 da fiabilidade compósita (“composite reliability”, ou “CR”) e o valor de 0.555 da variância média extraída (“average variance extracted”, ou “AVE”) indicam valores aceitáveis de fiabilidade e de validade convergente para o modelo de medida. Esses valores evidenciam a qualidade do modelo estrutural do instrumento. Tendo em vista os resultados apresentados, este instrumento parece-nos muito útil e permite afirmar que, ele é sensível, válido e confiável para a avaliação do apoio acadêmico recebido pelos estudantes, do conteúdo ou mudanças das circunstâncias da vida do estudante durante o processo de formação, aos aspectos motivacionais das experiências de aprendizagem.

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Biografia do Autor

  • Oberdan Santos da Costa

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Fernando Pessoa em Porto-Portugal. Mestrado em GESTÃO DE EMPRESAS pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2014-2015) Em Lisboa-Portugal. MBA Executivo em Gestão Empresarial pelas Faculdades de Ciências Gerenciais da Bahia (2011-2013). Especialização em Formação de Consultores Organizacionais - FCO pelo ISAN-FGV (2007), Especialização em gestão empresarial pelo ISAN-FGV (2003).

  • Luis Borges Gouveia

    Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa. Publicou 66 artigos em revistas especializadas e 170 trabalhos em actas de eventos, possui 57 capítulos de livros e 17 livros publicados. Participou em 65 eventos no estrangeiro e 53 em Portugal. Orientou 8 teses de doutoramento e co-orientou 2, orientou 21 dissertações de mestrado e co-orientou 2. Actua nas áreas de Engenharia e Tecnologia com ênfase em Engenharia Electrotécnica, Electrónica e Informática e Ciências Exactas com ênfase em Ciências da Computação e da Informação

  • Luis Simões da Cunha

    Graduado em Psicologia e em Ciência da Computação. PhD em Sistemas de Informação. Apaixonado por ensinar. Instituto Superior Miguel Torga

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Publicado

07/04/2022

Como Citar

VALIDAÇÃO E TESTES DE CONFIABILIDADE DA ESCALA DE CONTEÚDO DAS CIRCUNSTÂNCIAS DA VIDA E ASPECTOS MOTIVACIONAIS DO ESTUDANTE (CVAME). (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(4), e341280. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1280