A CONTRIBUIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1308

Palavras-chave:

Educação escolar. Ensino aprendizagem. Formação integral.

Resumo

As constantes transformações tecnológicas e a intensificação do processo de globalização têm tornado as relações sociais mais complexas e dinâmicas. Neste cenário, a função social da escola não se restringe apenas ao desenvolvimento das potencialidades cognitivas dos alunos, mas também as das relacionais, na busca da sua formação integral. Os documentos curriculares oficiais, como a Base Nacional Curricular Comum, enfatizam a necessidade de trabalhar as competências socioemocionais, mas para que isso ocorra é preciso que os educadores tenham clareza do que se trata. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo geral investigar a contribuição das competências socioemocionais para a formação integral do aluno; como objetivos específicos identificar as principais competências socioemocionais; pesquisar como essas competências são tratadas nos documentos curriculares oficiais e verificar as estratégias que possam ser adotadas nas escolas para desenvolver tais competências.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elimeire Alves de Oliveira

Professora e Coordenadora do Curso de Pedagogia na Faculdade FUTURA. Graduada em Direito (UNIFEV). Graduada em Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves). Graduada em Letras (UNIFEV) Especialista em Gestão Escolar (UNICAMP). Mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP).

Angela Maria Alves Cardoso

Graduada em Pedagogia pela Faculdade FUTURA. Pós- graduanda em psicopedagogia (FAVENI).  

 

Roberta Lopes Bomfim

Graduada em Pedagogia pela Faculdade FUTURA. Docente na Rede Municipal de Ensino de São José do Rio Preto.

 

Tiago Moreno Lopes Roberto

Graduado em Psicologia (UNIFEV) Mestre em Psicologia e Saúde (FAMERP) Especialista em Saúde Mental, Professor (UNIRP) e Gestor de Políticas Acadêmicas (FUTURA). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde  na FAMERP – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

Referências

REFERÊNCIAS

ABED, Anita Implicações do olhar psicopedagógico na prática pedagógica: as artes e o lúdico como caminhos para a construção do pensamento complexo. In: Revista Construção Psicopedagógica. São Paulo: Instituto Sedes Sapiente, Vol. 18, n. 17, 2010.

ABED, Anita. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. São Paulo: UNESCO/MEC, 2014.Disponível em Http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view= download&alias=15891-habilidades-socioemocionaisproduto-1-pdf&Itemid=30192. Acesso Jun. 2021.

ABREU Junior. in Conhecimento Transdisciplinar: o cenário epistemológico transdisciplinar. São Paulo: INIMEP, 1996 p. 182.

BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.

BELMIRO, Márcia. A importância das habilidades socioemocionais. Crianças. 13 de novembro de 2019. Instituto de crescimento infantojuvenil. Disponível em: https://institutoinfantojuvenil.com.br/a-importancia-das-habilidades-socioemocionais/ Acesso em 19 set. 2021

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CÓRDOVA PENA, A.; ALVES, G.; PRIMI, R. Habilidades socioemocionais na educação atual. Boletim Técnico do Senac, v. 46, n. 2, 28 ago. 2020.

DELORS, Jacques et al. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI: educação: um tesouro a descobrir. [Genebra]: UNESCO, 1996.

Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. - 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002 .

GLOBAL Education Leaders’ Program Brasil. Habilidades-socioemocionais-questões-conceituais-e-práticas. 2015. Disponível: http://fundacaotelefonica.org.br/acervo/ Acesso Jun.2021

GONDIM, S.M.G.; MORAIS, F.A.; BRANTES, C.A.A; Competências socioemocionais: fator chave no desenvolvimento de competências para o trabalho. Rev. Psicologia, Organ., Trab. Vol.14, nº 4. Florianópolis, Dez.2014.

INSTITUTO AYRTON SENNA. Competências socioemocionais para contextos de crise Informações, estratégias e práticas para famílias e educadores desenvolverem habilidades socioemocionais na educação durante a crise da pandemia Covid-19. 2020. Disponível em https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/socioemocionais-para-crises.html. Acesso em Mar.2021.

KINCHELOE, Joe. A formação do professor como compromisso político: mapeando o pós-moderno. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1997.

MAYER, Fernando de Pol. Análise exploratória de dados Disponível em https://www.inf.ufsc.br/~andre.zibetti/probabilidade/aed.html. Acesso em 25 Out. 2021

MARIN, A. H. et al. Competência socioemocional: conceitos e instrumentos associados. Rev. bras. Ter. cogn., Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 92-103, dez. 2017. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872017000200004&lng=pt&nrm=iso. acessos em 26 out. 2021..

SILVA, E. L. da.; MENEZES E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação – 3. ed. rev. atual. – Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001. 121p.

OPAS- OMS. Considerações para medidas de saúde pública relacionadas a escolas no contexto da COVID-19 Anexo às Considerações para o ajuste de medidas sociais e de saúde pública no contexto da COVID-19 14 de setembro de 2020https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52682/OPASWBRACOVID-1920112_por.pdf?sequence=5

PORVIR, Instituto Ayrton Senna (IAS). Especial Socioemocionais Encontro da Série Diálogos: O Futuro se Aprende. São Paulo: Porvir/IAS; 2014. Disponível em: http://porvir.org/especiais/socioemocionais. Acesso em 19 set. 2021

SOSTER, T. S. et al. Educação mediada por tecnologia em tempos de pandemia. FGV Repositório Digital, 2020.

UNESCO. Inclusão e educação em tempos de pós-pandemia painéis do fórum regional de política educacional. 2021 Disponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379590_por. Acesso em 19 nov. 2021

Downloads

Publicado

07/04/2022

Como Citar

Alves de Oliveira, E., Alves Cardoso, A. M., Lopes Bomfim, R. ., & Moreno Lopes Roberto, T. . (2022). A CONTRIBUIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(4), e341308. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1308