A CONTRIBUIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1308Palavras-chave:
Educação escolar. Ensino aprendizagem. Formação integral.Resumo
As constantes transformações tecnológicas e a intensificação do processo de globalização têm tornado as relações sociais mais complexas e dinâmicas. Neste cenário, a função social da escola não se restringe apenas ao desenvolvimento das potencialidades cognitivas dos alunos, mas também as das relacionais, na busca da sua formação integral. Os documentos curriculares oficiais, como a Base Nacional Curricular Comum, enfatizam a necessidade de trabalhar as competências socioemocionais, mas para que isso ocorra é preciso que os educadores tenham clareza do que se trata. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo geral investigar a contribuição das competências socioemocionais para a formação integral do aluno; como objetivos específicos identificar as principais competências socioemocionais; pesquisar como essas competências são tratadas nos documentos curriculares oficiais e verificar as estratégias que possam ser adotadas nas escolas para desenvolver tais competências.
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