ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NOS ENPEC(s) – (1997-2021)
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1388Palavras-chave:
ensino, química, alunosResumo
Esta pesquisa surgiu durante a ministração de aulas relacionadas a disciplina de Química Geral para graduandos em Licenciatura em Física, com o propósito de informar aos mesmos, relações inerentes a pesquisa e a associação da prática professoral relacionada a uma determinada linha de estudo. O objetivo principal deste trabalho foi identificar por meio de um mapeamento de registros bibliográficos, os focos temáticos de ensino registrados nos ENPEC(s) de 1997-2021, envolvendo Deficiência Auditiva e Ensino de Química. Como resultados trazemos as implicações que cada pesquisa destaca como forma de contribuição para a comunidade acadêmica. As leituras demonstram que quatro fatores são essenciais para que se alcance a aprendizagem de qualquer conteúdo curricular em Química: 1- A formação (inicial e continuada) do professor de Química e do Interprete de Libras; 2- A sinalização utilizada em Libras, para a explanação da aula; 3- A metodologia, os recursos materiais pedagógicos e didáticos utilizados para ministrar a aula; 4- A parceria no planejamento da aula, entre o professor de Química e o Interprete de Libras. Por meio do levantamento de tais dados, tornou-se possível identificarmos que dentro do contexto de nossa temática em estudo envolvendo a Deficiência Auditiva existem lacunas que, no futuro poderiam intermediar a explanação de muitas pesquisas com foco nessa temática.
Downloads
Referências
ALVARENGA, M. A. P. de. Metodologias e recursos didáticos no ensino de zoologia na educação básica: um estado da arte. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
ARENARE, E. C. C.; MÓL, G. de S. Inclusive Education and Visual Disability: Mapping Chemistry Teaching in National Science Teaching Research Meetings (ENPECs - 1997-2017). Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 5, p. e22953047, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i5.3047. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3047 . Acesso em: 1 apr. 2022.
AZEVEDO, L. G. S. F.; COSTA, H. P. da; SANTOS, A. B. de S. dos.; BONADIMAN, A. de C.; ARENARE, E. C. C.; ALMEIDA, M. N. de. Students with hearing impairment and Chemistry teaching: mapping academic production in SIMPEQUIs (2006-2021). Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 15, p. e92101521557, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i15.21557. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/21557 . Acesso em: 1 apr. 2022.
FERREIRA, N. S. A.; As Pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, nº 79, Agosto/2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf>. Acesso em: 18/03/2022.
FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; LIMA, R. C. R. Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: Período 2001 a 2012. 1. ed. Campinas: ABEU - Associação Brasileira de Editores Universitários, 2016. 488p.
FREIRE, L. I. F.; MORAIS, T.; SANTOS, E. K. L.; LOPES, J. M.; COSTA, F. R. S. Tendência de publicações sobre o Ensino de Química em eventos científicos brasileiros. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2021, Caldas Novas, Goiás. XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2021.
GALVÃO, I. C. C. O ensino de geografia nas pesquisas: um estado do conhecimento das produções acadêmicas. Signos Geográficos - Boletim NEPEG de Ensino de Geografia, v. 3, p. 1 - 20-20, 2021.
AGUILLERA, A. G. F.; JORGE NETO, M. (2021). Estado da arte: aprendizagem baseada em projetos e o ensino da física. REAMEC - Rede Amazônica De Educação Em Ciências E Matemática, 9 (1), e21006. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i1.11196.
NOGUEIRA, K. S. C.; FERNANDEZ, C. Estado da arte sobre o Pibid como espaço de formação de professores no contexto do ensino de química. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (online), v. 21, p. 1-27, 2019.
NOGUEIRA, K. S. C.; ORLANDI, R.; CERQUEIRA, B. R. S. Estado da arte: gênero e sexualidade no contexto do Ensino de Química. Química Nova na Escola (online), v. 43, p. 287-297, 2021.
OLIVEIRA, A. P.; PEGORARI, P. O.; KOKUBUM, M. N. C. Levantamento Preliminar da Avifauna do Zoológico Municipal Parque do Jacarandá, Uberaba, MG. In: IV Seminário de Iniciação Científica da Universidade de Uberaba, 2003, Uberaba. IV Seminário de Iniciação Científica da Universidade de Uberaba, 2003.
OLIVEIRA, P. C.; ZERO, B.; D’ALESSANDRO NETO, R. (2021). Conhecimento matemático para o ensino através do Estado da Arte envolvendo Números Racionais em pesquisas brasileiras. Revista Baiana de Educação Matemática, 2 (1), e202121. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12450.
PESSANHA, M. C. R.; COZENDEY, S. G. Significação e Sentido no ensino inclusivo de Física mediado por intérpretes de Libras: uma perspectiva Bakhtiniana. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011.
QUERINO, I. A. Orientações didático-pedagógicas para o ensino de Química aos estudantes com deficiência auditiva. 52f. Graduação (Licenciatura em Química) – Universidade Federal da Paraíba. Areia/PB, 2020.
RAZUCK, R. C. S. R.; Razuck, F. B. A importância da abordagem no processo de inclusão de alunos surdos no Ensino de Química. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília. XV ENEQ, 2010.
SANTOS, P. N. Quem (ou o que se) produz sobre relações étnico-raciais e ensino de química? Apontamentos para um futuro. Scientia Naturalis, v. 3, p. 1604-1616, 2021.
SILVA, F. J. L. T. da; AQUINO, C. M. S. de. (2021). Riscos e vulnerabilidades socioambientais urbanos: estado da arte em eventos científicos nacionais (2008-2019). Revista da ANPEGE, 17 (32), 114–130. https://doi.org/10.5418/ra2021.v17i32.12001.
SILVA, R. S.; AMARAL, C. L. C. As contribuições da defectologia e da teoria histórico-cultural no Ensino de Química para o Deficiente Visual: um estado da arte em Teses e Dissertações (2000-2019). Revista Communitas, v. 5, p. 1-19, 2021.
SILVA, A. J. F. da; ARAÚJO, A. C. de; SANTOS, A. de P. dos (2021). Educação física escolar no ensino médio noturno: um estado da arte. Conexões, 19 (00), e021009. https://doi.org/10.20396/conex.v19i1.8659996.
SILVA, G. F.; DIAS, M. O. Modelo de Van Hiele: estado da arte nos Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEM). Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 11, p. 169-188, 2020.
SILVA, M. M. da. Estado da arte de pesquisas brasileiras em educação matemática de jovens e adultos com foco em alternativas didático-metodológicas de ensino (1985-2015). 2020. 232 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, 2022.
STADLER, J. P. Sinalização de termos químicos em libras: necessidade de padronização. Revista Educação Especial em Debate, v. 4, p. 81-91, 2019.
STADLER, J. P.; FILIETAZ, M. R. P.; HUSSEIN, F. R. G. e S. Três Cenários do Ensino Bilíngue de Química para Alunos Surdos no Ensino Médio. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia, SP. Anais do IX ENPEC, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.