A TEORIA CONSTRUCIONISTA

Autores

  • Ramiro Tadeu Wisnieski

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1390

Palavras-chave:

Abordagem Educacional, Consinstrucionismo, Construcionismo, Instrucionismo, Objetos de Aprendizagem

Resumo

Dos diversos paradigmas educacionais recentes, que contribuem significativamente no processo de ensino-aprendizagem escolar, muitos fazem uso das chamadas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs). Tais tecnologias podem contribuir para o aumento da qualidade do ensino. Diante desse cenário educacional, auxiliado por ferramentas digitais, podem ser empregadas na aula duas importantes abordagens tecnológicas, o instrucionismo e construcionismo, ambas idealizadas pelo professor e pesquisador Seymour Papert. Este artigo debate essas duas abordagens tecnológicas, ou também compreendidas como paradigmas educacionais, que na visão do autor deste artigo, não são excludentes, podem inclusive serem mescladas e lapidadas para o prólogo de uma nova teoria. Este artigo insere um novo termo acadêmico, a partir da lapidação de ambas as abordagens de Papert. Por se tratar de um conhecimento metódico e organizado, de caráter hipotético para uma área específica, a aqui denominada originalmente como teoria consinstrucionista, é apresentada nesse artigo. Esta nova teoria sintetiza um conjunto de conceitos compreendidos nesse novo termo justaposto, a fim de constatar e explicar esse aspecto observável. Em suma, o autor propõe uma seleção e união das melhores práticas de ambas as abordagens, buscando ir além, pois sempre com intuito de almejar uma contribuição na melhora dos processos de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Ramiro Tadeu Wisnieski

IFSP

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Publicado

26/04/2022

Como Citar

Wisnieski, R. T. (2022). A TEORIA CONSTRUCIONISTA . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(4), e341390. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1390