A TEORIA CONSTRUCIONISTA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1390Palavras-chave:
Abordagem Educacional, Consinstrucionismo, Construcionismo, Instrucionismo, Objetos de AprendizagemResumo
Dos diversos paradigmas educacionais recentes, que contribuem significativamente no processo de ensino-aprendizagem escolar, muitos fazem uso das chamadas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs). Tais tecnologias podem contribuir para o aumento da qualidade do ensino. Diante desse cenário educacional, auxiliado por ferramentas digitais, podem ser empregadas na aula duas importantes abordagens tecnológicas, o instrucionismo e construcionismo, ambas idealizadas pelo professor e pesquisador Seymour Papert. Este artigo debate essas duas abordagens tecnológicas, ou também compreendidas como paradigmas educacionais, que na visão do autor deste artigo, não são excludentes, podem inclusive serem mescladas e lapidadas para o prólogo de uma nova teoria. Este artigo insere um novo termo acadêmico, a partir da lapidação de ambas as abordagens de Papert. Por se tratar de um conhecimento metódico e organizado, de caráter hipotético para uma área específica, a aqui denominada originalmente como teoria consinstrucionista, é apresentada nesse artigo. Esta nova teoria sintetiza um conjunto de conceitos compreendidos nesse novo termo justaposto, a fim de constatar e explicar esse aspecto observável. Em suma, o autor propõe uma seleção e união das melhores práticas de ambas as abordagens, buscando ir além, pois sempre com intuito de almejar uma contribuição na melhora dos processos de ensino-aprendizagem.
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