AVALIAÇÃO DA PEGADA ECOLÓGICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1393Palavras-chave:
Carbono, Sustentabilidade, Indicadores ambientais, Universidade, CompensaçãoResumo
O presente artigo buscou discutir a preocupação com o desenvolvimento sustentável e ações de gestão ambiental nas Instituições de Ensino Superior, tendo como objetivo utilizar o método da Pegada Ecológica como uma ferramenta para direcionar a aplicação de práticas sustentáveis na EEIMVR/UFF. Foram utilizadas a aplicação de questionário eletrônico; a análise de boas práticas sustentáveis; o levantamento de histórico de consumo de água potável, energia elétrica, área construída, papel A4 e combustível; e o cálculo das Pegadas de Carbono e Ecológica como indicadores ambientais. O trabalho representa uma discussão acerca do desenvolvimento sustentável e a gestão ambiental nas Instituições se Ensino Superior situada no município do Vale do Paraíba Fluminense, berço da industrialização e siderurgia no país e importante polo metal mecânico para o estado do Rio de Janeiro. Como principais resultados no período de 2014 a 2018 destacam-se: Pegada de Carbono 132.194,80 tCO2; Pegada Ecológica 21.083,58 ha; Compensação de Carbono com o plantio de 440.647 árvores. A partir dos resultados foi proposto o plantio de árvores a partir do cálculo da compensação do carbono.
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