TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: COMO UTILIZAR ESSA NOVA FERRAMENTA EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1397Palavras-chave:
tecnologia, ensino, educaçãoResumo
O objetivo geral foi discutir sobre as TICs como utilizar essas novas ferramentas educacionais ou dentro da educação. A educação tecnológica torna-se necessária diante desta missão que almeja a emancipação do ser humano. Por isso, deve abranger o maior número de alunos, já que todos farão parte de uma sociedade tecnológica. Diante da intensa utilização da tecnologia surge a necessidade de analisar e repensar a sua utilização e instituir debates sociais sobre os benefícios, sentidos e implicações para a atualidade e para o futuro, seja no contexto local ou global. A inclusão digital é extremamente necessária para o desenvolvimento cultural e educacional do país, visto que há um potencial de liberdade em cada meio de comunicação, entretanto, a internet possui um potencial imenso de liberdade, cujo nenhum sistema de dominação pode conter ou calar. O tipo de pesquisa é uma revisão de literatura e o objetivo principal desse tipo de pesquisa é expor os atributos de um determinado fenômeno ou enunciado em suas variáveis. Portanto, recomenda-se que apresente as seguintes características: use a análise atmosférica como fonte direta de dados e use os pesquisadores como ferramenta de troca; não interfira no uso de técnicas e métodos estatísticos e tenha um entendimento mais profundo da explicação.
Downloads
Referências
AGUIAR, L. M. Educação e tecnologia: um diálogo necessário. Educação para o mundo do trabalho, ed. 185, ano 16 – ago. 2013.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. 2015. Tecnologia na escola: Criação de redes de conhecimento.
BARBOSA, Eduardo Fernandes; MOURA, Dacio Guimaraes de; BARBOSA, Alexandre Fernandes. Inclusão das tecnologias de informação e comunicação na educação através de projetos. Trabalho apresentado no Congresso Anual de Tecnologia da Informação - CATI, 2014, São Paulo - SP. Anais do Congresso Anual de Tecnologia da Informação, 2014. v. 1. p. 1-13.
BRIGNOL, Sandra Maria Silva. Novas tecnologias de informação e comunicação nas relações de aprendizagem da estatística no ensino médio. Salvador, 2014.
DORE, R. S.; LUSCHER, A. Z. Permanência e Evasão na Educação Técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de Pesquisa, v. 772, 2011.
FAGUNDES, C. V.; LUCE, M. B.; ESPINAR, S. R. O desempenho acadêmico como indicador de qualidade da transição Ensino Médio-Educação Superior. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 22, n. 84, p. 635-670, 2014.
GALVÃO FILHO, T. As novas tecnologias na escola e no mundo atual: fator de inclusão social do aluno com necessidades especiais? 2012.
LEITE, L. S. Novas tecnologias: aprender para ensinar. Educação para o mundo do trabalho, ed. 185, ano 16 – ago. 2013.
LIMA, PATRÍCIA ROSA TRAPLE. Novas tecnologias da informação e comunicação na educação e a formação dos professores nos cursos de licenciatura do estado de santa Catarina. universidade federal de santa Catarina programa de pós-graduação em ciência da computação. FLORIANÓPOLIS, 2011.
MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: Moran, José Manuel (org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2015.
MOURA, D. 'H. A relação entre a educação profissional e a educação básica na CONAE 2010: possibilidades e limites para a construção do novo Plano Nacional de Educação. Educação e Sociedade, n. 112, p. 875-894, 2015.
NICOLETE, P. C; BILESSIMO, S. M. S; FREIRE, P de S; SILVA, J. B da; CRISTIANO, M. A da S. Integração tecnológica na educação básica pública brasileira: uma análise sobre a evolução temporal e a interdisciplinaridade do tema. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 4, p. 2064-2086, 2016.
OLIVEIRA, C. de; MOURA, S. P. TIC’S na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. 2014.
PARCIANELLO, Leudemila; KONZEN, Paulo Cezar. Docência no ensino superior: o uso das novas tecnologias na formação de professores na licenciatura. 2011.
PEREIRA, Bernadete Terezinha. O uso das tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica da escola. 2019.
RISTOFF, Dilvo. Os desafios da educação superior na ibero-américa: inovação, inclusão e qualidade. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 3, p. 519-545, nov. 2013.
SILVA, Marcos. Tecnologia na escola: Internet na escola e inclusão. 2015.
SILVA, Anderson Mendes da. Avaliando a percepção da tecnologia digital na educação por professores: um estudo exploratório. Centro Universitário Salesiano de São Paulo ‒ UNISAL, 2016.
SILVA, Ângela Carrancho da. Educação e tecnologia: entre o discurso e a prática. Ensaio: aval. pol. públ. Educ. vol.19 no.72 Rio de Janeiro July/Sept. 2011.
SANTOS, A. dos. Tecnologias de informação e comunicação: limites e possibilidades no ensino superior. Anuário da Produção Acadêmica Docente. Vol. 5, Nº. 12, Ano 2011. p. 129-150.
SHIROMA, E. O.; LIMA FILHO, D. L. Trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica e no PROEJA. Educação & Sociedade, v. 32, n. 116, p. 725-743, 2011.
STÊNICO, J. A.; SILVA, J. M. A. P. Educação profissional brasileira: Análises, discussões e tendências. Revista Espacios, v. 35, n. 12, 2014.
TAJRA, S. F. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. Érica, 2011. ISBN 8536502002.
TOMAZI, N. D. Sociologia para o ensino médio. 2º ed – São Paulo: Saraiva, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.