ANÁLISE DA GESTÃO DE RESÍDUOS DOS PROCESSOS DA PRODUÇÃO DA BORRACHA: UMA ANÁLISE NO CAMPO- PLANTIO AO ENVIO A UMA USINA DE BENEFICIAMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1429

Palavras-chave:

borracha, resíduos, processo

Resumo

As discussões sobre as políticas ambientais na atualidade são temas que têm tomado grandes proporções nos mais diferentes meios. Um dos principais itens discutidos é se o planeta resistirá ao consumismo da população em geral, pois esse consumo de forma inconsciente tem gerado os mais diversos resíduos e o planeta já está ficando pequeno para o descarte deste material. Desta forma, este artigo tem como principal objetivo discutir como a geração de resíduos a partir da produção da borracha pode prejudicar não somente o meio ambiente, mas também a saúde dos trabalhadores de um seringal. Para embasar essa discussão, foram utilizadas diversas ferramentas de buscas para localizar e organizar as informações necessárias e sanar a problemática proposta neste artigo. Quanto à metodologia aplicada, foi qualitativa com pesquisa classificada como exploratória e os procedimentos são classificados como levantamento, pois foi aplicado um questionário junto aos colaboradores que participam da produção da borracha no campo. Entre os resultados alcançados, destaca-se a quantidade de seringais que nunca ou raramente recebem visita de técnicos de usinas (38,7%). Esses dados são impressionantes quando relacionados ao número de colaboradores que nunca ou raramente recebem orientação para o devido descarte das embalagens dos agrotóxicos (74,2%). Conclui-se que a usina é peça fundamental no processo de conscientização dos trabalhadores, para que estes não deixem algum resíduo que possa prejudicar o meio ambiente e sua própria saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRABOR. Oferta Brasileira de Borracha. Disponível em: < http://www.abrabor.org.br/discovirtual/Relatorios_Abertos/2018/ESPECIAL_BR.DEZ.2018.Monitoramento.Estat%C3%ADstico.Borracha.Natural.ABRABOR.pdf>. Acesso em: 17 de setembro 2021.

ALENCAR, J. A. et al. Descartes de Embalagens de Agrotóxicos. Curitiba: [s.n.], v. 8, 1998. 9-26 p.

APABOR. Histórico da borracha: da idade média ao terceiro milênio Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha. Disponível em: <http://www.apabor.org.br/sitio/historia/historico.htm>. Acesso em: 05 de maio de 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

IAC. Clones. Instituto Agronômico. Disponível em: <http://www.iac.sp.gov.br/areasdepesquisa/seringueira/clones.php>. Acesso em: 17 de setembro 2021.

KEVENOL. Luvas de Látex Natural ou Sintético: entenda a diferença. Disponível em: <https://www.kevenoll.com.br/luvas-de-latex-natural-ou-sintetico-entenda-a-diferenca/>. Acesso em: 24 de setembro de 2021.

LEAL, S. T. A heveicultura na mesorregião leste do estado de Mato Grosso do Sul: aspectos técnicos e econômicos. Disponível em: <http://www.apabor.org.br/SiteNovo/pdf/leal_st_dr_ilha.pdf>. Acesso em: 10 de setembro 2021.

MACIEL, M. Seringueira, a planta que sustentou uma região. Museu Paranaense Emílio Goelbi, 2016. Disponível em: <https://www.museu-goeldi.br/noticias/seringueira-a-planta-que-sustentou-uma-regiao-1>. Acesso em: 10 de setembro 2021.

NOGUEIRA, V. B. M.; Dantas, R. T. Gestão ambiental de embalagens vazias de agrotóxicos. Revista Tema. Campina Grande, v.14, n.20/21, jan.-dez. 2013

NOGUEIRA, V. B. M.; DANTAS, R. T. Gestão ambiental de embalagens vazias de agrotóxicos. Revista Tema, v. 14, p. 3, 2013.

PENATTI, Fábio Eduardo; DE LIMA-GUIMARÃES, Solange Terezinha. Avaliação dos riscos e problemas ambientais causados pela disposição incorreta de resíduos de laboratórios. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 15, n. 1, p. 43-52, 2011.

PENSAMENTO VERDE. A história da seringueira: árvore que produz a borracha natural. Disponível em: <https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/historia-da-seringueira-arvore-que-produz-borracha-natural/>. Acesso em: 29 de setembro 2021.

PIRES, D.X., CALDAS, E. D., RECENA, M. C. P. Uso de agrotóxicos e suicídios no estado do Mato Grosso do Sul. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.21, n.2, p.598-605, 2005.

PRODANOV, C. C., & Freitas, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e o trabalho acadêmico 2ª ed. Novo Hamburgo: Universidade FEEVALE. 2013.

ROCHA, Adilson Carlos et al. Gestão de resíduos sólidos domésticos na zona rural: a realidade do município de Pranchita-Pr. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v. 5, p. 699-714, 2012.

RUSCHEL & ASSOCIADOS. Gestão de resíduos sólidos: uma oportunidade para o desenvolvimento municipal e para as micro e pequenas empresas. São Paulo. Instituto Envolverde, 2012.

SINITOX. Casos registrados de intoxicação humana por agente tóxico e circunstância. Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas. Disponível em: . Acesso em: 10 de junho de 2021.

SPADOTTO, C. W. R. Gestão de Resíduos na Agricultura e Agroindústria. Botucatu: FEPAF, 2006.

Downloads

Publicado

12/05/2022

Como Citar

Silva Luiz , L. ., Rodrigues Pedro, M., Mendes , I. ., Danúbia da Silva, S., & Antonio Bertelli Francisco Gabaldi Pereira, jairo . (2022). ANÁLISE DA GESTÃO DE RESÍDUOS DOS PROCESSOS DA PRODUÇÃO DA BORRACHA: UMA ANÁLISE NO CAMPO- PLANTIO AO ENVIO A UMA USINA DE BENEFICIAMENTO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(5), e351429. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1429