A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1448Palavras-chave:
Afetividade; Processo de aprendizagem; Cognição; Revisão SistemáticaResumo
O presente artigo teve por finalidade abordar a importância da afetividade no Ensino de Ciências e Matemática, uma vez que se constitui como um segmento de pesquisa que carece de debate em nível nacional, bem como a ausência de estudos relacionados. Nessa perspectiva, foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados: Periódicos Capes, Scielo, Google Acadêmico e Biblioteca Online, a partir da busca dos seguintes descritores: afetividade, cognição, aprendizagem, ensino, ciências naturais e matemática e elaborada uma síntese de conhecimento. Obteve-se como resultados que o ensino tanto das ciências naturais quanto exatas ainda apresenta um padrão formalístico, centrado no/a professor/a, no livro didático, em aulas expositivas e exercícios. Em contraponto, a cada dia é reforçada a vertente da pedagogia afetiva, a qual à afetividade é vista como um elemento importante para construção do saber matemático e científico. Em síntese, o estudo reafirmou a indissociabilidade entre afeto e cognição no cenário educacional, apontando para a importância da formação do professor pautada nas discussões de caráter metacognitivo como possibilidade para a reflexão e tomada de consciência da relação mútua entre as diferentes variáveis que contribuem para esta aprendizagem.
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